Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
joaopais

Sobretaxas IRS - Publico vs Privado

4 publicações neste tópico

Boa noite a todos,

Tenho uma duvida relativamente ás sobretaxas: Imaginemos 2 trabalhadores a ganhar 2000€ brutos/mes, 1 deles no publico e outro no privado.

Na pratica o que trabalha no privado vai ter um salario liquido mensal superior porque não é afectado pelas sobretaxas que existem para a funcao publica, no entanto quando for o acerto de IRS em abril/maio de cada ano, o trabalhador do publico vai ver as sobretaxas a serem devolvidas integralmente em sede de IRS e portanto no final das contas vai receber praticamente o mesmo do que o colega que trabalha no privado.

Resumindo, os 2 trabalhadores recebem o mesmo, mas o que está no privado recebe adiantado e o do publico recebe sempre atrasado, só tendo o acerto de contas em abril/maio do ano seguinte.

Estou certo ou nem por isso? Alguem me consegue esclarecer?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Fala da sobretaxa 3,5% em irs?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Fala da sobretaxa 3,5% em irs?

Falo da redução remuneratória variável, em função do rendimento mensal ilíquido. Esta redução afecta rendimentos mensais na funcao publica superiores a € 1.500, com taxas que começam em 3,5% e progridem até 10%, para valores superiores a € 4.165.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok.

Redução remuneratória é um corte no salário, baixar o salário. Não é nenhuma taxa (sobretaxa) de retenção em irs.

Por isso, não haverá, em relação a esse corte, qualquer devolução nem acerto como reembolso em irs.

Já a sobretaxa de irs 3,5% é aplicada ao público e privado. E esta sim, pode sofrer um acerto aquando da liquidação final do irs.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0