esmarra

irs Despesas e factura

12 publicações neste tópico

Boa tarde

Acedi ao site e-factura e encontrei algumas facturas com informação pendente

Gostaria de saber qual actividade que devo inserir.

1- Shampoo que costumo comprar sem receita medica, para controlar a caspa. Será em Saude ou outros?

2- Analises clinicas pagas como particular. Será em saude ou outros

Fico aguardar por uma resposta,

obg

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde @esmarra, 

Em relação ao champô sem receita médica é em despesas gerais familiares e quanto às análises clínicas são despesas de saúde.

Editado por BlueSara
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado BlueSara

mais uma questão: tenho duas facturas,

1- pneus novos que meti no meu carro, aparece no sector Outros

2- filtros e peças que comprei também para o carro, aparece no sector Outros

Nestas duas facturas deixo estar o sector de actividade em outros ou mudo para Manutenção e Reparação de Veiculos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que seja em manutenção e reparação de veículos. O que pode estar a acontecer é  o CAE do vendedor não estar correcto. Dá uma olhadela em http://www.pedropais.com/irs/deducoes-a-colecta/deducoes-a-colecta-irs-questoes-gerais

Os pneus têm de ir para "outros" porque se trata de uma aquisição "avulsa" e não uma manutenção/reparação por uma entidade credenciada para o efeito. Já se a compra dos pneus tivesse sido acompanhada por uma fatura de uma oficina que os instalou e verificou a pressão dos mesmos, entre outras operações possíveis, ai então já seria incluído na manutenção e reparação de veículos.

O mesmo acontece com os filtros e as outras peças referidas na dúvida que foi apresentada!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

@ ABCD 

Considerei que @esmarra, comprou os pneus, filtros....e o serviço de instalação.

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

@ ABCD 

Considerei que @esmarra, comprou os pneus, filtros....e o serviço de instalação.

mais uma questão: tenho duas facturas,

1- pneus novos que meti no meu carro, aparece no sector Outros

2- filtros e peças que comprei também para o carro, aparece no sector Outros

Nestas duas facturas deixo estar o sector de actividade em outros ou mudo para Manutenção e Reparação de Veiculos?

Nada indicia que adquiriu o serviço de instalação!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Epá, a generalidade das pessoas não compra pneus ou peças automóveis para levar consigo. 

Tipicamente as pessoas vão a uma oficina/estação de serviço onde lhe vendem as coisas e prestam o serviço, o que se configura como uma prestação de serviços  

De qualquer forma, a @esmarra terá ficado esclarecida: pneus e peças automóveis levados para casa podem não conferir a dedução de parte do IVA suportado, embora isso seja improvável até porque quem vende os pneus terá tipicamente a CAE de serviços de manutenção; pneus e peças adquiridos e instalados numa qualquer oficina, conferem direito à dedução de parte do IVA. 

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os pneus têm de ir para "outros" porque se trata de uma aquisição "avulsa" e não uma manutenção/reparação por uma entidade credenciada para o efeito. Já se a compra dos pneus tivesse sido acompanhada por uma fatura de uma oficina que os instalou e verificou a pressão dos mesmos, entre outras operações possíveis, ai então já seria incluído na manutenção e reparação de veículos.

O mesmo acontece com os filtros e as outras peças referidas na dúvida que foi apresentada!...

Boas

Os pneus foram comprados na loja da Norauto, depois foram eles que instalaram os pneus na sua oficina. Por isso penso que se enquadra na actividade de manutenção e reparação, uma vez que o serviço foi prestado por eles, certo? Em relação as peças, já vi que terei que mudar pois comprei para uso proprio. foi eu que instalei.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas

1. Os pneus foram comprados na loja da Norauto, depois foram eles que instalaram os pneus na sua oficina. Por isso penso que se enquadra na actividade de manutenção e reparação, uma vez que o serviço foi prestado por eles, certo? 

2. Em relação as peças, já vi que terei que mudar pois comprei para uso proprio. foi eu que instalei.

1. Certo. Tem fatura da "oficina" onde refere o material e a mão de obra? O que poderá ter acontecido (terem-lhe inserido a "compra dos pneus" na secção "outros"), imagino, é ter duas faturas. Uma para o material e outra para a mão de obra. Se foi esse o caso, parece-me que a "oficina" não procedeu bem!...

2. Neste caso, mesmo tendo efetuado a compra na Norauto, não houve um serviço de instalação daquela "oficina". Assim, a fatura enquadra-se em "outros".

3. Será que os pneus e as peças vieram numa fatura e o serviço de instalação (calibragem,...) dos pneus veio noutra? Se foi esse o caso, julgo que não deverá ser fácil corrigir a situação!...

Epá, a generalidade das pessoas não compra pneus ou peças automóveis para levar consigo. 

...

Na Norauto é perfeitamente possível!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1- Na factura vem descriminado montagem de dois pneus e o material dois pneus. Assim posso inserir no campo manutenção em vez de outros?

Uma questão a parte:

Sabe porque que umas analises que fiz, aparecem pendentes, no sector de actividade? É por não serem comparticipadas? Escolho o campo saude, certo?

Editado por esmarra
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1- sim, pode.

2- Análises são despesas de saúde e não precisam de prescrição médica. Deve estar pendente porque a empresa deve ter diversas CAE.

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead