Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Teresa_Marques

Poupar um pouco todos os meses

47 publicações neste tópico

Bom dia.

É a minha 1ª vez neste forum.

Peço que os senhores me ajudem no seguinte. Sou jovem e comecei há pouco tempo a trabalhar.

Como ainda vivo com os meus pais, consigo poupar uma parcela do meu ordenado e quero aplicá-la todos os meses. Como diz o ditado "grão a grão...". 

Acontece que eu não sei bem em que produtos (dos bancos? correios?) eu posso fazê-lo. Queria, todos os meses, por de lado uma verba e fazê-la acumular com o tempo.

Qual é atualmente a forma mais rentável e segura de o fazer? Os senhores podem dar-me uma ajuda, por favor?

Obrigada,

Teresa

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tudo depende da património que já tenha.

Na minha opinião, antes de começar em "aventuras" de investimento, é fundamental construir um fundo de emergência, equivalente pelo menos a 6 meses de despesas, para pode responder a imprevistos (saúde ou outros) ou situação de desemprego.

Para esse fim, aplicações como depósitos a prazo mobilizáveis são mais aconselhados. Para ir acumulando dinheiro, depósitos que permitam reforços são interessantes, mas também depende da taxa que ofereçam. Deve esperar qualquer coisa na casa de 1%, mais umas migalhas.

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pelas respostas. 

Estou no meu primeiro emprego e, como vivo com os meus pais, não preciso de construir, acho eu, o "fundo de emergência, equivalente pelo menos a 6 meses de despesas" que aqui disseram. O que eu queria verdadeiramente - e é disso que os meus pais me têm falado - era aplicar/guardar o que eu vou ganhando todos os meses para mais tarde o usar (ainda não penso em casar nem em sair de casa, pelo menos para já. Um dia se verá.).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que um fundo de emergência nunca é de desprezar. Aliás, o nome "emergência" diz muito. Penso que na altura de sair de casa dos seus pais já deveira possuir um fundo de emergência, e não começar apenas a construi-lo na altura.

Mas pronto, admito que isto possa ser uma questão de mentalidades. Eu sigo a linha de "homem (ou mullher) prevenido vale por dois".

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que um fundo de emergência nunca é de desprezar. Aliás, o nome "emergência" diz muito. Penso que na altura de sair de casa dos seus pais já deveira possuir um fundo de emergência, e não começar apenas a construi-lo na altura.

Mas pronto, admito que isto possa ser uma questão de mentalidades. Eu sigo a linha de "homem (ou mullher) prevenido vale por dois".

Obrigada. Eu percebi a ideia, mas o acumular dessa minha poupança mensal será o meu "fundo de emergência". Não vou fazer dois montes, não acha?

Mas o que eu queria era saber onde colocar o dinheiro. Assim eu punha ali todos os meses o dinheiro que eu não precisasse e ia poupando e o dinheiro rendendo alguma coisa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há uma diferença: o tal "fundo de emergência" deve ter uma característica muito importante - a liquidez. Isto é, deve ser possível movimentá-lo rapidamente, de um dia para o outro, se for preciso. Desse ponto de vista, é natural as pessoas recomendarem algo mais na onda dos depósitos a prazo ou um fundo de tesouraria, com um risco baixo (e tipicamente remuneração a condizer)

Uma poupança, sobretudo se se quiser rentável, normalmente implica ficar com o dinheiro "preso" durante um determinado período de tempo. Aqui já encaixará mais a sugestão do Otimizado como o seguro de capitalização ou investir em obrigações. Os produtos de poupança do Estado (os Certificados de Aforro ou os de Poupança) também são procurados por muita gente, embora hoje em dia a remuneração dos mesmos ande por baixo, como o resto do mercado aliás (não se pode ter tudo - ou bem que a inflação está baixa ou que as taxas de juro estão altas, agora as duas coisas ao mesmo tempo é muito raro)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pela resposta. Eu percebi a resposta, mas no meu caso acho que não preciso de ter dinheiro pronto a ser usado rapidamente. Como disse vivo ainda com os meus pais e a minha ideia é a seguinte: deixar uma parte pequena do meu ordenado para as minhas despesas pessoais na conta corrente à ordem do banco onde é depositado e o resto (a maior parte) queria aplicá-lo de forma que rendesse. Assim, daqui a 2 ou 3 anos, quando eu quiser tomar decisões mais sérias na minha vida (casar? ou viver independente), eu poder dispor daquele dinheiro que fui colocando à parte. 

Precisava de ajuda e informação sobre esta última hipótese. De poupar todos os meses uma quantia. Estive a perguntar no banco onde abri a minha conta (Caixa Geral de Depósitos). Disseram-me que os depósitos a prazo não valiam a pena porque as taxas estão quase a zero. Aconselharam-me fazer um plano para reforma, conselho que me assustou porque ainda só nova, acho eu, para isso. Falaram também em eu fazer um seguro o que também achei estranho. Enfim, estou sem saber o que fazer, um pouco. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece-me a mim que não disseste na CGD qual era o teu horizonte temporal de investimento - se disseste que planeavas poder vir a precisar do dinheiro nos próximos 2 ou 3 anos e te sugeriram um plano poupança reforma, claramente não estás a falar com a pessoa certa... o melhor é mudar de banco ou, pelo menos, de balcão...

Neste tópico já se mencionou depósitos a prazo, seguros de capitalização, fundos de investimento, obrigações e certificados de aforro... ainda não comentaste nenhuma destas sugestões. O único comentário que fizeste foi este último de estranheza com os produtos que te propuseram no banco... mas nada sobre as sugestões que te deram daqui do fórum...

Não andas a prestar atenção ao texto todo das respostas que já te deram ou estás com vergonha de pedir mais detalhes? Explicaste ao banco que achavas estranha a ideia de fazer um seguro? O que te responderam?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

... Assim, daqui a 2 ou 3 anos, quando eu quiser tomar decisões mais sérias na minha vida (casar? ou viver independente), eu poder dispor daquele dinheiro que fui colocando à parte. 

Precisava de ajuda e informação sobre esta última hipótese. De poupar todos os meses uma quantia.

1. Estive a perguntar no banco onde abri a minha conta (Caixa Geral de Depósitos). Disseram-me que os depósitos a prazo não valiam a pena porque as taxas estão quase a zero.

2. Aconselharam-me fazer um plano para reforma, conselho que me assustou porque ainda só nova, acho eu, para isso.

3. Falaram também em eu fazer um seguro o que também achei estranho. Enfim, estou sem saber o que fazer, um pouco. 

Seguindo as suas pesquisas:

1. Sim, é verdade o que lhe disseram nesse banco. Há outros, físicos e online, que remuneram melhor!...

2. Referiram-se a algum PPR? Que designação lhe deram para esse plano? Deram-lhe alguma simulação e/ou FIN?

3. Que tipo de seguro? De vida? Permite reforços? Qual a taxa? Condições?

Porque não procurou saber, face às suas dúvidas iniciais, a resposta a estas questões? Afinal, parece-me que a sua dúvida até é simples. Ir colocando algum capital de lado, a render, para daqui a 2 ou 3 anos investir no que bem entender...

Em termos de contas à ordem, julgo que apenas na banca online encontra contas desse tipo, sem grandes "complicações" com despesas de manutenção. Mas depende do que verdadeiramente pretende!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pensei que isto de poupar fosse mais simples... A verdade é que eu não sei quando vou precisar do dinheiro que juntar. Nessa medida, a minha preocupação inicial é, de facto, poupar. Por um parte do meu ordenado mensal de lado. Não o gastar (era mais fácil). Se criasse esse "montinho" ficava mais motivada a poupar. Percebem o que eu quero dizer?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pensei que isto de poupar fosse mais simples... A verdade é que eu não sei quando vou precisar do dinheiro que juntar. Nessa medida, a minha preocupação inicial é, de facto, poupar. Por um parte do meu ordenado mensal de lado. Não o gastar (era mais fácil). Se criasse esse "montinho" ficava mais motivada a poupar. Percebem o que eu quero dizer?

Percebeu a resposta que lhe deixei?

Mais simples ainda, pode perfeitamente "poupar" todos os meses, não gastando uma determinada quantia certa do vencimento. Ao fim de x meses aplica o capital armazenado na conta à ordem, num DP com uma taxa razoável. Já sabe que na CGD, não vale a pena porque as taxas estão próximas do zero... Assim, se quer seguir esse plano pense noutras entidades bancárias...

Se apenas quer trabalhar com a CGD, então deverá procurar saber as respostas às questões que lhe deixei na mensagem anterior!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá! a minha vontade é não deixar o dinheiro que vou poupando na conta de depósitos à ordem para... nao sucumbir às tentações das compras!! :D

Os senhores são homens e devem ser mais controlados nos gastos quando vão às compras. No nosso caso (das mulheres) as coisas não são bem assim e com a facilidade do multibanco tenho receio que ser tentada a gastar mais do que era a minha intenção. 

Queria portanto (mesmo) arrumar o dinheiro para não gastar. Ir pondo de lado. Percebem?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá! a minha vontade é não deixar o dinheiro que vou poupando na conta de depósitos à ordem para...

1. nao sucumbir às tentações das compras!! :D

2. Os senhores são homens e devem ser mais controlados nos gastos quando vão às compras. No nosso caso (das mulheres) as coisas não são bem assim e com a facilidade do multibanco tenho receio que ser tentada a gastar mais do que era a minha intenção. 

3. Queria portanto (mesmo) arrumar o dinheiro para não gastar.

4. Ir pondo de lado. Percebem?

Abra uma conta no BIG ou no Best e aproveite a taxa do DP novos clientes. A partir dai, ou deixa numa conta à ordem a render (Big) ou vai efetuando poupanças de acordo com os produtos existentes nestes bancos!...

1. Alguma viu alguém numa superfície comercial com um papelinho na mão? Isso costuma ser uma lista de compras. É assim que "homens" e "mulheres" controlam os seus gastos. Os outros.... fazem de conta que poupam e sucumbem às compras, aderindo aos créditos fáceis!...

2. Olhe que não há grande distinção a esse nível.

3. Eu perceber, percebi. Mas também reparei que não mostra abertura ás sugestões apresentadas ao longo deste tópico!...

4. É capaz de dizer, realmente, o que quer?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

Seja porque motivo for, em não querer ter conta aberta noutro banco, a CGD tem este produto simples e de acordo com as suas necessidades. Agora, a taxa é miserável, pois dá praticamente 1,26€ de juros líquidos por cada 1.000€ poupados por 1 ano, mas é o que há. 

https://www.cgd.pt/Particulares/Poupanca-Investimento/Depositos-a-Prazo-e-Poupanca/Pages/Conta-Caixapoupanca.aspx

https://www.cgd.pt/_layouts/fin.aspx?pff=402&pfc=001&moe=EUR

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

Seja porque motivo for, em não querer ter conta aberta noutro banco, a CGD tem este produto simples e de acordo com as suas necessidades. Agora, a taxa é miserável...

https://www.cgd.pt/_layouts/fin.aspx?pff=402&pfc=001&moe=EUR

Até 249,99€, TANB = 0,000%

Entre 250€ e 50000€, TANB = 0,175%

De 50000,01€ em diante, TANB = 0,275%

Por estas taxas, pode comprovar que a poupança resulta essencialmente do valor que para lá se vai depositando todos os meses. Era preferível fazer um esforço para encontrar alternativas noutra instituição!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Teresa_Marques.

Tendo em conta que (ainda) não tens experiência nestas coisas e que abriste conta na CGD, eu abria um CaixaPoupança. O CaixaPoupança é um depósito a prazo, admite reforços e pode ser mobilizado antecipadamente. É verdade que não está a render praticamente nada, mas tendo em conta que o que pretendes é poupar mensalmente uma parte do teu vencimento, eu diria que esta é a via mais rápida, simples e segura que podes seguir.

Também recomendo que:

• Definas limites para gastos mensais (ex.: vestuário, saídas)
  • Apontes todos os gastos numa folha de excel
  • Ponhas o cartão de débito de lado e uses dinheiro, pois só de o ver a desaparecer da carteira até dói
  • Uses envelopes para juntar mensalmente dinheiro para objetivos ou despesas anuais (ex.: dinheiro extra para férias, portátil novo, anualidade de uma revista)
  • Não adiras a produto bancário algum que não compreendas completamente!

Vai aprendendo mais sobre este mundo das finanças (o fórum Finanças Pessoais ajuda bastante) e, dependendo de quanto conseguires poupar, daqui a um ano volta a colocar a mesma questão para aplicar melhor o dinheiro que poupaste.

Dito isto, acho que fazes muito bem em começar a poupar, não precisas de viver uma vida estúpida, é claro, mas deves começar a transitar da mentalidade de "mulher incapaz de resistir às tentações das compras", para alguém capaz de definir limites para os seus gastos e de estabelecer objetivos financeiros e conquistá-los.

Espero ter ajudado,

Sorcha

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pelas ideias que me deram. Ajudaram bastante. Eu pedi informações na Caixa Geral de Depósitos porque tenho lá conta desde os 18 anos. Foi o meu pai que fez para colocar o meu dinheiro e para me responsabilizar Não tenho mais nenhuma conta aberta em outro banco principalmente porque nunca precisei. Só agora que comecei a trabalhar é que preciso. Posso abrir conta noutro banco, claro, mas tenho também de ter outra pessoa na conta, não é? Na minha conta da Caixa é o meu pai que está. Pode ficar igual na nova conta que abrir, não pode? Ou devo fazer de outra maneira melhor? Na região onde moro não há muitos bancos por onde escolher. Sei que existe um Milenium, a Caixa Geral de Depósito e uma Caixa Agrícola. Não sei se há mais algum aqui perto. Vou perguntar. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É maior e vacinada. Não precisa do nome de mais ninguém nas suas contas. Para abrir contas noutros bancos, assegure-se que não vai levar com custos de manutenção de contas. Infelizmente grande parte da banca tradicional (os nomes bem conhecidos como Millenium) cobra essas comissões. Os bancos online e virados para investimento (Best, Activo, Invest) não têm estas despesas e normalmente têm soluções mais rentáveis para o seu dinheiro.

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É maior e vacinada. Não precisa do nome de mais ninguém nas suas contas. Para abrir contas noutros bancos, assegure-se que não vai levar com custos de manutenção de contas. Infelizmente grande parte da banca tradicional (os nomes bem conhecidos como Millenium) cobra essas comissões. Os bancos online e virados para investimento (Best, Activo, Invest) não têm estas despesas e normalmente têm soluções mais rentáveis para o seu dinheiro.

Obrigada. Já li sobre esses bancos "on line" e vi publicidade. A minha dificuldade e que me causa "bichinhos" é como posso abrir conta (preencher papeis e assinaturas que são sempre necessárias) e fazer depósitos (dinheiro ou cheques) num banco desses. Quanto à conta estar em nome de duas pessoas, a ideia foi do meu pai. Eu posso usar essa conta livremente (sempre o fiz e o meu pai nunca interferiu em nada). Acho que é uma questão de segurança ter dois nomes. Tenho ideia que os meus amigos também têm assim as contas (com a mãe ou pai em segundo), mas eu vou perguntar. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada. Já li sobre esses bancos "on line" e vi publicidade. A minha dificuldade e que me causa "bichinhos" é como posso abrir conta (preencher papeis e assinaturas que são sempre necessárias) e fazer depósitos (dinheiro ou cheques) num banco desses. Quanto à conta estar em nome de duas pessoas, a ideia foi do meu pai. Eu posso usar essa conta livremente (sempre o fiz e o meu pai nunca interferiu em nada). Acho que é uma questão de segurança ter dois nomes. Tenho ideia que os meus amigos também têm assim as contas (com a mãe ou pai em segundo), mas eu vou perguntar. 

No Best, pode fazer levantamentos e depósitos no Novo Banco. Quanto a abrir conta, preenche a papelada junto dos CTT e eles enviam para o Best sem custos. Não é um bicho papão; só têm que se atrever a sair da sua zona de conforto bancária.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada. Já li sobre esses bancos "on line" e vi publicidade.

1. A minha dificuldade e que me causa "bichinhos" é como posso abrir conta (preencher papeis e assinaturas que são sempre necessárias) e fazer depósitos (dinheiro ou cheques) num banco desses.

2. Quanto à conta estar em nome de duas pessoas, a ideia foi do meu pai. Eu posso usar essa conta livremente (sempre o fiz e o meu pai nunca interferiu em nada). Acho que é uma questão de segurança ter dois nomes. Tenho ideia que os meus amigos também têm assim as contas (com a mãe ou pai em segundo), mas eu vou perguntar. 

1. Encontra um centro de atendimento/escritório neste link: https://www.bancobest.pt/ptg/best_NS_REDES

Se estiver próximo da sua localidade, pode lá ir e informar-se melhor.

Assim como encontra esta possibilidade para este banco, também o deverá conseguir para outros!...

Estas possibilidades, são para evitar as despesas de manutenção e custos reduzidos, ou nulos, nas transferências bancárias!...

2. Nada a impede de controlar a sua conta pessoalmente, agora que é maior de idade, sem a presença de terceiros. Em caso de falecimento, há a habilitação de herdeiros que permite a mobilização do capital da conta!...

Editado por ABCD
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tenho falado deste assunto em casa e notei que os meus pais ficaram muito contentes por eu me preocupar em poupar. Vai daí o meu pai, que trabalha mais perto de Braga do que eu (e também não tenho horário para ir lá), até se prontificou em saber mais informação sobre esses bancos "on line". Eu falei-lhe no Best e no Big. Ele, hoje ou amanhã, vai lá (acho que há esses banco em Braga, mas ele vai procurar saber) e vai dizer-me como fazer. Eu não tenho problemas em trabalhar "on line" e portanto acho que me vou dar muito bem ao usar o banco pela internet. Estou com vontade de experimentar. Acho que tem tudo a ver comigo! Mal eu tenha informações mais concretas comunico. bjs

Editado por Teresa_Marques
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tenho falado deste assunto em casa e notei que os meus pais ficaram muito contentes por eu me preocupar em poupar. Vai daí o meu pai, que trabalha mais perto de Braga do que eu (e também não tenho horário para ir lá), até se prontificou em saber mais informação sobre esses bancos "on line". Eu falei-lhe no Best e no Big. Ele, hoje ou amanhã, vai lá (acho que há esses banco em Braga, mas ele vai procurar saber) e vai dizer-me como fazer. Eu não tenho problemas em trabalhar "on line" e portanto acho que me vou dar muito bem ao usar o banco pela internet. Estou com vontade de experimentar. Acho que tem tudo a ver comigo! Mal eu tenha informações mais concretas comunico. bjs

O link que deixei anteriormente, permitia encontrar os centros de "atendimento" (Bastava clicar em Redes Comerciais).

Uma vez que disse ser de Braga, aqui ficam os contactos (clique em Braga e terá acesso ao endereço também): https://www.bancobest.pt/ptg/best_redes-comerciais#centrosInvestimento

O que deveria fazer, uma vez que é "maior", seria tomar a iniciativa de pedir a um funcionário do banco para entrar em contacto consigo a uma determinada hora.

Esclarecer-se, em primeira mão, não lhe faria mal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0