Listo

dívida Dívida a herdeiro

7 publicações neste tópico

boa tarde, por este meio peço esclarecimento sobre o seguinte assunto: eu e duas irmãs seremos herdeiras da nossa mãe já em idade muito avançada. A minha mãe tem em seu nome duas propriedades uma delas casa de habitação, para uma delas emprestei dinheiro há mais de 25 anos que a minha mãe prometeu ir pagar logo de seguida mas nunca pagou nada. Este empréstimo foi um quinto da quantia paga pela propriedade e num papel azul por ela assinado e datado está combinado que me pagaria juros. A casa de habitação foi comprada com um empréstimo meu do qual também existe um papel azul por ela assinado e para além disso tenho ainda a prova da transferência bancária. Por este empréstimo também são devidos juros, tal como escrito no contrato combinado entre mim e ela. Por este empréstimo também nunca nada recebi. A minha mãe vive duma magra pensão e para além destes dois empréstimos sempre a ajudei com dinheiro e as minhas irmãs sabem disso. A minha mãe nunca quis ir ao notário reconhecer a assinatura e eu por respeito não fiz questão. De qualquer forma nenhuma das minhas irmãs contestou a veracidade destes empréstimos dos quais estão a par desde ou mesmo antes de terem sido feitos. No entretanto uma das minhas irmãs diz que estes empréstimos nada significam quando a minha mãe morrer e que o que houver será dividido por três de igual maneira e que todas pagaremos iguais impostos sobre a herança. Isto não me parece correcto já que há uma dívida e eu sou credora.Eu não sei como esclarecer esta situação de forma e evitar discussões ou conflitos quando chegar a hora de fazer partilhas. Se houver alguma repartição onde me possa dirigir tal farei.

desde já obrigada pela informação 

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa tarde, por este meio peço esclarecimento sobre o seguinte assunto: eu e duas irmãs seremos herdeiras da nossa mãe já em idade muito avançada. A minha mãe tem em seu nome duas propriedades uma delas casa de habitação, para uma delas emprestei dinheiro há mais de 25 anos que a minha mãe prometeu ir pagar logo de seguida mas nunca pagou nada. Este empréstimo foi um quinto da quantia paga pela propriedade e num papel azul por ela assinado e datado está combinado que me pagaria juros. A casa de habitação foi comprada com um empréstimo meu do qual também existe um papel azul por ela assinado e para além disso tenho ainda a prova da transferência bancária. Por este empréstimo também são devidos juros, tal como escrito no contrato combinado entre mim e ela. Por este empréstimo também nunca nada recebi.

A minha mãe vive duma magra pensão e para além destes dois empréstimos sempre a ajudei com dinheiro e as minhas irmãs sabem disso.

A minha mãe nunca quis ir ao notário reconhecer a assinatura e eu por respeito não fiz questão.

De qualquer forma nenhuma das minhas irmãs contestou a veracidade destes empréstimos dos quais estão a par desde ou mesmo antes de terem sido feitos.

1. No entretanto uma das minhas irmãs diz que estes empréstimos nada significam quando a minha mãe morrer e que o que houver será dividido por três de igual maneira e que todas pagaremos iguais impostos sobre a herança. Isto não me parece correcto já que há uma dívida e eu sou credora.Eu não sei como esclarecer esta situação de forma e evitar discussões ou conflitos quando chegar a hora de fazer partilhas. Se houver alguma repartição onde me possa dirigir tal farei.

desde já obrigada pela informação 

Lamentável...

1. Previna-se. Contacte um advogado e efetue o "registo" dessas despesas que efetuou. A sua mãe, sabendo as chatices que poderão acontecer após o seu falecimento deverá aceder, por forma a não prejudicar uma das filhas que a auxiliou quando ela precisou!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas. De facto fui eu que escrevi o outro tópico. Mas como desconheço o funcionamento do fórum ,não o conseguia encontrar de volta. Ao senhor Abcd agradeço a resposta é ao senhor moderador pedia por este meio para deitar fora o outro tópico para proteção da privacidade familiar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também agradeço pela resposta de Pauloaguia no outro tópico.

Já agora onde posso encontrar informação sobre os impostos a pagar sobre herança dos pais aos filhos? Obrigado pela ajuda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas como desconheço o funcionamento do fórum ,não o conseguia encontrar de volta

Há um campo de pesquisa no campo superior direito da página, como acontece na maior parte dos fóruns... é digitar algumas palavras que se saiba estarem no texto e ele aparece (foi assim, aliás, que encontrei o outro tópico novamente).

ao senhor moderador pedia por este meio para deitar fora o outro tópico para proteção da privacidade familiar

Foi escondido.

Já agora onde posso encontrar informação sobre os impostos a pagar sobre herança dos pais aos filhos? Obrigado pela ajuda.

Cônjuges, descendentes e ascedentes não pagam imposto de selo pela herança. Exceção feita aos imóveis que estão sujeitos à taxa de 0,8% pela transmissão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigado pela informação. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead