Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
hypnotic

divida de um bem imovel

2 publicações neste tópico

O meu irmão e esposa têm uma dívida ao banco de um imóvel adquirido em 2004, sendo os meus pais fiadores deles.

Por cessarem de liquidar as prestações mensais e respectivo seguro de vida, gostaria de saber as consequências que podem ocorrer sabendo que eles têm 2 filhos ( 1 de 20 anos e outra menor de 3 anos ) .Como os meus pais são fiadores, o receio de uma penhora dos bens está mais do que provável . O que fazer e quais as responsabilidades atribuidas a cada um dos intervenientes incluindo os filhos deles. 

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Começando pelo fim, os filhos não têm responsabilidade nenhuma sobre as dívidas dos pais. Apenas na eventualidade dos pais falecerem antes das dívidas serem pagas, os bens da herança seriam usados para pagar as dívidas primeiro e só o que sobrasse repartido por eles. Mas se os bens não chegassem para pagar as dívidas, azar dos credores.

Relativamente aos vossos pais, eles podem ser chamados a pagar a dívida enquanto fiadores, sim. Podem, no entanto, invocar o benefício da excussão, e exigir que o banco vá primeiro atrás dos bens dos devedores (a casa, por exemplo) antes de penhorar os bens dos fiadores (isto admitindo que eles não renunciaram ao benefício da excussão ao assinar o contrato). Em qualquer caso o fiador pode assumir o pagamento das prestações da dívida (depois de avisar o devedor que o vai fazer), sendo que pode depois exigir ao devedor ser reembolsado desse pagamento (inclusive judicialmente).

Antes de tudo isso, no entanto, os devedores podem (eu diria mesmo, devem) ir junto do banco pedir para reavaliarem a sua situação e proporem uma alternativa que lhes permita conseguir ultrapassar esta situação complicada e não entrar em incumprimento.

Eu juntaria toda a gente (devedores, fiadores e banco) e avaliaria bem os possíveis cenários. O melhor para toda as partes provavelmente é não interromperem os pagamentos - por cada prestação não paga, os juros acumulam e a dívida aumenta, tansformando uma situação já de si má numa situação que se pode tornar impossível.

1

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0