manuela bras

Ameaça de penhora por antigo proprietário

5 publicações neste tópico

Boa Tarde, O meu caso é o seguinte, fui herdeira este ano de uma casa pertencente a uma tia falecida em 2012 (residente em angola) , essa casa foi vendida a mesma por um senhor que ao que tudo indica seria amigo dela.

Mesmo ela estando a residir em angola esse Senhor continuou com a luz, agua ,esgotos em seu nome e continuou a pagar não mandou cortar nada nem sequer passou as despesas para o nome dela, hoje em 2015 esse senhor vem por escrito cobrar me esses valores todos antes da morte dela e ameaça me por em tribunal e penhorar me o salário. Hora visto que ninguém o obrigou a pagar e eu nem sei se a minha tia lhe mandou dinheiro para o fazer essa ''ameaça'' que ele me fez não sei se é legal ou não. Alguém me pode esclarecer?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu diria que é o direito angolano que tem influência aí e eu não conheço a legislação angolana.

Se fosse cá, as contas teriam sido naturalmente cortadas ao fim de uns meses sem pagar e as dívidas respeitantes aos consumos até essa altura, seriam da responsabilidade da herança, sim. Mas se alguém tivesse continuado a pagar as contas depois da morte da senhora, e se o fez de livre vontade, não poderia vir exigir o dinheiro depois...

Agora, em Angola pode ser diferente... é melhor aconselhar-se com alguém de lá.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas o caso é cá em portugal!

:-\

ela é que estava em angola antes da morte

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O melhor será falar com um advogado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Boa Tarde, O meu caso é o seguinte, fui herdeira este ano de uma casa pertencente a uma tia falecida em 2012 (residente em angola) , essa casa foi vendida a mesma por um senhor que ao que tudo indica seria amigo dela.
relendo esta frase, há uma coisa que não percebi - afinal herdaste a casa ou ela foi vendida?

Mesmo ela estando a residir em angola esse Senhor continuou com a luz, agua ,esgotos em seu nome e continuou a pagar não mandou cortar nada nem sequer passou as despesas para o nome dela, hoje em 2015 esse senhor vem por escrito cobrar me esses valores todos antes da morte dela e ameaça me por em tribunal e penhorar me o salário. Hora visto que ninguém o obrigou a pagar e eu nem sei se a minha tia lhe mandou dinheiro para o fazer essa ''ameaça'' que ele me fez não sei se é legal ou não. Alguém me pode esclarecer?

Quando dizes "em seu nome" referes-te a estarem em nome dela, certo?

Desde que ele consiga provar que foi ele que pagou as despesas (por exemplo, com extratos que provem que o dinheiro saiu de uma conta dele e não da tua tia), ele pode legalmente exigir ser ressarcido dessas despesas até à morte dela, sim. A menos que consigas provar que a tua tia já lhe tinha deixado dinheiro para esse efeito ou que afinal a conta de onde as despesas eram pagas era uma conta em nome dela...

Mas, como disse o Falconet, pode ser melhor meter um advogado ao barulho e pedir uma opinião mais especializada...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor