marciadp

Contadores que não estejam no nome do proprietário da casa[Dúvida]

6 publicações neste tópico

Boa Tarde.

Há cerca de 5 anos, os meus tios viram-se numa situação má na vida deles e foram viver e trabalhar para Londres, como estava mau para vender a casa que eles tinham em Lisboa e queriam manter a habitação cá, e como eu estava a acabar a minha licenciatura e já vivia lá com eles, eu combinei ficar a suportar as despesas da casa, de maneira que estou a viver lá e a pagar a prestação da casa deles directamente ao banco onde consta o crédito deles, no entanto o contador da agua e luz estão em meu nome.

Aqui há um mês vi que iam cruzar os dados nas finanças dos contadores com o nome do proprietário da casa, e eu gostaria de saber se também se aplica a estes casos, tanto que eles não tem IRS cá em Portugal.

Obrigada

Aguardo Resposta

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De acordo com aquilo que tem aparecido nas notícias, o fisco adiou até Novembro tanto a obrigação de meter os recibos de renda como a de as "utilities" comunicarem ao fisco a identificação dos seus clientes e dos respetivos proprietários dos imóveis para se poder fazer esse cruzamento. Ou seja, só lá para Novembro ou Dezembro é que provavelmente se começará a ouvir as "queixas" de quem for notificado por este sistema...

Certo é que esse cruzamento vai ser feito retroativamente desde Janeiro deste ano. Portanto, se for para entrar em problemas, já estão tramados...

Tecnicamente tu estás a pagar uma renda aos teus tios para morar na casa deles. Tencicamente eles deviam declarar esse rendimento na sua declaração de IRS, mesmo não sendo residentes, uma vez que é um rendimento obtido em Portugal. Isto, claro, sem falar do imposto de selo pelas doações (e para o qual apenas há isenção nas doações entre cônjuges ou entre ascendentes e descendentes).

Agora, se o fisco não souber que és tu que metes lá o dinheiro para eles pagarem o empréstimo, também não vai saber que eles têm esse rendimento... E, nesse caso, és apenas um sobrinho que está a viver de favor em casa dos tios e que paga as contas dos consumos que ele próprio faz...

Mas lá que a situação está no limiar de poder causar problemas, isso parece-me que está.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Certo, mas também não estou a pagar uma renda, não lhes estou a dar rendimento nenhum a ganhar...estou a pagar uma prestação de um empréstimo ao banco, ao qual me desloco todos os meses ao banco a depositar o dinheiro e a pedir à senhora do banco um comprovativo em como paguei a prestação relativamente ao empréstimo à habitação, a casa para todos os efeitos é do banco, eles não têm IRS em Portugal à mais de dois anos. Daí ser uma situação diferente e que julgo que nada tenha a ver com enriquecimento ilícitos, entre outros, mas claro pode causar problemas, daí as minhas dúvidas.Entretanto se alguém souber mais alguma coisa...agradeço  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Certo, mas também não estou a pagar uma renda, não lhes estou a dar rendimento nenhum a ganhar...estou a pagar uma prestação de um empréstimo ao banco, ao qual me desloco todos os meses ao banco a depositar o dinheiro e a pedir à senhora do banco um comprovativo em como paguei a prestação relativamente ao empréstimo à habitação, a casa para todos os efeitos é do banco, eles não têm IRS em Portugal à mais de dois anos. Daí ser uma situação diferente e que julgo que nada tenha a ver com enriquecimento ilícitos, entre outros, mas claro pode causar problemas, daí as minhas dúvidas. Entretanto se alguém souber mais alguma coisa...agradeço  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Certo, mas também não estou a pagar uma renda, não lhes estou a dar rendimento nenhum a ganhar...
Estás-lhes a dar um rendimento sim senhora - tu pagas-lhes dinheiro que eles usam para pagar a dívida; a única diferença é que o dinheiro não lhes passa diretamente pelas mãos, mas é um rendimento deles, está a afetar o património deles ao diminuir-lhes a dívida...

É como quando, por exemplo, se tem um salário penhorado para pagar uma dívida - o trabalhador não chega a ver parte do dinheiro mas ninguém discute que o patrão lhe continua a pagar o mesmo. E, inclusive, ele paga impostos sobre esse dinheiro que nem chega a passar pela mão dele - não deixa de ser um rendimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Faz um contrato de comodato e fica tudo resolvido!

Podes estar no imóvel a titulo gratuito, além disso esse contrato não necessita de ser registado, nem de pagamento de IS.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor