CM

IRS - Algumas dúvidas.

11 publicações neste tópico

Boa noite.

Estou a preencher a minha declaração de IRS, como tenho feito nos restantes anos, porem surgem sempre algumas dúvidas que gostava de esclarecer, uma vez que não sou um entendido na matéria.

Sou estudante do ensino superior. Os valores gastos em propinas, na secretaria, os valores que gastei em formação profissional (CAP) entram todos, e todos no mesmo campo?

Comprei uma série de livros, a maior parte deles livros não técnicos, e alguns fora do âmbito dos estudos? Também posso colocar estes gastos na declaração?

Obrigado

CM

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite.

Estou a preencher a minha declaração de IRS, como tenho feito nos restantes anos, porem surgem sempre algumas dúvidas que gostava de esclarecer, uma vez que não sou um entendido na matéria.

Sou estudante do ensino superior. Os valores gastos em propinas, na secretaria, os valores que gastei em formação profissional (CAP) entram todos, e todos no mesmo campo?

Comprei uma série de livros, a maior parte deles livros não técnicos, e alguns fora do âmbito dos estudos? Também posso colocar estes gastos na declaração?

Obrigado

CM

Tudo depende se és tabalhador-estudante dependente (categoria A),  dependente dos teus pais ou trabalhador independente (categoria B).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa pergunta...Sei que não sou trabalhador independente. Trabalho por conta de outrem, mas ainda vivo com os meus pais, porem fazemos IRS em separado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então os teus rendimentos são fruto do tabalho por conta de outrem . E, apesar de viveres como os teus pais, não dependes deles  :)

Já que és estudante podes icluir nas despesas de educação as propinas, as fotocópias, os livros técnicos (os outros não),julgo que também o CAP, este último deve-se enquadar aqui:

Artigo 83º do CIRS:

(…)

4 - Para os efeitos previstos nos números anteriores, as despesas de educação e formação suportadas só são dedutíveis desde que prestadas, respectivamente, por estabelecimentos de ensino integrados no sistema nacional de educação ou reconhecidos como tendo fins análogos pelos ministérios competentes, ou por entidades reconhecidas pelos ministérios que tutelam a área da formação profissional e, relativamente às últimas, apenas na parte em que não tenham sido consideradas como dedução específica da categoria A ou encargo da categoria B.(…)

O somatório de todas as parcelas deve ser preenchido no campo 803 do quadro 8 do anexo H.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se tens menos de 25 anos, auferes menos de 426 euros por mês e frequentaste em 2008 pelo menos o 11º. ano podes  e vives com eles podes ser considerado dependendente dos teus pais.

Todas as depesas com a educação serão consideradas despesas de educação.-.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se tens menos de 25 anos, auferes menos de 426 euros por mês e frequentaste em 2008 pelo menos o 11º. ano podes  e vives com eles podes ser considerado dependendente dos teus pais.

Todas as depesas com a educação serão consideradas despesas de educação.-.

Também pensei nisso, mas como o CM diz no início do tópico: "Estou a preencher a minha declaração de IRS, como tenho feito nos restantes anos, porem surgem sempre algumas dúvidas que gostava de esclarecer, uma vez que não sou um entendido na matéria", deduzi que se já o fazia antes ganharia mias de 426€ mensais.

Se calhar deduzi mal  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas.

Li algures, mas não confirmei que é necessário guardar a documentação relativa ao IRS até 4 anos, depois de proceder à entrega do mesmo. Alguem confirma. É que pelo que sei normalmente as auditorias fiscais raramente recaem sobre alguem que vai receber quantias pequenas tipo menos de 1000 Euros... daí não estar muito preocupado porque já deitei alguma coisa fora de anos anteriores.

Obrigado

CM

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas.

Li algures, mas não confirmei que é necessário guardar a documentação relativa ao IRS até 4 anos, depois de proceder à entrega do mesmo. Alguem confirma. É que pelo que sei normalmente as auditorias fiscais raramente recaem sobre alguem que vai receber quantias pequenas tipo menos de 1000 Euros... daí não estar muito preocupado porque já deitei alguma coisa fora de anos anteriores.

Obrigado

CM

Julgo que não é bem assim. Fazem-se auditorias de forma aleatória e já uma vez me calhou e correu tudo bem.

Quanto à papelada, não tendo a certeza absoluta, penso que se devem guardar os documentos de IRS durante 5 anos.

Como a legislação está sempre a mudar.....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

Tambem dentro desta duvida, tenho uma semelhante para fazer o IRS de 2010. Se formos maiores de 25 anos (26 durante 2010) não podemos fazer IRS com os nossos pais como dependentes. No entanto eu não estive a trabalhar pelo que não tenho qualquer rendimento este ano (2010) e estive a estudar pelo que os meus pais suportaram as despesas. No entanto as facturas da universidade vem com o meu nome e o meu NIF. Neste caso existe alguma forma de por as despesas que os meus pais tiveram comigo para o IRS deles?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

nao

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Ontem a preencher o meu IRS surgiu-me uma situação que parece-me incompreensível.

Preenchi cerca de 250€ de deduções à colecta, dos quais cerca de 95% são despesas de saúde e o restante um seguro de vida.

No final, após simulação, é indicado que tenho 333€ de deduções a abater à colecta. E eu pergunto, como é que é possível eles abaterem mais do que o montante que eu indiquei como dedução?!

P.S. - Não fiz mais qualquer dedução à colecta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead