CM

IRS - Algumas dúvidas.

11 publicações neste tópico

Boa noite.

Estou a preencher a minha declaração de IRS, como tenho feito nos restantes anos, porem surgem sempre algumas dúvidas que gostava de esclarecer, uma vez que não sou um entendido na matéria.

Sou estudante do ensino superior. Os valores gastos em propinas, na secretaria, os valores que gastei em formação profissional (CAP) entram todos, e todos no mesmo campo?

Comprei uma série de livros, a maior parte deles livros não técnicos, e alguns fora do âmbito dos estudos? Também posso colocar estes gastos na declaração?

Obrigado

CM

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite.

Estou a preencher a minha declaração de IRS, como tenho feito nos restantes anos, porem surgem sempre algumas dúvidas que gostava de esclarecer, uma vez que não sou um entendido na matéria.

Sou estudante do ensino superior. Os valores gastos em propinas, na secretaria, os valores que gastei em formação profissional (CAP) entram todos, e todos no mesmo campo?

Comprei uma série de livros, a maior parte deles livros não técnicos, e alguns fora do âmbito dos estudos? Também posso colocar estes gastos na declaração?

Obrigado

CM

Tudo depende se és tabalhador-estudante dependente (categoria A),  dependente dos teus pais ou trabalhador independente (categoria B).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa pergunta...Sei que não sou trabalhador independente. Trabalho por conta de outrem, mas ainda vivo com os meus pais, porem fazemos IRS em separado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então os teus rendimentos são fruto do tabalho por conta de outrem . E, apesar de viveres como os teus pais, não dependes deles  :)

Já que és estudante podes icluir nas despesas de educação as propinas, as fotocópias, os livros técnicos (os outros não),julgo que também o CAP, este último deve-se enquadar aqui:

Artigo 83º do CIRS:

(…)