kratu

IRS 2016

5 publicações neste tópico

Boas.

Precisava que me dessem aqui uma ajuda numa previsão para o IRS a entregar em 2016(rendimentos 2015).

Em julho comecei a trabalhar, e até ao final do ano irei receber brutos(incluindo subsidio de alimentação) cerca de 5200€ tendo retido na fonte 362.5€ de IRS.

Alguem me pode dizer baseado nestes valores se terei de pagar ou a receber IRS?

Estive a utilizar o simulador da afpn(tendo em conta os 250€ das despesas gerais do efatura) no qual deu estes resultados:

jSUyAKocJ6hU14l3

No entanto fiquei na dúvida se aquele imposto apurado quer dizer que irei receber ou não.

Alguem me pode elucidar?

Obrigado.

PS: esqueci-me de referir mas é solteiro e sem dependentes.

Quanto a rendas de casa é sem recibo infelizmente :(

e o agregado familiar ainda está com os meus pais.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo valor de rendimentos não se preocupe que pagar não vai de certeza.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta.

Também tinha ideia que não mas é preferivel ter certezas.

Sendo assim continuo como estou e então em janeiro trato de mudar tudo de forma a sair do agregado familiar, mudar de casa e isso.

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O imposto apurado de -362.5€ quer dizer que o fisco devolve todo o montante que foi retido na fonte.

Na verdado, o valor do imposto total a pagar é o que está na rubrica "coleta líquida". Como foi igual a zero, tudo o que foi sendo retido na fonte a título de imposto foi cobrado a mais logo é para devolver.

Se bem percebi, essa simulação foi feita apenas com os teus rendimentos. Mas se declarares esses mesmos rendimentos na declaração de IRS dos teus pais, então provavelmente já vai ser cobrado imposto sobre os mesmos (a menos que eles também não tenham rendimento que se veja). É uma questão de fazerem a simulação de entrega da declaração de IRS deles incluindo-te ou não a ti (e aos teus rendimentos, e dedução das tuas despesas, naturalmente).

Não precisas de sair de casa para passares a ser tributado separadamente dos teus pais - basta entregarem duas declarações de IRS separadas.

Mais uma nota final - qual o simulador que estás a usar? É um deste ano ou é já um com as novas regras? Houve algumas alterações grandes ao Código de IRS, pode dar valores bastante diferentes fazer o cálculo pelas regrads do ano passado ou pelas novas regras da declaração a entregar no próximo ano...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O simulador que usei foi este: https://www.apfn.com.pt/simuladorirs2015.php (aparentemente já tem as novas medidas que serão aplicadas).

Sim, foi feito só com os meus. Já tinha ideia de na altura simular sozinho ou juntamente com os meus pais a ver qual é mais vantajoso.

O sair de casa já saí à anos. Estou é num quarto em que não recebo recibo. E andei agora a ver isto, pois se justifica-se já mudar para um sitio onde estivesse com recibo(devido ás deduções da renda) fazia-o. Mas visto que em principio não terei de pagar IRS, aproveito para ficar no mesmo sitio até ao final do ano e depois quando tiver a vida mais estabilizada em janeiro então mudo para outra casa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor