Visitante CMDR

Como começar uma poupança?

5 publicações neste tópico

Sou jovem com 23 anos que consegue poupar cerca de 500€ por mês e queria neste momento começar uma poupança. Tendo apenas de capital inicial uns míseros 1000€.

No inicio pensei que o indicado seria criar um Dep. a Prazo com reforços mensais aliado a um PPR com mensalidade de 25€ ou de 50€.

Após descobrir este forum repensei um pouco, pensado que o indicado seria diversificar, como tal estava a pensar em colocar 450€ mensais em um Dep. prazo que permita reforços e mobilização do dinheiro em caso de urgência, 25€ PPR e 25€ em FPR. Quando obtivesse 10k ou 15k em dep a prazo é que estaria disponivel a aumentar o valor em investimentos com mais risco.

O que vos parece? que depósitos é que aconselham para o que pretendo?

Desde já um muito obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sou jovem com 23 anos que consegue poupar cerca de 500€ por mês e queria neste momento começar uma poupança. Tendo apenas de capital inicial uns míseros 1000€.

No inicio pensei que o indicado seria criar um Dep. a Prazo com reforços mensais aliado a um PPR com mensalidade de 25€ ou de 50€.

Após descobrir este forum repensei um pouco, pensado que o indicado seria diversificar, como tal estava a pensar em colocar 450€ mensais em um Dep. prazo que permita reforços e mobilização do dinheiro em caso de urgência, 25€ PPR e 25€ em FPR. Quando obtivesse 10k ou 15k em dep a prazo é que estaria disponivel a aumentar o valor em investimentos com mais risco.

Bom, tenho praticamente a mesma idade que tu e consigo poupar mais ou menos o mesmo montante.

No meu caso, o dinheiro que vai sobrando eu aplico em Fundos de Investimento, nunca em DPs porque os juros hoje em dia são perto de 0. Pelo menos no meu banco.

Ou seja estares a reforçar um deposito a prazo, é praticamente o mesmo que teres esse dinheiro na conta corrente. No meu caso eu tenho 1000€ num DP para urgências que nem sequer é reforçado.

Já os fundos de investimento, reforço todos os meses com cerca de 500€ e se sobrar algo no final do mês depois de todas as despesas comuns (agua, luz, renda, etc) coloco o restante.

Nos últimos 2 anos tenho conseguido uma média de 4,5% ao ano o que na minha opinião é muito bom.

A maioria dos fundos de investimento que conheço podes mobilizar parcialmente ou totalmente num prazo entre 2-5 dias. Ou seja mesmo que haja uma urgência que supere os 1000€, acho que posso sempre aguardar 2 a 5 dias.

Já os PPRs para mim são outro engano, não dá retorno nenhum. Mais uma vez coloco em fundo de investimento durante 1 ano e no final do ano coloco o que tinha planeado para o PPR para esse ano + os juros que obtive. Não sei se é uma boa opção ou não, é simplesmente o que eu faço.

Mas não sou nenhum expert na matéria, invisto por opção e com pouco conhecimento do mercado.

Posso-te dizer que na sexta feira subscrevi novamente um fundo que já tinha subscrito antes, desta vez subscrevi com o montante de 5055€ e esta segunda-feira já tinha valorizado para 5063€.

O único risco dos Fundos na minha opinião é estares sujeito à volatilidade do mercado, mas nunca podes perder todo o dinheiro que lá tens, já nos DPs....de qualquer forma, acho que o importante é sempre a diversificação, eu tenho vários fundos subscritos, com vários riscos e vários montantes diferentes.

Tens também que ter a mente aberta e aceitar perdas de vez em quando, tal como aceitas os ganhos ;)

Mas os experts que se prenunciem :) Também quero ler opiniões!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tendo em conta que está a iniciar a sua poupança, parece-me que juntar algum dinheiro mensalmente recorrendo a depósitos a prazo não é uma má solução.

As opiniões podem ser muito divergentes, mas a decisão final será sempre sua. Não faça nada com o qual não se sinta confortável, mesmo que lhe digam "faz porque é bom". Deixe passar o tempo e naturalmente, à medida que vai amealhando e adquirindo mais conhecimentos, vai optar pela subscrição de produtos mais complexos.

Não sei onde tem conta bancária, mas para o que pretende existe no ActivoBank a poupança objectivo que permite reforços programados. Visite o site online e veja se se enquadra no seu perfil (certamente existirá produtos semelhantes noutros bancos)

Fundos de investimentos para quem ainda só tem 1000 euros e ainda está no inicio de uma poupança, não é de todo recomendado. Mas é uma opinião e vale o que vale. A decisão é sua.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nas poupanças e investimentos nunca há uma resposta definitiva e em relação aos produtos concretos é preciso ir acompanhando as variações das ofertas no mercado.

Mas há um princípio de ouro que se deve seguir: Diversificação.

Por melhor que seja o trabalho de casa haverá sempre investimentos que não correm bem. É inevitável. Por isso deve-se diversificar, começando por um fundo de emergência de liquidez imediata ( DP ) que te garanta 6 meses de contas pagas. A partir daí poderão será diversificar através de uma carteira de investimentos com produtos variados.

Sempre existirão os que terão melhor ou pior rendimento mas deve-se evitar estar sempre a movimentar o dinheiro de um lado para o outro ( comissões, impostos, etc) e procurar através de uma estratégia de alocação de ativos ir equilibrando os montantes.

Pelo fórum há muita informação sobre DPs, fundos, ITF's, certificados, ações, etc...

E com 23 anos tem os juros compostos doidinhos para trabalhar a teu favor...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas e ideias.

Sim, penso que seja um bom conselho começar por criar um fundo de emergência e até já estava com ideias de abrir conta nesse banco (ActivoBanck), penso que neste momento (para mim) um montante superior a 3k será mais que suficiente.

Mas gostava de começar já hoje a fazer esses certos investimentos para usufruir a longo prazo do juro composto. Como tal o que aconselham? Vale a pena investir 25€ mensais em PPR?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor