antoniosa

Possibilidade de um novo negocio como sócio

1 publicação neste tópico

Bom dia, propuseram-me um negócio como sócio de  um centro de atividades em que teria de dar uma pequena entrada. Como no momento estou desempregado e como também não domino questões de impostos ou legais pedia a vossa opinião sobre o assunto.  A sociedade teria apenas dois sócios e funcionará a recibos verdes (passados por cada sócio de acordo com o serviço). Que impostos é que terei de pagar? IRS? Iva? Seg social? Pelo que li, poderá haver uma isenção do pagamento à seg social no primeiro ano, contudo, como já descontei para ela em anos passados como trabalhador dependente, poderei usufruir da isenção?

Passado esse ano, serei colocado num escalão mínimo cujos descontos são de 126 euros, correto? Quanto ao irs, e tendo por base o volume de faturação do ano passado (não chega a 10000 euros anuais por sócio) penso que não procederei à retenção na fonte.

Se o negócio não correr pelo melhor e se eu quiser sair da sociedade que obrigações tenho para com o meu sócio?Terei de o ressarcir de alguma forma ou ao estado?

Obrigado pela atenção e paciência.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor