Investidor_casual

Recibos de renda electrónico

9 publicações neste tópico

olá a todos!

preciso começar a passar recibo de renda electrónico.

Como ainda nao o comecei a fazer, nao sei muito bem como se faz isso no portal das finanças.

Alguém sabe quais sao os passos a dar??? Por onde se começa???

E os recibos atrasados? Como se faz??

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso já foi respondido aqui várias vezes...

Que tal procurar no fórum ou, pelo menos, ler a lista de perguntas frequentes do portal das finanças? http://info.portaldasfinancas.gov.pt/infofaqs/listafaqs.aspx?subarea=358

É mais fácil responder a eventuais dúvidas concretas que possam existir do que explicar o processo todo outra vez...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vou verificar!

Obrigado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quanto aos recibos electrónicos, tenho uma dúvida que talvez me saibam esclarecer:

Quando eles se iniciaram, como senhorio, comecei a emitir o recibo da casa que tenho arrendada a partir daquele mês (renda do mês de Maio) e, desde aí, tenho passado os recibos direitinhos através do portal das Finanças.

Contudo, nessa altura, eu NÃO passei recibo electrónico dos meses que estavam para trás, porque já os tinha passado em papel.

Pergunto: Será quer tenho de o fazer? Será que tenho que ir ao portal das Finanças e passar (electronicamente) os recibos antigos de 2015? Ainda vou a tempo?

Ou, pelo facto de ter passado os recibos em papel, escuso de fazer esses recibos (electrónicos) que estão para trás?

Se tiver mesmo que passar recibos de renda electrónicos dos meses de 2015 anteriores a Maio, começo por que mês? Janeiro ou Fevereiro? (o inquilino está um mês adiantado)

Desde já agradeço que, por favor, me esclareçam estas dúvidas.

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Contudo, nessa altura, eu NÃO passei recibo electrónico dos meses que estavam para trás, porque já os tinha passado em papel.

Pergunto: Será quer tenho de o fazer? Será que tenho que ir ao portal das Finanças e passar (electronicamente) os recibos antigos de 2015? Ainda vou a tempo?

Ou, pelo facto de ter passado os recibos em papel, escuso de fazer esses recibos (electrónicos) que estão para trás?

Supostamente tens de passar recibos eletrónicos desde Janeiro deste ano.

Não vi ainda nada dito sobre o que acontece aos recibos em papel que entretanto já tivessem sido passados mas, por via das dúvidas, eu procurava pedi-los de volta ao inquilino para os poder anular...

Se tiver mesmo que passar recibos de renda electrónicos dos meses de 2015 anteriores a Maio, começo por que mês? Janeiro ou Fevereiro? (o inquilino está um mês adiantado)
Não interessa o mês a que o recibo diz respeito mas sim o mês em que ele é passado. Por exemplo, um recibo passado em Dezembro de 2015 para pagar a renda de Janeiro de 2016 entra para o IRS de 2015, porque foi quando tiveste esse rendimento. Portanto tens de emitir em versão eletrónica os recibos que passaste este ano, independentemente dos meses a que digam respeito.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não interessa o mês a que o recibo diz respeito mas sim o mês em que ele é passado. Por exemplo, um recibo passado em Dezembro de 2015 para pagar a renda de Janeiro de 2016 entra para o IRS de 2015, porque foi quando tiveste esse rendimento. Portanto tens de emitir em versão eletrónica os recibos que passaste este ano, independentemente dos meses a que digam respeito.

Peço desculpa, mas não percebi a sua explicação.

Tenho os recibos electrónicos passados desde Maio, isto é, como o inquilino anda 1 mês adiantado, passei em Maio para o período de 1 de Junho a 30 de Junho. A partir daí tenho passado os recibos direitinhos no portal das Finanças.

A minha dúvida são os recibos anteriores a esta data. Passei-os, na devida altura, em papel. Pergunto? Devo agora registar, no portal das Finanças, um a um, esse recibos antigos? Por qual começo? Pela renda que respeita ao período de 1 de Janeiro a 31 de Janeiro? Ou pela renda que respeita ao período de 1 de Fevereiro a 28 de Fevereiro? Repito, o inquilino anda 1 mês adiantado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Devo agora registar, no portal das Finanças, um a um, esse recibos antigos?
Sim, deves.
Por qual começo? Pela renda que respeita ao período de 1 de Janeiro a 31 de Janeiro? Ou pela renda que respeita ao período de 1 de Fevereiro a 28 de Fevereiro?
Pelo recibo correspondente à primeira renda que recebeste em 2015. Pela explicação parece ter sido o recibo correspondente ao mês de Fevereiro...

Se a renda referente a Janeiro foi paga ainda em Dezembro então esse recibo deve ter sido passado em Dezembro, entrado na declaração de IRS de 2014 e não tem nada a ver com esta história dos recibos eletrónicos...

O que interessa é a data em que o recibo é passado (a data em que o dinheiro é pago).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok. Agora creio que percebi. Vou ao Portal das Finanças e faço os recibos atrasados, a começar pelo de 1 a 28 de Fevereiro (dado que o inquilino anda 1 mês adiantado).

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

olá a todos!

preciso começar a passar recibo de renda electrónico.

Como ainda nao o comecei a fazer, nao sei muito bem como se faz isso no portal das finanças.

Alguém sabe quais sao os passos a dar??? Por onde se começa???

E os recibos atrasados? Como se faz??

Leia o conteúdo, e aceda aos respetivos links, deste tópico: http://www.forumfinancas.com/topic/11620-recibos-de-renda-eletrónico-dúvidas/

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead