luismendes

Atenção Baixos Rendimentos

2 publicações neste tópico

Boa noite a todos.

Alerto para a seguinte situação que se aplica aos contribuintes com Baixos  Rendimentos e com algumas poupanças no Banco.

Por exemplo:

Um idoso que tenha uma reforma pequena de 450€ e que também tenha algumas poupanças no Banco ( por exemplo se recebe de Juros anualmente 2000€ ).

Se ENGLOBAR OS RENDIMENTOS DE CAPITAIS ( Anexo E ) em vez da liquidação ser 0€ pode vir a receber cerca de 500€  por conta da retenção da fonte referente aos juros de capitais.

Não custa nada efetuar a simulação do que acontecia se declarar os rendimentos de capitais.

Penso que se tem 120 dias para poder entregar uma declaração de substituição caso o erro seja a favor do contribuinte e pelo vistos nestes casos não se paga multa.

O exemplo que apresentei foi o que passou com a minha Avó.

Fui com ela ao Banco pedir a declaração de rendimentos e posteriormente substitui a declaração de IRS.

Um ponto importante a ter em conta.

Não nos podemos esquecer de nenhum Banco, uma vez que as Finanças já tem essa informação.

Caso acha diferenças, li algures, que já não devolvem nada.

Para evitar isso, antes de ir ao Banco fui as finanças e consegui saber quais as identidades bancarias que declaram as finanças os rendimentos de capitais da minha avó. ( é que a minha avó tem 80 anos e já não tem a mesma memória ).

Espero não estar enganado, e já ficaria muito contente se alguém poder beneficiar desta dica.

Agradeço também a alguém que entenda disto melhor que eu, possa se pronunciar sobre este assunto.

Boa sorte a todos.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Confirmo.

Antes de validar a declaração de IRS deve-se sempre efetuar a simulação por forma a observar se há grandes diferenças relativamente ao IRS transacto.

Nesse caso em concreto, como a sua avó está no escalão mais baixo, ao declarar outros capitais, estes somam aos rendimentos da pensão e a consequência é essa que relatou. Embora, tenha pensado que ao englobar os rendimentos de capitais poderia vir a receber parte dos juros que entregou, tem o problema da subida de escalão!...

A simulação atempada ajuda a verificar se vale a pena englobar ou não os capitais!...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor