Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Patricia Rosa

Pensão de Alimentos - Novas regras

3 publicações neste tópico

Bom dia,

Tenho uma duvida e gostaria de saber se me pode ajudar pois já tentei em outros sítios e até agora não obtive qualquer resposta. O meu marido tem uma filha do anterior casamento e paga mensalmente uma pensao. Nos anos anteriores e visto estar regulado no acordo que tem de pagar metade de despesas escolares e saúde colocávamos o valor que ele pagava dessas despesas e englobávamos no total anual da pensão paga. Por exemplo: Pensão: 1.500€ Despesas saúde e educação: 200€ Total dedutível IRS: 1.700€

Com esta nova alteração ainda é assim que se pode fazer?

Obrigado.

Patricia Rosa

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Diz o Código do IRS:

Artigo 78.º

Deduções à coleta

...

10 - A dedução à coleta prevista no artigo 83.º-A impede a consideração das demais deduções referentes ao dependente por referência ao qual o sujeito passivo efetua pagamentos de pensões de alimentos.

...

Artigo 83º-A

Importâncias respeitantes a pensões de alimentos

1 - À coleta devida pelos sujeitos passivos são deduzidas 20 % das importâncias comprovadamente suportadas e não reembolsadas respeitantes a encargos com pensões de alimentos a que o sujeito esteja obrigado por sentença judicial ou por acordo homologado nos termos da lei civil, salvo nos casos em que o seu beneficiário faça parte do mesmo agregado familiar para efeitos fiscais ou relativamente ao qual estejam previstas outras deduções à coleta ao abrigo do artigo 78.º

2 - A dedução de encargos com pensões de alimentos atribuídas a favor de filhos, adotados, enteados e afilhados civis, maiores, bem como àqueles que até à maioridade estiveram sujeitos à tutela, depende da verificação dos requisitos estabelecidos na alínea B) do n.º 5 do artigo 13.º

Ou seja, à primeira vista, de acordo com o art. 78º, ou bem que engloba a pensão de alimentos ou bem que engloba as outras despesas...

Agora, como o acordo estipula que tem de pagar metade das despesas, é capaz de caber no âmbito do ponto 1 do artigo 83º-A e poder ser deduzido tudo junto, como têm feito. Eu, pelo menos, admitiria que sim.

Na dúvida, o melhor é perguntar qual o entendimento das Finanças...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Pois eu deduzo que continue igual nesse campo mas com tantas alterações fiquei na duvida se seria assim ou não!

De qualquer maneira vou fazer como diz e vou informar-me de novo nas finanças...

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0