Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Rubvi

IRS 2009 Dúvidas...

15 publicações neste tópico

Boas...

Tenho umas dúvidas relativamente à entrega de IRS este ano...

Eu vou entregar na segunda fase, devido aos recibos verdes, mas as minhas dúvidas prendem-se com outros aspectos...

Comprei a minha casa em 2008, escritura em Junho, e em Agosto fiz/comprei uma cozinha no IKEA e comprei 4 electrodomésticos no ECI.

Uma das questões é se de alguma maneira posso encaixar isto como despesas no IRS (a cozinha ou os electrodomésticos ou os dois)???

Outra das questões é relativamente a um computador que comprei em 2008, não tendo filhos posso sempre colocar este valor como despesas???

Eu acho que tem uma alinea para despesas com computadores pessoais e etc...

Outra situação é uma Playstation 3 que também comprei na mesma altura...

Peço desculpa se são perguntas sem muito nexo mas não gostva de perder "dinheiro" caso se possa mesmo descontar estes valores...

Obrigado desde já e cumprimentos!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O computador só se estiveres a estudar / formação reconhecida pelo ministério acho que são as únicas hipóteses no teu caso.

A Playstation 3 esquece.

A cozinha e os eletrodomésticos a mesma coisa, talvez o único que possas deduzir será um esquentador a gás natural.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas...

Tenho umas dúvidas relativamente à entrega de IRS este ano...

Comprei a minha casa em 2008, escritura em Junho, e em Agosto fiz/comprei uma cozinha no IKEA e comprei 4 electrodomésticos no ECI.

Uma das questões é se de alguma maneira posso encaixar isto como despesas no IRS (a cozinha ou os electrodomésticos ou os dois)???

....

Outra situação é uma Playstation 3 que também comprei na mesma altura...

Peço desculpa se são perguntas sem muito nexo mas não gostva de perder "dinheiro" caso se possa mesmo descontar estes valores...

Isto só pode ser gozo. Não queres encaixar as panelas, ou não as compras te?

Podes concerteza deduzir a Playstation, será uma despesa com a saúde?

Perguntas sem nexo? Nem vale a pena comentar  ::) ::)

Não queres "perder" dinheiro? Como contribuinte tb n quero "perder" dinheiro como pessoas como tu!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há duas formas de saber o que podes descontar:

* a mais simples é ler todos os campos do formulário de IRS. Se encontrares um que diga "despesas pessoais", podes lá encaixar isso ;)

* A mais complicada, mas mais completa, é ler o código de IRS: http://www.dgci.min-financas.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/IRS/index_irs.htm

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há duas formas de saber o que podes descontar:

* a mais simples é ler todos os campos do formulário de IRS. Se encontrares um que diga "despesas pessoais", podes lá encaixar isso ;)

* A mais complicada, mas mais completa, é ler o código de IRS: http://www.dgci.min-financas.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/IRS/index_irs.htm

Não Paulo, estás enganado... a forma mais simples é não ter que pesquisar nem ler nada, e em vez disso perguntar ao Forum... a ver se alguém pesquisa por nós  ;)

Rubvi não me leves a mal, essa de queres meter a despesa da cozinha e dos electrodomesticos está boa... mas a da PS3 é a melhor!  :o

Vá lá, toca a ler primeiro sobre o assunto e perguntar depois....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não Paulo, estás enganado... a forma mais simples é não ter que pesquisar nem ler nada, e em vez disso perguntar ao Forum... a ver se alguém pesquisa por nós  ;)

E eu tenho aprendido muito à conta de andar a pesquisar para os outros ;)

Mas há coisas que nem me dou ao trabalho  :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, eu pela primeira vez , tanto eu como o meu marido temos rendimentos por trabalho dependente e independente, ambos passamos recibos verdes tambem, gostava que me ajudassem qual o anexo e onde insiro os valores dos recibos verdes

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, eu pela primeira vez , tanto eu como o meu marido temos rendimentos por trabalho dependente e independente, ambos passamos recibos verdes tambem, gostava que me ajudassem qual o anexo e onde insiro os valores dos recibos verdes

Obrigado

Julgo que, antes de mais, para alguém te responder com certezas, há que saber se quando iniciaram actividade optaram ou não por contabilidade organizada. Se não o fizeram ficam sujeitos ao regime simplificado durante 3 anos.

Alguém que me corrija se estiver a dizer asneiras ....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os rendimentos da actividade independente vão sempre para o anexo B (independentemente de se estar no regime simplificado ou ter contabilidade organizada).

Este anexo só está disponível na segunda fase (que já começou em papel. Pela net só a partir de 16 de Abril).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pensei em não colaborar mais nada neste tópico ou fórum, no entanto, voltei com o meu pensamento atrás, porque não tenho qualquer interesse na opinião destrutiva das pessoas e até porque em nada me afectam, vou responder...

Fórum de discussão é uma ferramenta para páginas de Internet destinada a promover debates através de mensagens publicadas abordando uma mesma questão. http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rum_de_discuss%C3%A3o

Eu percebo que fiz perguntas sem nexo, no entanto, por experiência própria e até por experiências de outras pessoas, descobri que se encontram respostas e ajudas muito úteis e valiosas, com as perguntas mais absurdas...  A minha intenção era saber do computador, então expus todas as compras relevantes que fiz no ano 2008, na expectativa de encontrar alguma idéia ou ajuda que me beneficiasse...

Se os utilizadores vêm com respostas  "procura no código" acho que ninguém tem legitimidade para perguntar algo num fórum deste género porque está tudo nos códigos e decretos-lei que regulamentam as mais diversas áreas... Logo, o fórum perde a sua importante e valiosa qualidade que é a de entreajuda entre os diferentes membros, com as suas diferentes experiências, e acaba...

Peço desculpa pelas perguntas "desnecessárias" que fiz e não volto a fazer...

Cumprimentos!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se os utilizadores vêm com respostas  "procura no código" acho que ninguém tem legitimidade para perguntar algo num fórum deste género porque está tudo nos códigos e decretos-lei que regulamentam as mais diversas áreas... Logo, o fórum perde a sua importante e valiosa qualidade que é a de entreajuda entre os diferentes membros, com as suas diferentes experiências, e acaba...

Tens razão e peço desculpa pela resposta, aparentemente inútil.

Só que a questão do PC já te tinha sido respondida nos comentários anteriores. Aliás, já todas tinham sido respondidas, eu apenas tentava dar algum fundamento às mesmas... só que não se pode deixar referências para o código quando elas não existem... daí ter deixado a referência para o código inteiro!

Mas, mais uma vez, reconheço que tens razão no que dizes.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado por me indicarem o anexo B.

Bem como disse anteriormente sou casada, eu colectei-me em regime simplificado e passei um só  recibo de 350euros sem retençao , o meu marido colectou-se em regime simplificado e passou 2 recibos em dezembro com os  seguintes valores :

1º recibo : 862.67(importancia)+120.77 (IVA 14%) = 983.44(sub total) ---- 86.27(IRS) A receber ( 897.17)

2º recibo : 1127.64(importancia) + 157.87 (IVA 14%) = 1285.51 (sub total) ------ 112.76 (IRS) A receber (1172.75)~

3º um recibo foi anulado - não preciso de preencher nada nas folhas???

A minha questao é :

Onde insiro estes valores do meu marido no anexo B ???

O meu recibo como só passei 1 é acto isolado? onde ponho???

Se me puderem ajudar claro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

russa

Vão ter de preencher uma anexo B, para cada um.

No anexo B, no quadro 1, assinalam os campos 01 e 03 (regime simplificado de tributação/profissionais, comerciais e industriais).

Depois, no quadro 4A, declaram os valores ilíquidos dos recibos emitidos. Dentro do quadro 4A, há vários campos possíveis, depende da actividade desenvolvida.

No quadro 7, campo 702, declaram as retenções na fonte, caso hajam, e, nos campos seguintes, identificam as entidades a quem fizeram as retenções.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estão os dois colectados, e, relativamente à segurança social, fizeram a inscrição?

É que, para terem isenção de contribuições, têm de ser trabalhadores por conta d'outrém e descontarem, pelo menos, sobre o salário mínimo nacional, ou, então, no caso de ser a primeira colecta, a isenção de contribuições é de um ano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado

Sim eu tou isenta de contribuiçoes pk trabalho por conta de outrem tambem , o meu marido esta isento ate agosto , passando depois a descontar, Ja agora alguem sabe quanto ele vai ter que descontar , porque ja ouvi tanta coisa????

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0