M_R_J

Reembolso a mais do IRS

4 publicações neste tópico

Tenho um... chamemos-lhe problema.

Reparei que me tinha enganado na 1ª declaração que preenchera e submeti uma declaração de substituição ainda completamente dentro do prazo.

A 1ª declaração (que foi substituída) já estava com o estado de validada pelos serviços centrais. Para minha supresa, semanas depois de ter submetido a 2ª declaração, o estado desta 2ª declaração continuou encalhado e o da 1ª declaração continuou a evoluir... até ao reembolso! Caiu-me o dinheiro na conta.

Acontece que o reembolso da 1ª declaração é maior que o da 2ª. Vou ter de devolver dinheiro de alguma maneira...

O giro é que agora o estado da 2ª declaração também continuou a evoluir... está neste momento em "liquidação em processamento" e aparece lá o valor de reembolso. Querem ver que me vão pingar na conta dois reembolsos? É Natal?

Bom...

Vou ter de me maçar a contatar as Finanças para alertar destas falhas processuais ou devo confiar que até 31 de agosto tudo se corrige e recebo um documento de pagamento sem que eu saia prejudicado?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu teria contactado assim que visse que o reembolso tinha sido emitido... Afinal de contas, recebeste mais dinheiro que o que devias ter recebido, tens que reportar isso.

Eu também preenchi uma declaração de substituição (mas foi logo no próprio dia) e só recebi um reembolso... A 1ª declaração passou a um estado de anulada (mas também ainda levou 2 ou 3 dias - foi só quando a segunda foi validada, salvo erro).

É por essas e por outras que eu não percebo porque é que algumas pessoas acham que os reembolsos deviam vir até 20 dias... pois se há 30 dias para meter uma declaração de substituição, depois aparecem casos destes...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É por essas e por outras que eu não percebo porque é que algumas pessoas acham que os reembolsos deviam vir até 20 dias... pois se há 30 dias para meter uma declaração de substituição, depois aparecem casos destes...

Também estranho quando há reembolsos emitidos antes de acabar o prazo de entrega por não acautelar que o contribuinte possa mandar declarações de substituição (pode mandar depois também com multa mas enfim, serão casos mais excecionais).

Mas no meu caso há claramente um erro processual pois:

- a 1ª declaração evoluiu mesmo já havendo uma declaração de substituição

- esta evolução aconteceu muito depois do fim do prazo de entrega

Eu teria contactado assim que visse que o reembolso tinha sido emitido... Afinal de contas, recebeste mais dinheiro que o que devias ter recebido, tens que reportar isso.

Imaginei que houvesse um fluxo de acerto tendo em conta casos de reembolsos emitidos antes do fim do prazo de entrega. Contava não ter de me maçar com isso mas OK, imagino que um e-mail para o meu Serviço de Finanças baste...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

fyi, houve resposta célere do e-mail pelo SF:

"Todos os processamentos das declarações são feitos de forma automática, pelo que deverá aguardar tais automatismos."

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor