1Escudo

Mais de metade dos depósitos a prazo simples tiveram remuneração inferior a 1%

2 publicações neste tópico

Números são de 2014 e comparam com 40% em 2013, segundo um relatório do Banco de Portugal. Uma evolução que ajuda o explicar o forte crescimento dos depósitos indexados e duais, cuja remuneração variou entre zero e 11,9%

Menos de 1%. Foi essa a taxa de remuneração de 59% dos depósitos a prazo simples em Portugal no ano passado, segundo o relatório de acompanhamento dos mercados bancários de retalho de 2014, divulgado esta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). Em 2013, 40% dos depósitos tiveram uma remuneração (medida pela taxa anual nominal bruta) abaixo da fasquia de 1%.

Mais ainda, apenas 7% dos depósitos de 2014 tiveram uma taxa de remuneração superior a 2%, quando em 2013 eram 30%, aponta o mesmo documento, tendo conta as TANB médias dos depósitos a prazo simples, a taxa de juro fixa (99,2% dos depósitos a prazo simples comercializados em Portugal) para o público em geral.

Esta evolução ajuda a explicar o forte crescimento do mercado dos depósitos indexados (depósitos cuja remuneração está associada à evolução de um indexante, em regra o mercado acionista) e duais (depósitos simples e indexados). O montante total aplicado cresceu 77% em 2014 face a 2013, ultrapassando os 7,2 mil milhões de euros. Em 2010 era de apenas 755 milhões de euros.

Afinal, estes depósitos podem ter uma remuneração nula (o capital está garantido, dado que se trata de depósitos, supervisionados pelo BdP), mas também podem chegar a valores muito superiores aos que estão a ser praticados nos depósitos simples. Analisando os 116 depósitos indexados e duais que venceram no ano passado, o BdP concluiu que a TANB paga oscilou entre zero e os 11,9%.

fonte:expresso.sapo

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

depositos indexado taxa maxma 11 % onde ?

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead