pedro silva

Crédito Habitação BPI

8 publicações neste tópico

Boa tarde,

Solicitei junto de um balcão do BPI em Leiria a analise para um crédito habitação para a compra de T1 com 66m2, o valor acordado com o atual dono foi de 63 mil, pedi simulação para 61mil e entreguei toda a documentação do imovel no balcão, anteriormente tinha solicitado e apenas a titulo de curiosidade uma simulação com 65mil euros e avaliação de 80mil.

Ainda não fiz contrato promessa, no entanto na semana passada dizem-me que posso falar com o dono e estar descansado pois tudo está aprovado, dirigo-me ao balcão entregam-me uma simulação com o pretendido, 61 mil euros com avaliação de 80 mil euros, assinada pelos gerentes e com carimbo a dizer Aprovado. No entanto chamei a atenção de que a avaliação de 80 mil euros a achava excessiva, pois de qualquer forma 100% de 61mil são 76.250euros. Inclusivamente disse que até só estava interessado em pedir se calhar 60mil euros aos que me responderam para deixar estar que não havia problema, pois iria precisar de dinheiro também para as despesas extras.

Hoje dirijo-me lá para entregar a documentação que me pediram para os seguros multi riscos e de vida e dizem-me que apenas falta então fazer a avaliação e se tudo estiver bem avançamos  :-\

Alguém me pode dar umas luzes do que estamos afinal a tratar aqui.

O imovel situa-se numa boa zona, freguesia de Parceiros perto do Shopping de Leiria e IPL

é de 2000, r/c com 66,7m2 garagem fechada, enorme zona de estacionamento particular também, sotão com velux, apenas com 1º e 2º andar, sem elevador, marquise com uns 14m2 fechada pelo atual dono, recuperador de calor, etc.

Tem jardim comum ao prédio com uns 200m2, churrasqueira colectiva e está a ser totalmente pintado com orçamento de 15mil euros.

Tudo isto me levou a querer tentar este negócio pois pelo preço não me pareceu muito mau mas estou um bocado perdido, tanto mais que já informei o atual dono de que estava tudo aprovado  :-\

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Solicitei junto de um balcão do BPI em Leiria a analise para um crédito habitação para a compra de T1 com 66m2, o valor acordado com o atual dono foi de 63 mil, pedi simulação para 61mil e entreguei toda a documentação do imovel no balcão, anteriormente tinha solicitado e apenas a titulo de curiosidade uma simulação com 65mil euros e avaliação de 80mil.

Ainda não fiz contrato promessa, no entanto na semana passada dizem-me que posso falar com o dono e estar descansado pois tudo está aprovado, dirigo-me ao balcão entregam-me uma simulação com o pretendido, 61 mil euros com avaliação de 80 mil euros, assinada pelos gerentes e com carimbo a dizer Aprovado. No entanto chamei a atenção de que a avaliação de 80 mil euros a achava excessiva, pois de qualquer forma 100% de 61mil são 76.250euros. Inclusivamente disse que até só estava interessado em pedir se calhar 60mil euros aos que me responderam para deixar estar que não havia problema, pois iria precisar de dinheiro também para as despesas extras.

Hoje dirijo-me lá para entregar a documentação que me pediram para os seguros multi riscos e de vida e dizem-me que apenas falta então fazer a avaliação e se tudo estiver bem avançamos  :-\

O imovel situa-se numa boa zona, freguesia de Parceiros perto do Shopping de Leiria e IPL

é de 2000, r/c com 66,7m2 garagem fechada, enorme zona de estacionamento particular também, sotão com velux, apenas com 1º e 2º andar, sem elevador, marquise com uns 14m2 fechada pelo atual dono, recuperador de calor, etc.

Tem jardim comum ao prédio com uns 200m2, churrasqueira colectiva e está a ser totalmente pintado com orçamento de 15mil euros.

Tudo isto me levou a querer tentar este negócio pois pelo preço não me pareceu muito mau mas estou um bocado perdido, tanto mais que já informei o atual dono de que estava tudo aprovado  :-\

É aprovado depois da avaliação efectivamente feita e dentro dos moldes da simulação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quer dizer que se o banco não avaliar o imóvel em pelo menos 80.000€, o crédito vai ter que ir novamente para aprovação...

De onde saiu esse valor? Por curiosidade, quanto dá o simulador do portal das finanças? (sendo certo e sabido que normalmente o valor da avaliação dos bancos é superior a esse).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

X. O imovel situa-se numa boa zona, freguesia de Parceiros perto do Shopping de Leiria e IPL

Y. Tudo isto me levou a querer tentar este negócio pois pelo preço não me pareceu muito mau mas estou um bocado perdido, tanto mais que já informei o atual dono de que estava tudo aprovado  :-\

O proprietário do imóvel tem alguma avaliação válida para pedir esse valor?

Da parte do banco ainda não aconteceu nada verdadeiramente. Deram-lhe uma simulação com determinados valores. No caso de avançar com o CH nesse banco (procurou efetuar simulações noutras entidades bancárias?) eles procedem à avaliação "oficial". Avaliação essa que terá custos para si.

Convinha refletir um pouco e procurar saber as condições efetivas de CH (está a parecer que eles lhe vão dividir o CH em duas partes... e provavelmente um deles será de prestações mistas...). Com base nas condições da simulação desse banco, deve procurar efetuar outras simulações por forma a averiguar se consegue melhores condições (uma das condições, não muito boas, relatadas por si refere-se à necessidade de efetuar os seguros com esse banco...).

Convinha explicitar as condições e ter termos de comparação. Só assim poderá decidir se está a tomar uma boa decisão ou não!...

X. Atenção às caraterísticas originais do imóvel. Como vai ser necessário recorrer a um CH, este pode não ser aceite se houver alterações, não registadas, à sua estrutura original... Isto não é do seu conhecimento, como é óbvio. Mas o vendedor deve estar a par desta informação.

Y. O valor parece ter sido pouco negociado... O capital que vai pedir ao banco é deveras próximo do valor da venda. Se a avaliação "oficial", paga por si, for abaixo das expectativas tem muito pouca margem de manobra!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O imóvel tinha um preço inicial de 67000euros, acertei pelos 63000 euros incluindo maquina de lavar praticamente nova da bosch e combinado samsung, o banco deu me a tal simulação com carimbo e assinada pela gerência, spread 2,25, euribor a 6 meses e prestações constantes. Os seguros são 6 euros o multi mais 11euros o de vida.

100% dos 61mil euros são 76250euros e como disse fiquei algo admirado quando me disseram que estava tudo ok e podia falar com o dono, depois ainda questionei por estar a pensar entrar com apenas 60mil e dizem-me para deixar estar que ainda ia ter de gastar algum com as despesas. 

Nas finanças está com valor patrimonial de 40mil, vi que também existe simulador para a garagem mas não verifiquei.

Hoje mesmo questionei como é que estão mês e meio a tratar disto e afinal está tudo por fazer ou pelo menos o principal, mas prontos, encolheram um bocado os ombros, e ainda me disseram que não fazem a mínima ideia do valor do imóvel e então valeram-se do que eu disse, ao que respondi não perceber isso dado que tem no próprio site um serviço de avaliação imobiliária e lhes tinha dado inclusive os papeis das finanças.

Como sou funcionário publico e o BPI é um dos bancos principais com quem trabalha a minha instituição, tentei manter a cordialidade, mas realmente ao fim de mais de um mês parece-me que está tudo ainda por fazer.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. O imóvel tinha um preço inicial de 67000euros, acertei pelos 63000 euros incluindo maquina de lavar praticamente nova da bosch e combinado samsung,

2. o banco deu me a tal simulação com carimbo e assinada pela gerência, spread 2,25, euribor a 6 meses e prestações constantes. Os seguros são 6 euros o multi mais 11euros o de vida.

3. 100% dos 61mil euros são 76250euros e como disse fiquei algo admirado quando me disseram que estava tudo ok e podia falar com o dono, depois ainda questionei por estar a pensar entrar com apenas 60mil e dizem-me para deixar estar que ainda ia ter de gastar algum com as despesas. 

4. Nas finanças está com valor patrimonial de 40mil, vi que também existe simulador para a garagem mas não verifiquei.

5. Hoje mesmo questionei como é que estão mês e meio a tratar disto e afinal está tudo por fazer ou pelo menos o principal, mas prontos, encolheram um bocado os ombros, e ainda me disseram que não fazem a mínima ideia do valor do imóvel e então valeram-se do que eu disse, ao que respondi não perceber isso dado que tem no próprio site um serviço de avaliação imobiliária e lhes tinha dado inclusive os papeis das finanças.

6. Como sou funcionário publico e o BPI é um dos bancos principais com quem trabalha a minha instituição, tentei manter a cordialidade, mas realmente ao fim de mais de um mês parece-me que está tudo ainda por fazer.

1. Não foi uma grande negociação!...

2. Qual o prazo estimado para pagar esse empréstimo? Despesas totais? Deve ter a informação na simulação. Agora, os valores para os seguros parecem reduzidos, mas com a idade aumentam bastante. A partir do momento que os inclui no CH, depois torna-se difícil mudar para a concorrência!...

3. Quanto menos pedir ao banco melhor para si!...

4. Quase mais valia comprar a garagem à parte e negociar melhor o valor do imóvel!...

5. Na simulação que lhe entregaram, deve ter a indicação das despesas que terá (avaliação, emulamentos, escritura, abertura de dossier,...) por constituir o CH nessa entidade bancária.

6. Isso não é razão, nos dias atuais, para não ir a outras entidades bancárias obter simulações na "hora" (não é preciso esperar semanas pela simulação) por forma a comparar as condições que lhe apresentam. Só depois é que deve decidir se avança com a avaliação do imóvel!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o empréstimo é por 35 anos e as despesas são 2100euros, fui ver outros balcões mas sinceramente pareceu-me tudo muito vago quanto ao conseguir melhores opções, o santander ofereceu spread 2,5 mas tinha de me inscrever no cofre da previdência, o big só faz por 30 anos e eu já fiz 40 de idade, o popular deu-me 3,5 de spread para 60mil euros.

Os seguros falei com a minha companhia e disseram que não conseguem fazer melhor.

O acertar o valor de compra pelos 63mil teve a ver também com o estado do imovel, um r/c virado para o jardim do prédio sem carros nem pessoas a passar á frente, virado para nascente, a área, marquise fechada, roupeiro enorme no quarto, estores de aluminio, cozinha com 18m2, lareira fechada, pinturas em boas condições, vidros duplos, o combinado e a maquina de lavar, garagem fechada e pintada, as obras que estão a ser feitas nas fachadas e também a localização, tudo isto me pareceu ser uma boa opção a olhar para o que tenho visto por aqui.

Para além disto tudo e como estou a pagar 250 euros de renda por um t1 sem garagem, pagar 230euros por um com garagem e numa zona sossegada também pesou, tenho de admitir.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o empréstimo é por 35 anos e as despesas são 2100euros, fui ver outros balcões mas sinceramente pareceu-me tudo muito vago quanto ao conseguir melhores opções, o santander ofereceu spread 2,5 mas tinha de me inscrever no cofre da previdência, o big só faz por 30 anos e eu já fiz 40 de idade, o popular deu-me 3,5 de spread para 60mil euros.

Os seguros falei com a minha companhia e disseram que não conseguem fazer melhor.

O acertar o valor de compra pelos 63mil teve a ver também com o estado do imovel, um r/c virado para o jardim do prédio sem carros nem pessoas a passar á frente, virado para nascente, a área, marquise fechada, roupeiro enorme no quarto, estores de aluminio, cozinha com 18m2, lareira fechada, pinturas em boas condições, vidros duplos, o combinado e a maquina de lavar, garagem fechada e pintada, as obras que estão a ser feitas nas fachadas e também a localização, tudo isto me pareceu ser uma boa opção a olhar para o que tenho visto por aqui.

Para além disto tudo e como estou a pagar 250 euros de renda por um t1 sem garagem, pagar 230euros por um com garagem e numa zona sossegada também pesou, tenho de admitir.

Nesta altura já deve ter umas luzes... É tudo vago porque se tratam de simulações... Tanto pode ter uma boa relação garantia/financiamento, como pode ser má. No primeiro caso seria abaixo dos 70% e no segundo, acima do 70-75%!... Procure saber, também, como seria na CGD. Não se iluda com o preço a pagar caso avance com o CH. Se observar a simulação, deve verificar que a prestação resulta da soma de várias parcelas e à medida que o tempo decorre, tem tendência a aumentar!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead