Guilhao

Terei de declarar alguma coisa e pagar impostos?

5 publicações neste tópico

O texto vai ser um pouco longo mas acho que é necessário para perceberem tudo. Não sei se é o local certo para postar isto e espero que me saibam ajudar. Eu sou estudante e não trabalho mas jogo um jogo de cartas online que tem uma economia própria. Aquilo dá para comprar na loja oficial várias coisas entre as quais "dinheiro do jogo" (chamado ticket) e carteiras k contêm cartas aleatórias. Comprando na loja oficial, temos de pagar IVA.

Cada ticket custa 1 dollar (+ IVA) e na grande maioria dos casos, apenas residentes dos Estados Unidos compram na loja, porque outros sites ou até mesmo outros jogadores vendem por preços às vezes um pouco superiores a 1 dollar (mas que não é preciso pagar IVA) ou até inferiores. Isto é totalmente permitido pela empresa do jogo, que não quer limitar o mercado.

Há poucos dias entrou em vigor a lei das apostas, poker e jogos online em Portugal, mas este jogo não tem problemas com isso porque não é considerado gambling. Eles conseguem isso porque a entrada dos torneios paga-se com tickets mas os prémios são carteirinhas. Essas carteirinhas podem ser usadas para abrir e ficar com as cartas ou podem ser trocadas com outros jogadores por tickets ou até outras carteirinhas ou cartas. Com isto, garantem que há sempre gente a comprar na loja, pois é a única maneira de introduzir os tickets no sistema.

Ora bem, eu ao longo dos anos tenho jogado e entrando nos torneios e trocando as carteirinhas por tickets ficando em lucro. Claro que há sorte e azar mas diria que em média devo conseguir fazer 100 tickets por mês. Além disso, recentemente, comecei a escrever artigos para um site, que me paga em crédito da loja e com isso consigo à volta de + 100 tickets por mês.