Catarina Campos

Adse

11 publicações neste tópico

Olá, eu gostava que alguém me conseguisse esclarecer relativamente a uma dúvida sobre a adse. Eu não sou beneficiária da adse, mas alguém próximo de mim é, e o filho dessa pessoa, que é a própria mãe, deu-lhe os recibos para a adse, todos eles em seu nome porque ele é que pagou o representado nas facturas. E, acontece que a mãe dele foi recebendo o dinheiro sem nada lhe dizer, ele confiando na mãe e pensando que ela ainda não tinha recebido nada nunca lhe pediu nada, quando descobriu que afinal ela já tinha recebido ela respondeu que o dinheiro era dela. Essa senhora pode de facto ficar com o dinheiro do filho? E, o filho sendo maior de idade e estudante pode fazer ele a inscrição para adse? Gostava muito que me esclarecessem está dúvida.

Obrigada.

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá, eu gostava que alguém me conseguisse esclarecer relativamente a uma dúvida sobre a adse.

Eu não sou beneficiária da adse, mas alguém próximo de mim é, e o filho dessa pessoa, que é a própria mãe, deu-lhe os recibos para a adse, todos eles em seu nome porque ele é que pagou o representado nas facturas.

E, acontece que a mãe dele foi recebendo o dinheiro sem nada lhe dizer, ele confiando na mãe e pensando que ela ainda não tinha recebido nada nunca lhe pediu nada, quando descobriu que afinal ela já tinha recebido ela respondeu que o dinheiro era dela.

Essa senhora pode de facto ficar com o dinheiro do filho? E, o filho sendo maior de idade e estudante pode fazer ele a inscrição para adse? Gostava muito que me esclarecessem está dúvida.

Obrigada.

Cumprimentos

Escreve na qualidade de observadora ou de familiar?

Faço esta questão porque não consigo perceber o que conta.

Separei ligeiramente o texto para ver se percebia melhor...

Relativamente à ADSE, este sistema funciona através do sistema de comparticipações. Precisa de um tratamento continuado de estomatologia. A ADSE comparticipa em 80% até um máximo definido por tabela. Esses 80% são pagos ao serviço e não ao utilizador. Por exemplo, uma prótese custa a um utilizador, sem ADSE, 500€. No caso de um utilizador com ADSE, deverá desembolsar 500€ - 200€ (80% sobre 500€ até ao limite máximo suponhamos de 200€). O utilizador com ADSE irá pagar apenas 300€, face ao utilizador sem ADSE, e sem outro qualquer sistema de proteção, que teve de pagar os 500€.

Estou a perceber/responder à sua dúvida?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu sou namorada do filho desta senhora, o que acontece é que ele entregou à mãe os recibos para a adse de um aparelho dentário e de uns óculos, e ela foi recebendo dinheiro porque vai metendo os recibos à medida que ele os pede, mas como ele é que pagou tanto os óculos como o aparelho ele é que devia receber o dinheiro, mas a mãe dele fala como se tivesse direito aquele dinheiro apesar de não ser ela a pagar, tanto que os recibos estão em nome dele. A minha questão é se de facto ela tem direito ao dinheiro. E, para que ele não perca o dinheiro dos restantes recibos que faltam entregar, se pode ele fazer a sua própria inscrição para a adse. Obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu sou namorada do filho desta senhora, o que acontece é que ele entregou à mãe os recibos para a adse de um aparelho dentário e de uns óculos, e ela foi recebendo dinheiro porque vai metendo os recibos à medida que ele os pede, mas como ele é que pagou tanto os óculos como o aparelho ele é que devia receber o dinheiro, mas a mãe dele fala como se tivesse direito aquele dinheiro apesar de não ser ela a pagar, tanto que os recibos estão em nome dele.

A minha questão é se de facto ela tem direito ao dinheiro. E, para que ele não perca o dinheiro dos restantes recibos que faltam entregar, se pode ele fazer a sua própria inscrição para a adse. Obrigada.

Continuo sem perceber como pode acontecer isso...

Ele é que é o destinatário dos óculos/aparelho?

Deverá ser, uma vez que ele é que pagou e os recibos estão em nome dele.

Sendo assim, como pode ela receber algo que é comparticipado em nome de outra pessoa?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O beneficiário da ADSE desconta 3,5% do seu salário para o sistema (como um seguro de saúde). O filho/descendente terá direito à ADSE enquanto for estudante/dependente do beneficiário e as comparticipações são pagas/processadas ao beneficiário. Só serão processadas directamente ao dependente em caso de morte do beneficiário e caso o dependente mantenha o direito ao sub-sistema, tal como um seguro. Se o namorado é dependente não tem rendimentos próprios e como estudante terá bolsa de estudo provavelmente, para os cálculos da mesma entraram os rendimentos da mãe, pelo que não existe nenhuma contradição formal. Agora, se para a bolsa é independente ou se tem rendimentos próprios e para efeitos de comparticipações da ADSE está agregado a um beneficiário, então existem incongruências.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A ADSE manda o dinheiro do reembolso para a conta da mãe - certo, porque é ela que é a beneficiária (o filho só tem direito através dela). A ADSE não sabe (nem tem que saber) o número da conta do filho.

Ele não se pode inscrever diretamente na ADSE - ele não é funcionário público.

Agora, se a mãe deixa o filho pagar as contas, devia entregar-lhe o reembolso a ele, concordo. Tem essa obrigação moral. Se o não faz, o filho também tem bom remédio - passa a pedir à mãe para ser sempre ela a pagar as despesas dele.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada desde já pela ajuda.

O que eu queria saber era mesmo se ele podia inscrever-se para que isto não voltasse a acontecer. Ele nunca se interessou em informar-se sobre isto porque nunca pensou que isto fosse acontecer.

Eu pensei que ele pudesse inscrever-se.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E, visto que ela não tem qualquer despesa com ele, porque ele sempre ganhou o dinheiro dele no futebol que já deixou e, infelizmente herdou dinheiro do falecido pai, não é de tOdO justo ele não receber o dinheiro, já que ele é que se governa sozinho e paga propinas e alimentação. Simplesmente habitam a mesma casa, nesta situação pensei que fosse possível inscrever-se.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E, visto que ela não tem qualquer despesa com ele, porque ele sempre ganhou o dinheiro dele no futebol que já deixou e, infelizmente herdou dinheiro do falecido pai, não é de tOdO justo ele não receber o dinheiro, já que ele é que se governa sozinho e paga propinas e alimentação. Simplesmente habitam a mesma casa, nesta situação pensei que fosse possível inscrever-se.

Também tem bom remedio, apenas entrega os recibos á mae contra o pagamento da percentagem correspondente, caso contrário nao as entrega...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, ele pensou logo em não dar os recibos à mãe, mas é pena ele perder dinheiro que seria bom de recuperar.

Mais uma vez, obrigada.

Irei aconselha-lo a contactar a adse.l

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead