Mikexyz

Negociar Rendas Habitação

5 publicações neste tópico

Bom dia a todos,

Uma das estratégias para tentar fazer baixar o preço de uma renda para habitação, seria oferecer à cabeça o pagamento de um ano ou mais, desde que fosse bastante vantajoso na redução da mensalidade aplicada.

Contudo, pelo que li, legalmente só é passível o pagamento de 3 rendas adiantadas, sendo que a pagar mais do que isso estaria fora da legalidade.

Posto isto, há alguma forma, dentro da legalidade, que me permita fazer mais ou menos o mesmo mas com outro tipo de enquadramento legal?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Onde leste isso das 3 rendas adiantadas?

Já agora, 3 rendas não quer dizer que sejam 3 meses. Creio que se pode convencionar o pagamento de rendas com outras periodicidades. Por exemplo, se houver um pagamento anual de renda, 3 rendas (admitindo que é mesmo esse o termo que está na legislação) seriam 3 anos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para contexto, eis o que diz o CC:

RENDAS E ENCARGOS

Artigo 1075.º

Disposições gerais

1 - A renda corresponde a uma prestação pecuniária periódica.

2 - Na falta de convenção em contrário, se as rendas estiverem em correspondência com os meses do calendário gregoriano, a primeira vencer-se-á no momento da celebração do contrato e cada uma das restantes no 1.º dia útil do mês imediatamente anterior àquele a que diga respeito.

Artigo 1076.º

Antecipação de rendas

1 - O pagamento da renda pode ser antecipado, havendo acordo escrito, por período não superior a três meses.

2 - As partes podem caucionar, por qualquer das formas legalmente previstas, o cumprimento das obrigações respectivas.

O que eu leio daqui é que as rendas podem ser pagas com até 3 meses de antecedência relativamente à data em que se vencem.

Mas isso não quer dizer que não possas convencionar o pagamento de uma renda anual e que a pagues toda de uma vez, quando chegar a altura... se chamares a atenção ao senhorio de que fica com um ano pago por inteiro pode ser que esteja disposto a reduzir o preço da renda, sim. Não perdes nada em fazer a proposta... Se eu fizeres eu sugiro que fique escrito no contrato o que acontece caso este seja interrompido antes de passar o ano a que a renda já paga diga respeito.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Compreendo a tua análise (e espero que esteja correta)...mas não estou seguro quanto à legalidade. Apesar de pessoas o fazerem...vou tentar obter mais informação. Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead