Javier_Zanetti

Ajuda na iniciação aos Fundos de Investimento

6 publicações neste tópico

Para quem está a pensar em começar a molhar os pés em termos de investimento, esta é uma boa altura? É que com toda esta indefinição da Grécia, fico sem saber se é melhor ou não esperar mais um pouco e ficar quieto...

Se o melhor é ficar fora por agora, resposta dada. Se recomendam começar a investir já, é melhor começar pelas obrigações ou pelas acções?

É que eu já tenho bastante liquidez no imediato (DP e CTPM) e pelo que tenho lido aqui, a coisa não anda a correr bem para as obrigações.

Como sou rookie nestas andanças, gostaria de começar com alguns fundos que permitissem um investimento inicial reduzido (até 500 euros) e que permitissem reforços mensais na mesma ordem (<500 €/mês), podendo eu ir criando alguma diversificação à medida que os meses se forem passando, evitando utilizar a liquidez que já tenho e que pretendia manter de lado.

Alguém tem alguma recomendação dum portfólio a construir para este perfil? Uma espécie de poupança mensal, que vai sendo convertida em fundos de diversas áreas, diversificando aos poucos.

Tenho lido muitas coisas, tanto neste tópico como no dos ETF, mas também são quase 500 páginas de posts e nada como ir directo ao assunto - agradecia sugestões.

Já coloquei este post no tópico dos FI, mas aqui talvez esteja melhor. Desde já agradeço a vossa ajuda.

BTW, tenho conta no Activobank, no BIG e posso também abrir no BEST se ajudar a chegar a fundos mais diversificados.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para quem inicia, eu recomendo começarem por um fundo misto.

Eles é que fazem a alocação que acham melhor em Acções/Obrigações/Liquidez.

Os potenciais de ganho são menores, mas quando desce também não desce a pique, como as acções.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

se começas em indecisoes os meses passam e ficas a olhar para os fundos!

escolhe um misto para começares por exemplo!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

OK, desde já obrigado pelas respostas.  ;)

Eu não tenho grandes problemas em começar em fundos de maior risco porque, como disse, tenho uma almofada relativamente confortável.

Começando agora e optando por um fundo misto, devo privilegiar fundos com obrigações de que tipo? Europeias ou americanas? EUR ou USD? É que estou a ver isto a abanar bastante e por aquilo que li aqui, os fundos de obrigações, teoricamente menos voláteis que os de acções, têm estado a levar bastante porrada nos últimos tempos e a situação da Grécia, admito, tem-me levado a ter alguma calma a iniciar o investimento, porque no AB já me sugeriram realmente um fundo de obrigações, mas era de obrigações europeias e imagino que por esta altura já estivesse a perder dinheiro.

Investir em obrigações americanas, neste momento, faz mais ou menos sentido que investir em obrigações da Europa?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu esperaria pelo final da semana. Isto é, esperar por uma solução para a Grécia. Esta semana não deverá ser a melhor para entrar nos Fundos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu esperaria pelo final da semana. Isto é, esperar por uma solução para a Grécia. Esta semana não deverá ser a melhor para entrar nos Fundos.

Secalhar até é :P chama-se custo de oportunidade, quem comprar um fundo amanhã só deve de liquidar 6ª ou 2ª, com uma resolução com a questão da Grécia foi comprado a um valor mais baixo e apanha a subida, se só comprar na 2ª já só vai apanhar valorização a partir de 4ª/5ª...

Eu percebi o que disseste e também neste momento acaba por ser a minha recomendação, esperar agora um pouco, mas para quem tem estômago e não importa de ter uma desvalorização esta "poderá" ser mesmo a a melhor altura de entrar,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead