MariaLurdes

Mais valias

14 publicações neste tópico

Boa noite,

Peço o esclarecimento sobre o seguinte. Em 2014 vendi um apartamento que era minha habitação secundaria. Estou a fazer obras de ampliação /remodelacao na minha habitação própria permanente. Posso usar as mais valias do apartamento para reenvestimento na minha actual residência?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não há ninguém por aqui que me possa esclarecer sobre este assunto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Peço o esclarecimento sobre o seguinte. Em 2014 vendi um apartamento que era minha habitação secundaria. Estou a fazer obras de ampliação /remodelacao na minha habitação própria permanente. Posso usar as mais valias do apartamento para reenvestimento na minha actual residência?

Pode usar o valor da venda no que bem entender. Sendo este valor proveniente da venda de uma habitação secundária, não irá usufruir da mesma "benesse", caso a origem do capital fosse proveniente da venda de habitação própria...

Deverá guardar as "mais valias" para efeitos de cálculo no IRS... e assim não deverá ser surpreendida!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não há ninguém por aqui que me possa esclarecer sobre este assunto?

O valor reinvestido, porque resulta da venda de uma habitação secundária, não fica excluído da tributação em sede de mais-valias.

Assim, terá de declarar fiscalmente, no anexo G do IRS, no ano seguinte ao da venda da casa, os ganhos obtidos (diferença entre o valor de venda e o valor de aquisição, sendo este último multiplicado pelo coeficiente de desvalorização).

Podem ainda ser deduzidos os encargos necessários para a venda e as despesas de valorização do imóvel nos últimos cinco anos.   

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A questão deve-se ao facto de ter declarado o valor já reinvestido na declaração de IRS e ter recebido uma notificação das finanças a informar que havia uma divergência, pelo deveria comprovar o valor reinvestido. Dirigi-me as finanças com cópias de todas as faturas relativas a construção cujos valores declarei e disseram-me que não podia declarar esses valores de reinvestimento uma vez que estava a reinvestir numa casa que já é a minha habitação própria permanente há mais de dois anos...por esta razão fiquei confusa

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tenho um terreno com 1200 mt2 onde está a minha habitação com hipoteca ao banco, a minha pergunta é se é possível dividir este terreno em dois mesmo com hipoteca? agradecia a vossa ajuda. obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tenho um terreno com 1200 mt2 onde está a minha habitação com hipoteca ao banco, a minha pergunta é se é possível dividir este terreno em dois mesmo com hipoteca? agradecia a vossa ajuda. obrigado

Deverá questionar o banco, em primeiro lugar!...

De seguida, até pode dirigir-se a uma conservatória para ouvir a resposta que lhe dão!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A questão deve-se ao facto de ter declarado o valor já reinvestido na declaração de IRS e ter recebido uma notificação das finanças a informar que havia uma divergência, pelo deveria comprovar o valor reinvestido.

Dirigi-me as finanças com cópias de todas as faturas relativas a construção cujos valores declarei e disseram-me que não podia declarar esses valores de reinvestimento uma vez que estava a reinvestir numa casa que já é a minha habitação própria permanente há mais de dois anos...por esta razão fiquei confusa

Creio que agora já deve ter percebido a "confusão" em que se meteu...

Deve ter de preencher uma declaração de substituição e seguir as indicações que lhe deram!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Efetivamente ainda não percebi muito bem.

Na declaração de IRS, pergunta qual foi o valor reinvestido nos 24 meses anteriores à alienação e nos 36 meses após a alienação. Como a alienação foi em dezembro de 2014, declarei as despesas de reconstrução/ampliação efetuadas nos 24 meses anteriores. Não declarei o valor da aquisição da casa que foi comprada em janeiro de 2011...

Deixei todas as faturas declaradas na repartição de finanças há mais de uma semana e até agora não obtive qualquer indicação de como proceder.

Estive a ler o código de IRS, e do que entendi é que nos 24 meses anteriores à alienação apenas se pode reinvestir na aquisição e não na construção, é aí que está a minha falha?

Não devia ter começado a reconstrução antes de vender o apartamento...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Efetivamente ainda não percebi muito bem.

Na declaração de IRS, pergunta qual foi o valor reinvestido nos 24 meses anteriores à alienação e nos 36 meses após a alienação. Como a alienação foi em dezembro de 2014, declarei as despesas de reconstrução/ampliação efetuadas nos 24 meses anteriores. Não declarei o valor da aquisição da casa que foi comprada em janeiro de 2011...

Deixei todas as faturas declaradas na repartição de finanças há mais de uma semana e até agora não obtive qualquer indicação de como proceder.

Estive a ler o código de IRS, e do que entendi é que nos 24 meses anteriores à alienação apenas se pode reinvestir na aquisição e não na construção, é aí que está a minha falha?

Não devia ter começado a reconstrução antes de vender o apartamento...

...

Assim, terá de declarar fiscalmente, no anexo G do IRS, no ano seguinte ao da venda da casa, os ganhos obtidos (diferença entre o valor de venda e o valor de aquisição, sendo este último multiplicado pelo coeficiente de desvalorização).

Podem ainda ser deduzidos os encargos necessários para a venda e as despesas de valorização do imóvel nos últimos cinco anos. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

em situação de divergência, depois de entregar cópias de todos os documentos solicitados, existe algum prazo para as finanças efetuarem a análise da situação e darem resposta ao contribuinte?

a minha situação está em análise desde 30 de junho e até agora não obtive resposta por parte do serviço de finanças.

obrigada pelo esclarecimento,

Lurdes Simões

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Chegou a entregar a declaração de substituição?

Vá, o quanto antes, à sua repartição de finanças e procure saber o que se passa!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Chegou a entregar a declaração de substituição?

Vá, o quanto antes, à sua repartição de finanças e procure saber o que se passa!...

não entreguei a declaração de substituição, pois não me disseram para o fazer...

Deixei todos os documentos que me pediram para analisar, ao qual ficaram de me dar uma solução, mas até agora não recebi nada. Dizem-me que está para análise, mas como têm muitas situações para analisar e a chefe da repartição esteve de férias e de baixa ainda não conseguiram dar resposta.

Sabe se existe algum prazo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não entreguei a declaração de substituição, pois não me disseram para o fazer...

Deixei todos os documentos que me pediram para analisar, ao qual ficaram de me dar uma solução, mas até agora não recebi nada. Dizem-me que está para análise, mas como têm muitas situações para analisar e a chefe da repartição esteve de férias e de baixa ainda não conseguiram dar resposta.

Sabe se existe algum prazo?

Uma vez que procedeu dessa forma a pedido deles, convém que vá procurando saber em que estado se encontra a sua situação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead