sylar

Herança duvidas

14 publicações neste tópico

Ora boa noite, vou tentar explicar-me o melhor possivel visto que não tenho conhecimento de nada dentro desta área..

Então é assim, o meu avô faleceu à poucos dias e era casado com uma senhora (2º casamento) do qual nunca tiveram filhos, e tinha 2 filhas do casamento anterior (minha tia e minha mãe), o meu avô como patrimonio tinha um restaurante que foi comprado após estar divorciado da 1º mulher (mãe das filhas - minha avó), esse restaurante encontrava-se em nome dele pois ainda não estava junto com a 2º mulher, após se casar com a 2º esposa compraram uma casa que fica junto ao restaurante, até aqui penso que esteja tudo claro..

Acontece que, ao longo dos anos ele sempre disse a familiares/amigos e inclusive à minha mãe que o restaurante após ele faceler seria para as filhas visto que o tinha comprado quando estava divorciado e ainda não tinha conhecido a sua 2º esposa.

O problema é que após o falecimento do meu avô soubemos da existencia de um testamento, esse testamento do qual só a sua actual mulher sabia, esse testamento diz que o restaurante e a casa para habitação foram dados como USOFRUTO para a sua esposa, isto é, ás filhas não lhe coube rigorasamente nada, o que nos foi dito por alto é que como os imoveis estão com usofruto até a mulher falecer nada nem ninguem lhes pode tocar, apenas ela, e que após a mesma falecer as filha só têm direito a 1/3 dos 50% dele pois a esposa também é herdeira do restaurante e pode deixar antes de falecer 75% da sua parte do restaurante aos seus sobrinhos/irmãs.

Isto tudo não faz muito sentido pois o meu avô sempre disse que o restaurante seria para as 2 filhas, mesmo que ela tivesse usofruto do mesmo até ser viva mas que após isso passaria na totalidade para as filhas.