dsf

DECLARAÇÃO IRS - ERROS CENTRAIS

13 publicações neste tópico

Boa tarde, recebi um email das finanças a referir os seguintes erros centrais na minha declaração IRS:

B52: RENDIMENTOS DO ANEXO B - NIF INDICADO NOUTRA DECLARACAO

E63: NIF A OU B ASSINALADO COMO DEPENDENTE NOUTRA DR PARA - O MESMO PERIODO

Sou dependente e é a primeira vez que passei uma declaração IRS.

Alguém me pode ajudar?

Obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não podes constar como dependente numa declaração (imagino que dos teus pais?) e aparecer como titular noutra...

Os teus rendimentos deviam ter sido englobados na declaração que os teus pais meteram. Ou, se forem de montante suficiente que impeça de serem declarados como rendimentos de um dependente, tu nem sequer deverias ter constado na declaração dos teus pais.

O melhor é irem o mais depressa possível às finanças desembaraçar esse nó - creio que isso agora não vai lá só pelo portal das finanças, requer mesmo intervenção manual, porque uma das declarações vai ter de ser anulada...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, já previa isso.

Eu tinha avisado o meu pai que sendo dependente deveria ter que anexado o anexo b à declaração dele mas entretanto foi o "guarda-livros" tratou disso e só depois é que tratei da minha.

Sabe se tenho de levar alguns documento específicos e se basta eu ir às finanças ou o meu pai também tem de ir?

Obrigada!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Eu tinha avisado o meu pai que sendo dependente deveria ter que anexado o anexo b à declaração dele mas entretanto foi o "guarda-livros" tratou disso e só depois é que tratei da minha.

Sabe se tenho de levar alguns documento específicos e se basta eu ir às finanças ou o meu pai também tem de ir?

Para anular a tua bastas tu, suponho eu.

Para corrigir a outra têm de ser os titulares dessa outra declaração.

Se a tua for anulada, e se o teu pai meteu a dele há menos de 30 dias, até pode ser que possa meter a declaração de substituição sem problemas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite!

Encontro me exatamente na mesma situação! Sabem me dizer então o que fazer? é preciso anular uma ou outra?

É possivel fazer isso via portal das finanças ou é mesmo necessário presencialmente numa repartição?

Encorre em algum tipo de 'coima'?

Obrigado desde já por todas as respostas :)

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na minha declaração associei as despesas da minha filha como dependente e estudante que foi até Julho 2014. A partir desse mês começou a trabalhar e tornou-se independente. Por este facto, ela apresentou também uma declaração de IRS em seu nome com as suas depesas e rendimentos que teve a partir de Julho.

Nesta situação parece-me ser perfeitamente normal e natural!

Ora para a AT, a minha filha acaba de ser notificada pelas mesmas  "irregualridades" inidicadas acima aidna que isso corresponda exatamente á realidade da vida!

Então se se em vez de apenas iniciar a sua atividade profissional se tivesse casado?

Eu teria de colocar o casal como meus dependentes visto que durante pelo menos metado do ano ela esteve a meu cargo ou simplesmente não contava para nada?

Alguém me pode dizer o que está mal ou o que deveria ter sido feito para evitar esta situação?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Julgo que o que conta é a situação a 31 de dezembro do ano a que respeita o IRS.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por favor... isto dos erros a corrigir no IRS 2015 tambem me baralha. Entreguei via electronica, foi validade e recebo informaçao para corrigir o erro E09 que não sei o que fazer. Queiram ajudar-me, por favor

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 4 horas, Visitante Luis Cavacas disse:

Por favor... isto dos erros a corrigir no IRS 2015 tambem me baralha. Entreguei via electronica, foi validade e recebo informaçao para corrigir o erro E09 que não sei o que fazer. Queiram ajudar-me, por favor

Tens de corrigir alguma coisa no anexo E.

Qual é a descrição do erro? Ajuda os outros a ajudarem-te, por favor...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite. Na declaração de irs da minha mãe, que foi entregue via internet, veio agora com o erro E09  - Nif do conjuge existe noutra dr como dep, dep.gconj, afilh/tit, conjuge outro agreg.

A situação é a seguinte, a minha mãe casou em 2015, mas no final desse mesmo ano separou-se e agora está á espera do divorcio, por isso fez o irs, mas não o fez em conjunto com o ex-marido, mencionou ser casada, pois no final de 2015 ainda era casada, mas colocou que o irs não era em conjunto. Como posso corrigir este erro, já dei tanta volta para corrigir o erro e não sei onde procurar.

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 8 horas, Visitante NunoRainho disse:

Boa noite. Na declaração de irs da minha mãe, que foi entregue via internet, veio agora com o erro E09  - Nif do conjuge existe noutra dr como dep, dep.gconj, afilh/tit, conjuge outro agreg.

Ter-se-á dado o caso de o ex-marido ter metido declaração conjunta? (usando a password da tua mãe)? A ser o caso, a solução passa por anular uma das duas declarações...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Noite Sr.Paulo. O ex-marido da minha mãe não tinha como saber a password da minha mãe, sou sempre eu que lhe faço o irs, todos os anos e nunca lhe facultei a password. Eu acho que o que aconteceu, é que ele deve ter feito a declaração individual, mas usou a morada de uma casa que tem noutra localidade, que era a casa dele, antes de ir viver com a minha  mãe e eu ao fazer o irs da minha mãe coloquei a morada onde eles viviam.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Reli melhor a descrição do erro e, realmente, não é isso que lá diz:  E09 - Nif do conjuge existe noutra dr como dep, dep.gconj, afilh/tit, conjuge outro agreg.

O que lá diz é que o NIF que ela declarou como cônjuge surge noutra declaração como dependente ou como cônjuge de outra pessoa. A parte do dependente acho difícil (a menos que ele tenha deficiência e voltado para casa dos pais). Se o divórcio ainda não saiu, ele também não pode ter voltado a casar (embora, em teoria, isso não o impeça de indicar outra pessoa como cônjuge na declaração de IRS). Também se pode ter dado o caso de te teres enganado no NIF dele...

O melhor é mesmo ela contactar o ex-marido para tentarem perceber o que se passou e quem tem de corrigir a declaração. A morada diferente, por si só, não devia ser a causa (até porque, que me lembre, nunca houve obrigação fiscal de os casados morarem juntos - já agora, o estado civil foi indicado como separado de facto?). Se não chegarem a nenhuma conclusão, o melhor é contactar as Finanças...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor