pedropb

Morada fiscal

5 publicações neste tópico

Boa tarde a todos.

Antes demais não sei se este é o local correcto para colocar esta questão . Se não for peço desculpa.

Em breve irei casar e eu e a minha namorada estamos com uma duvida relacionada com a futura morada fiscal.

Acontece o seguinte: ela tem a morada fiscal e restante documentação em lisboa . Essa morada é de um apartamento onde ela ainda tem uma pequena hipoteca.

O nosso objectivo é viver no alentejo numa casa herdada de familiares pois trabalhamos os 2 em Évora e somos de lá. Mas temos a duvida se ela , por causa da hipoteca da casa de Lx , pode mudar o domicilio fiscal . É possível ? Quais as consequências sobre a hipoteca do apartamento de LX ? Terei eu que mudar o meu domicilio fiscal  para LX vivendo os 2 no Alentejo ? É possível estarmos casados e termos domicilio fiscal diferente ?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podem estar casados e terem domicílio fiscal diferente, sem problemas.

Em princípio também não haverá problema relativamente à hipoteca caso a morada fiscal seja alterada (podem sempre confirmar com o banco).

Agora, tudo o que seja benesse que ela tenha por ter lá a morada fiscal desaparece se ela a mudar para Évora (assim de repente ocorrem-me a eventual isenção do IMI e a dos juros com o empréstimo se ele for anterior a 2011).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta .

Sim , a casa é anterior a 2011 e o nosso problema será mesmo por causa dos juros do empréstimo.

Mas para ela continuar a ter a morada fiscal em Lx e depois de casarmos eu não tenho obrigatoriamente de mudar nada ? Eu pensava que sim . Que um de nos tinha de mudar.

Isto levanta-me outra duvida . Quando se diz " ....mudar a morada fiscal " estamos a falar apenas disto ou é mudar tudo: CC, carta condução , SS...cartão de eleitor . É que não faz muito sentido eu mudar isso tudo para Lisboa se a nossa intenção é viver em Évora .

É possível ter a morada fiscal em lisboa e votar em Évora  ;) ?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Sim , a casa é anterior a 2011 e o nosso problema será mesmo por causa dos juros do empréstimo.

Mas para ela continuar a ter a morada fiscal em Lx e depois de casarmos eu não tenho obrigatoriamente de mudar nada ? Eu pensava que sim . Que um de nos tinha de mudar.

Duas pessoas podem estar casadas e, pelos mais diversos motivos, não morarem juntas (por exemplo, se uma delas for transferida do Porto para o Faial, não é por viverem com um oceano pelo meio que deixam de estar casadas; pode ser complicado mas há quem viva anos nessa situação).

Isto levanta-me outra duvida . Quando se diz " ....mudar a morada fiscal " estamos a falar apenas disto ou é mudar tudo: CC, carta condução , SS...cartão de eleitor . É que não faz muito sentido eu mudar isso tudo para Lisboa se a nossa intenção é viver em Évora .

É possível ter a morada fiscal em lisboa e votar em Évora  ;) ?

A morada fiscal hoje em dia coincide com a do cartão do cidadão que coincide com a do local de voto. Eu concordo contigo que não faz sentido mudares a tua morada para Lisboa.

Aliás, acho que se deviam de estar a perguntar é se não faz sentido ela mudar a morada dela para Évora - aquilo que deduzem com os juros do empréstimo é assim tanto que valha a pena arriscar deixar passar um prazo porque uma qualquer notificação foi para Lisboa e só a viram 3 meses depois do que era suposto? Ou que, para ela votar, tenha que ir de propósito a Lisboa?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas .

Fiquei mais esclarecido ! 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead