Zafa

Fornecedor Energia Simples - Tarifários Flex compensam?

12 publicações neste tópico

Primeira questão, alguém já é cliente da Energia Simples que possa dar o seu testemunho?

Eu estive a analisar o site deles e do OMIE, e enviei-lhes o seguinte mail,

Percebi que a Potência Contratada (Termo Fixo) é de 0.1405€/dia o que ao final do mês dá um valor de 4.07€ fixo na factura que é o que paga na meu actual fornecedor de energia.

Contrariamente à maioria dos fornecedores, vocês não tem um precário fixo para a energia mas sim um preçário composto por uma componente fixa que é o spread, e que varia de acordo com o tarifário escolhido, e depois tem uma componente variável que acresce ao spread e que é calculada de acordo com o OMIE.

Tanto quanto julgo ter percebido da leitura do site, o Flex online e o Flex são iguais no caso do Flex Max o termo fixo é mais caro 0,002€ que nos outros 2, ou terei compreendido mal?

Outra grande dúvida reside no cálculo do valor da componente energética que acresce ao Spread e que até hoje sempre paguei mensalmente e nas operadores em que já fui cliente é tum valor fixo. É feita uma média diária, semanal, mensal?

Poderá acontecer o caso de apenas pagar o TF+Spread quando a energia for a custa zero, como já acontece por vezes na Espanha (http://www.pouparmelhor.com/noticias/electricidade-ao-minuto/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=facebook&utm_campaign=Feed%3A+PouparMelhor+%28Poupar+Melhor%29)?

É possível consultar o preçário por exemplo dos últimos 6 meses para ter uma ideia, do valor KW/h, cobrado?

Em suma o Termo fixo é o mesmo para todos os tarifários, o Spread varia consoante o tarifário escolhido, o preço da energia é o mesmo para todos os tarifários variando conforme o valor do mercado Ibério que é apresentado no OMIE.

Será que estou a perceber isto bem?

Exemplo teórico, se por exemplo tiver o tarifário Flex on-line, e num dia o valor da do MW for de 100€, significaria que o Kw estaria a 0.11€, a este valor acresceriam os 0.010€ do Spread mais os 0.1405 do TF, dando um valor diário por Kw s/IVA de 0.2505€?

Exemplo prático, no site do OMIE, para os primeiros 5 meses de 2015, o preço do MW esteve nos 60,168€, ou seja para o mesmo Flex Online, eu pagaria na factura final s/IVA um valor de 0,2107€ pelo Kw/h??

Se alguém poder deixar aqui o seu testemunho, agradeço.

Existe um operador que tem um preçário que se inclina muito ligeiramente para este sistema que é a Luzboa, julgo que a diferença principal no funcionamento é que a Luzboa faz um acerto ao final dos 12 meses, podendo haver devolução de até 50% do valor da energia e apenas da energia consumida por nós, se verificadas determinadas condições por parte da empresa.

Para as minhas contas dos valores que apresento €/KwH, é o valor da energia obtido o OMIE mais o spread de 0.01€ do tarifário Flex Online. Apenas o valor dos MwH é valor liquido tirado do OMIE. A estes valores depois para a fatcura final há que somar o valor diário de 0.1405€ da potencia contratada que ao final do mês dá coisa de 4.22€.

No caso da Energia Simples, o valor mensal irá variar consoante o custo da energia no mercado ibérico, uns dias para cima outros para baixo, mas pela análise que fiz, o preço em média é muito mais em conta do que qualquer outra operadora!

Pelo que vi dos valores mensais entre Jul/2009 e Maio/2015 encontra-se,

Média -> 51,5660€ o Mw que equivale a 0.0616€/KwH

Máximo em Dezembro 2013 -> 81.67€ o Mw que equivale a 0.0917€/KwH

Mínimo em Agosto 2009 -> 4.017€ o Mw que equivale a 0,0140€/KwH

Sendo que em 2014 ficou-se por 0,0605€ a média do Kwh enquanto o valor mais baixo foi de 0.0433€/Kwh em Fev., e o mais alto de 0.0802€/Kwh em Sep.

Ou seja, no mínimo, mensalmente pouparia 0,0802€/Kwh comparativamente ao meu preçário de 2014 e pouparia 0,0669€ por KwH face ao meu actual tarifário!

Mesmo tendo em conta o valore mensal mais alto registado em Dez/2013, face ao meu actual fornecedor teria ainda assim uma poupança de 0.0554€! 8) 

Fica aqui uma imagem duma tabela com o valor médio de 2014, que talvez seja de mais fácil leitura!

test.jpg

Isto se o meu raciocínio estiver correcto!

Será este sistema muito mais transparente, sobre a formação dos preços e o valor real que pagamos? Ou será que percebi isto tudo mal! :o

Página principal do Omie: http://www.omie.es/pt/inicio

Página do Omie para consulta das cotações: http://www.omie.es/files/flash/ResultadosMercado.swf

Página da Energia Simples: http://www.energiasimples.pt/

Página da LuzBoa: http://luzboa.pt/

Último EDIT foi para corrigir os valores €/Kwh, e para acrescentar uma imagem de uma tabela com a comparação.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Confesso que fiquei perdido nas contas. Que fornecedor é que tem que cobra mais de 0.20 por kWh?

É que valores dessa ordem de grandeza só não são um roubo descarado se se referirem à hora de ponta do tri-horário.

Também não percebo como fez a conversão do MWh para kWh. Na minha escola era apenas dividir por 1000. Está já a incluir os custos de acesso à rede e demais fatores de cálculo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Actualmente tenho YLCE, cobra 0.1234€/dia pela potência contratada de 3.45KVa e 0.1471€/Kwh, se eu por dia só consumir 1Kw, vou pagar os 0.1234+0.1471=0.2705€ de custo diário s/IVA, fora todas as restantes taxas e taxinhas da factura.

Ora tanto quanto percebo na Energia Simples para o tarifário Flex Online, para a média mensal de 2014, pagaria um Spread fixo de 0.01€ ao qual terei de somar a energia gasta e depois ainda acrescentei os 0.1405€ da Potência contratada.

Em 2014 o preço médio por MWh foi de 54.90€ o que dá 0.0549€/Kwh, somando o spread de 0.01€/Kwh, dá 0.0649€/Kwh, somando o valor fixo diário de 0.1405€ correspondentes à potência contratada, resulta num valor diário para um consumo de 1Kw de 0.2054€/Kw!

No meu caso que tive emm 2014 consumo médio diário de 4,5 Kw, teria uma conta da luz diária de (4,5*0.0649)+0.1405=0.43255€ de luz.

Não estou a fazer bem as contas? Ou estou a complicar demasiado?

Será que por aqui se percebe melhor o meu raciocinio? test.jpg

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que não podes fazer é somar a potência contratada (valor fixo em €/dia) ao preço do KWh (€/KWh) e depois dizer que isso é preço diário por KW. Porque, como mostras na última conta que apresentas, se gastas 4,5KWh não vais pagar 4,5 vezes esse valor...

Eu acho que complicavas menos se mantivesses sempre os dois valores separados e só os somasses quando pretendes falar de preço final (e aí são €, não são €/KW)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já fiz a correcção do post inicial. Alguém me pode confirmar se o raciocínio está correcto e se estes tarifários poderão ser interessantes para o consumidor doméstico?

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há algo muito importante que lhe está a escapar. O valor do kWh não é apenas OMIE + spread.

Veja aqui: http://www.energiasimples.pt/pdfs/Simples-TermosPlanoFlexMax-v1.pdf~

Preço da energia = Tarifa de acesso à rede + ( Tarifa variável OMIE + Custo do gestor do sistema) x (1 -coeficiente de perdas) + Spread

Não sei que valores têm todos estes factores, mas por exemplo o acesso às redes pode chegar aos 0,06€/kWh dependendo da hora. Cheira-me que a poupança pode ser muito pouco significativa, se existir.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há algo muito importante que lhe está a escapar. O valor do kWh não é apenas OMIE + spread.

Veja aqui: http://www.energiasimples.pt/pdfs/Simples-TermosPlanoFlexMax-v1.pdf~

Preço da energia = Tarifa de acesso à rede + ( Tarifa variável OMIE + Custo do gestor do sistema) x (1 -coeficiente de perdas) + Spread

Não sei que valores têm todos estes factores, mas por exemplo o acesso às redes pode chegar aos 0,06€/kWh dependendo da hora. Cheira-me que a poupança pode ser muito pouco significativa, se existir.

Então de acordo com o que está na Pág.3 do documento (http://www.erse.pt/pt/electricidade/tarifaseprecos/2015/Documents/PrecosAcesso_2015.pdf) para uma instalação de 3.45KVa, o preço da,

- Potência contratada é 0.1234€/dia=3..75€/mês;

- Energia activa para a tarifa simples é 0.0921€/kWh

Perfis de Perdas na ERSE a média para 2015 é de 0.075415%! (http://www.erse.pt/pt/electricidade/regulamentos/relacoescomerciais/Documents/SubRegulamenta%C3%A7%C3%A3o/Anexo%20I%20Perfis%20de%20Perdas%202015.xls)

A tarifa de acesso à rede, não é a mesma para todos os fornecedores que me venderem electricidade?

Agora o resto estou completamente à nora!

Estou à espera que me contactem para ver se me explicam estes valores!

cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O valor de acesso às redes é independente do comercializador, mas nos tarfários fixos esse valor vem incluído no preço por kWh. Logo enquanto na YLCE o kWh custa 0,147€/kWh incluindo todos os custos, nesse tarifário variável tem de se adicionar todas as parcelas.

Por exemplo, numa fatura minha de um mês com consumo de 90kWh, o custo de acesso às redes foi 12,67€ nesse mês (parte do custo de acesso está no termo fixo, logo não basta dividir esse valor pelos kWh consumidos).

Para além disso, temos de nos lembrar do seguinte. Se a mesma companhia dá a opção de um tarifário fixo e um variável, não faz muito sentido que numa média anual haja diferenças substancais entre um e outro. Ao estabelecer um tarifário fixo, certamente que a empresa faz cálculos detalhados relativos aos custos da energia ao longo do ano de forma a apresentar um preço ao cliente que seja atrativo para este e proveitoso para a empresa. E olhando para o tarifário fixo da energia simples não é nada de excepcional, sendo significativamente mais caro que o da YLCE. Logo custa-me a crer que o tarifário flex seja assim tão vantajoso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caros amigos,

As perdas em BT chegam aos 16% (é a soma da AT + MT + BT).

Este flex é muito perigoso para o doméstico.

Em 2015 o preço no mercado está altíssimo em relação ao ano passado. Provavelmente até vão pagar mais do que no mercado regulado.

Eu estou na Luzboa e até considerei o indexado 50/50 mas a devolução que eles fazem só interessa a quem tenha muito consumo.

optei pela tarifa simples no tarifário online.

Abraços e boas contas

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depois de uma análise estudada em vários sites acabei por mudar para a comercializadora LUZBOA e optei pelo tarifário Luzboa. Estava indeciso entre estes e a YLCE, mas depois de ler algumas opiniões negativas sobre a YLCE (atraso na facturação, facturas que nunca chegam ao cliente, apoio ao cliente que deixa a desejar, entre outros..) decidi mudar para a Luzboa, visto que é o segundo mais barato fazendo uma simulação no site da ERSE.

Já sou cliente desde Março e recomendo!

Óptima facturação e um atendimento ao cliente impecável.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caros amigos,

As perdas em BT chegam aos 16% (é a soma da AT + MT + BT).

Este flex é muito perigoso para o doméstico.

Em 2015 o preço no mercado está altíssimo em relação ao ano passado. Provavelmente até vão pagar mais do que no mercado regulado.

Eu estou na Luzboa e até considerei o indexado 50/50 mas a devolução que eles fazem só interessa a quem tenha muito consumo.

optei pela tarifa simples no tarifário online.

Abraços e boas contas

No tarifário flex nunca se paga mais do que no mercado regulado. Tem lá na indicação no método de cálculo que o valor máximo cobrado pela energia é igual ao do comercializador de último recurso (mercado regulado).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Da Energia Simples, ainda não obtive resposta qualquer resposta!

No entanto pelo feedback cá do fórum, não parece ser uma opção de grande interesse.

Por isso até que apareça algo melhor vou-me manter na YLCE, já que é a mais barata do mercado e desde Mar./2015 tem estado tudo a correr normalmente.

Cumps.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead