NunoMC

Fixa ou Variavel

8 publicações neste tópico

Boas

Estou indecisso se me devo meter num credito habitação a 30 anos de taxa fixa ou variavel.

Qual sera a melhor?

Cumps.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

30 anos e´ muito tempo para alguem poder dizer com segurança se uma e´ melhor que a outra...

O Pedro escreveu sobre isso no blog ha´ algum tempo: http://www.pedropais.com/taxa-fixa-a-opcao-certa-763.html

Pessoalmente, se a taxa fixa andasse perto dos 3%, acho que era de aproveitar - mesmo pagando um pouco mais hoje, no futuro, quando as taxas subirem, sabias com o que contar. E talvez ficasses mesmo a ganhar com isso...

Outra variavel e´ a forma como pretendes liquidar o emprestimo. Se pensas levar os 30 anos a pagar nao ha muita diferença entre as duas. Se pensas pagar tudo em 10 anos, por exemplo, `a custa sobretudo de amortizaçoes antecipadas, ou trocar de casa daqui por uns anos e ter que liquidar este emprestimo para te meteres noutro para a casa nova, entao esquece a taxa fixa - os bancos cobram uma comissao demasiado elevada nesse caso que deitaria quaisquer eventuais ganhos por terra...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu continuo aconselhar aos meus clientes a euribor 3M de qualquer forma já começa a ser aliciante a taxa fixa mas tem em atenção ao que o Paulo disse sobre a questão da amortização é uma diferença de 1,5%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, se as fixas andassem pela ordem dos 3,5% eu nem olhava para tras, mas ainda esta semana aprovaram-me um credito com taxas nos 4,75%.

Assim, antes quero a Euribor 3M (prestação Fixa).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, se as fixas andassem pela ordem dos 3,5% eu nem olhava para tras, mas ainda esta semana aprovaram-me um credito com taxas nos 4,75%.

Assim, antes quero a Euribor 3M (prestação Fixa).

taxas fixas ontem:

[table][tr][td] [/td][td] 2 years [/td][td] 5 years [/td][td] 7 years [/td][td] 10 years [/td][td] 15 years [/td][td] 30 years [/td][/tr]

[tr][td] [/td][td] 2,02 [/td][td] 2,71 [/td][td] 3 [/td][td] 3,31 [/td][td] 3,65 [/td][td] 3,39[/td][/tr][/table]

só a 15 anos está acima dos 3,5%.

os 4,75% q referes é com o spread ou então não estás a falar de taxas swap.

cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que me adiantaram (e se calhar com razão) é que as taxas fixas não variam na mesma proporção que as taxas swap.

As taxas swap são puramente indicativas e orientativas para que os bancos fixem as suas próprias taxas fixas.

Se repararem, dificilmente encontrarão ou identificarão o spread associado aos créditos com taxas fixas. Eu pelo menos tenho aqui uma carta de aprovação para uma situação dessas e não mencionam nenhum spread.

Mencionam sim as TAE, TAEG.

Alguém me contou que o BPI, cobra um "spread"(vou chamar assim, pois é o ganho do banco na operação) de 1% nas taxas fixas. Verdade ou não, vá-se lá saber...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qd estudei o meu crédito o que consegui descobrir foi que os bancos aplicam sobre a taxa swapp um valor (que só o banco sabe. No caso da CGD somam à swapp sensivelmente mais 0,4%. Esta semana a taxa fixa da CGD a 30 anos era de 3,70%. O que penso que é muito bom!).

A este valor da taxa fixa que cada banco tem e que diferem ( O Barclays acho que aplica a taxa swapp do dia enqt a caixa faz uma média todas as semanas e acrescenta mais uns pozitos) acresce igualmente um spread.

CGD - http://www.cgd.pt/Particulares/Taxas-Juro/Pages/Credito-Habitacao.aspx

Barclays:

Taxas swap(1) cotações do dia 12-3-2009

Taxa Swap a 2 Anos: 1,989%

Taxa Swap a 3 Anos: 2,279%

Taxa Swap a 4 Anos: 2,536%

Taxa Swap a 5 Anos: 2,741%

Taxa Swap a 10 Anos: 3,387%

Taxa Swap a 15 Anos: 3,714%

Taxa Swap a 20 Anos: 3,810%

Taxa Swap a 25 Anos: 3,647%

Taxa Swap a 30 Anos: 3,467%

(1) O valor do indexante resulta da cotação diária da Taxa Swap, na Base 360 dias, arredondada à milésima. O valor da taxa a vigorar em cada Contrato é a cotação observada no dia útil anterior à data da celebração da Escritura e o seu valor manter-se-á fixo durante os primeiros 2, 3, 4, 5, 10, 15, 20, 25 e 30 anos (período de taxa fixa escolhido). A Taxa Swap a 2, 3, 4, 5, 10, 15, 20, 25 e 30 anos é divulgada diariamente na página da Reuters ISDAFIX2, por baixo da referência “Euribor Basis” e por cima da referência “11:00 AM FRANKFURT”. Poderá obter mais informação no endereço www.isda.org.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A taxa fixa que me queriam contratar era referente ao dia 26/FEV e cifrava-se em 4.75, portanto é fácil ver qual o ganho (segundo o teu ponto de vista).

Ao balcão garantiram-me que as taxas swap não eram a base de calculo das taxas fixas praticadas.

De qualquer das formas, optei pela variável.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead