elitegroup

Penhora em lista de espera...

5 publicações neste tópico

Um conhecido deve-me dinheiro e como não paga vou entrar como uma execução já que o documento feito é titulo executivo. Sei que ele só tem um imóvel em nome dele, que tem uma penhora devido a uma divida á segurança social de 10.000€.

Vou ficar em lista de espera na penhora certo? Qual é o processo mais rápido para resolver o problema? Imagino que esteja a pagar aquilo a prestações, sendo assim vai levar uma eternidade até chegar á minha vez. Conhecem alguma maneira? Por exemplo eu pagar a divida á segurança social.

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, se penhorares o imóvel a SS tem prioridade. Mas essa prioridade tem a ver com a execução - caso o imóvel seja vendido, o dinheiro vai primeiro para a SS e só depois para ti. Mas o imóvel deve dar para pagar aos dois, não?

Se ele está a pagar à SS em prestações é pouco provável que a SS execute a penhora. Mas isso não quer dizer que o não possas fazer tu.

Não estou a ver em que é que assumires a dívida da SS te vai fazer receber mais cedo - começas por perder mais 10.000€ primeiro (e sem garantias que tos paguem) que tens de receber também para compensar. A menos que cobres juros mais baixos que a SS, não vejo em que é que isso te vá fazer mais feliz mais depressa... Não seria melhor pôr esses 10.000€ a render para ti?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim dá para pagar os dois. Mas eu estando a seguir á Segurança social posso executar a penhora se der para as duas despesas ou tenho sempre que esperar que pague a divida á SS?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim dá para pagar os dois. Mas eu estando a seguir á Segurança social posso executar a penhora se der para as duas despesas ou tenho sempre que esperar que pague a divida á SS?

Acho que sim, que podes executá-la. O facto da SS estar primeiro quer dizer que, quando houver dinheiro resultante da execução (quando o imóvel for vendido) a dívida da SS é paga antes da tua. Mas se, como dizes, dá para pagar as duas dívidas, até ainda vai sobrar dinheiro para entregar ao devedor.

Não sei o tipo de relação que tens com o devedor, mas podes avisá-lo que estás a pensar penhorar e executar a penhora e dar-lhe a oportunidade de tentar vender o imóvel (ou outros bens) pelos próprios meios. É normalmente mais rentável que deixar ir a coisa a leilão e ele sempre é capaz de sair menos prejudicado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então mas antes de ser vendido ele não tem de ser notificado pelo agente de execução?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor