S1700

Mediação imobiliária vs anúncio em nome pessoal

13 publicações neste tópico

Boa tarde,

Estou a tentar vender a minha casa e deparei-me com a seguinte situação:

Estabeleci contrato com várias imobiliárias locais e, por isso, não tenho exclusividade com nenhuma. Tenho até a casa à venda a título pessoal através de um site do ramo, sendo que aqui o valor é mais baixo do que nas imobiliárias, já que estas cobram comissão.

A questão é que uma pessoa que primeiro estabeleceu contrato com uma imobiliária e, face ao preço, acabou por não ficar interessada, posteriormente encontrou o site onde anuncio a venda e contactou-me directamente.

Não sei o que fazer. Por um lado não me sinto a fazer nada de errado já que o anúncio está à vista de qualquer um, mas tenho medo das implicações que ter havido um primeiro contacto por uma imobiliária possa trazer (se é que estas existem).

Alguém me sabe ajudar?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que diz o teu contrato com a imobiliária?

Há quanto tempo foi a primeira visita?

Não sei se há algum problema legal (ético eu diria que há). Mas diria que a existir, deve partir do contrato que celebraste com a imobiliária...

Podes tentar também colocar a questão ao Instituto da Construção e do Imobiliário que é quem regulamenta o sector.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O contrato diz o normal: que a angariação é deles.

A visita aconteceu em Janeiro, creio eu, e na altura não gerou interesse. Não só pelo mau trabalho da representante da imobiliário (que para o caso é irrelevante) mas especialmente pelo preço.

O facto é que o interessado continuou a procurar casas e voltou a encontrar a minha mas desta vez pelo anúncio pessoal que tenho na net. Isto poderia ter acontecido mesmo que nunca tivesse existido contacto com a imobiliária, daí a minha dúvida.

O que diz o teu contrato com a imobiliária?

Há quanto tempo foi a primeira visita?

Não sei se há algum problema legal (ético eu diria que há). Mas diria que a existir, deve partir do contrato que celebraste com a imobiliária...

Podes tentar também colocar a questão ao Instituto da Construção e do Imobiliário que é quem regulamenta o sector.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depende do contrato que tens com a imobiliária...

Mas no meu ponto de vista sem não tens exclusividade com a imobiliária, não vejo mal nenhum.

No meu caso, aconteceu me o mesmo, no meu caso era para arrendamento, as condições no contrato apenas dizia que a imobiliária tinha direito a comissão no caso de fechar contrato com alguém, como não o consegui fazer...

E no meu caso sempre fui livre para arrendar por conta própria ou através de outras imobiliárias... No meu ponto de vista, quem conseguir fechar o contrato é que fica a ganhar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu acho que alguma coisa tem de proteger a imobiliária, senão o que não faltaria por aí seria gente a ir ver imóveis com a imobiliária e depois voltar para negociar pessoalmente um preço mais baixo com o vendedor, sem pagar a comissão à dita.

Agora, a dúvida é até quando é que se considera que aquela pessoa foi lá parar pela imobiliária? E, no limite, se a imobiliária vier a descobrir que era a mesma pessoa, se tem legitimidade para vir cobrar a comissão pela venda ou não?

Eu começava por pôr tudo em pratos limpos com o potencial comprador e saber se ele está disposto a assumir alguma penalização no preço caso a imobiliária venha pedir a comissão. E, por outro lado, coloca a questão a quem está no ramo como uma das outras imobiliárias (já que disseste que trabalhas com várias) ou o INCI...

Quando eu andava à procura de casa, contactei várias imobiliárias e não me lembro de me terem pedido os dados para registo (pode uma ou outra tê-lo feito mas não me lembro). E aconteceu-me de ir ver uma casa à venda pelo próprio que depois, quando contactei novamente, já estava com a Remax e teria que fazer o negócio por eles (não fiquei lá mas foi por outros motivos); e também me aconteceu de uma imobiliária me ir mostrar uma casa que já outra imobiliária me tinha mostrado antes - eu chamei a atenção para o facto assim que lá chegámos mas só quando o vendedor mencionou o mesmo é que ele pareceu desistir da ideia de ma vender - claramente o vendedor não tinha exclusividade com nenhuma delas, mas não ia fechar negócio com a segunda depois de eu ter aparecido lá através da primeira.

Acabei por comprar diretamente a particular uma casa que nenhuma imobiliária me mostrou (e com a qual estou mesmo muito contente) por isso acabei por nunca pensar muito na questão aqui colocada. Mas pondo-me do outro lado, repito - alguma coisa tem de proteger a imobiliária também... a dúvida é, até quando...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que o pode proteger a imobiliária é ela não dar os contactos directos do proprietário, para que não promova contactos directos. Mas se não há exclusividade e o proprietário faz o seu próprio anúncio, este acaba por ser quase uma "imobiliária rival". Se é perfeitamente legítimo num caso destes duas imobiliárias mostratem a mesma casa, porque não um particular e uma imobiliária poderem fazer o mesmo.

Ou pondo isto de outra forma. Se visitamos uma casa com uma imobiliária nº1 e depois voltamos a ver a mesma casa pela imobiliária nº2 (mas que cobra menos comissões que a nº1), é repreensível optar pela nº2?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu acho que alguma coisa tem de proteger a imobiliária, senão o que não faltaria por aí seria gente a ir ver imóveis com a imobiliária e depois voltar para negociar pessoalmente um preço mais baixo com o vendedor, sem pagar a comissão à dita.

Agora, a dúvida é até quando é que se considera que aquela pessoa foi lá parar pela imobiliária? E, no limite, se a imobiliária vier a descobrir que era a mesma pessoa, se tem legitimidade para vir cobrar a comissão pela venda ou não?

Eu começava por pôr tudo em pratos limpos com o potencial comprador e saber se ele está disposto a assumir alguma penalização no preço caso a imobiliária venha pedir a comissão. E, por outro lado, coloca a questão a quem está no ramo como uma das outras imobiliárias (já que disseste que trabalhas com várias) ou o INCI...

Quando eu andava à procura de casa, contactei várias imobiliárias e não me lembro de me terem pedido os dados para registo (pode uma ou outra tê-lo feito mas não me lembro). E aconteceu-me de ir ver uma casa à venda pelo próprio que depois, quando contactei novamente, já estava com a Remax e teria que fazer o negócio por eles (não fiquei lá mas foi por outros motivos); e também me aconteceu de uma imobiliária me ir mostrar uma casa que já outra imobiliária me tinha mostrado antes - eu chamei a atenção para o facto assim que lá chegámos mas só quando o vendedor mencionou o mesmo é que ele pareceu desistir da ideia de ma vender - claramente o vendedor não tinha exclusividade com nenhuma delas, mas não ia fechar negócio com a segunda depois de eu ter aparecido lá através da primeira.

Acabei por comprar diretamente a particular uma casa que nenhuma imobiliária me mostrou (e com a qual estou mesmo muito contente) por isso acabei por nunca pensar muito na questão aqui colocada.

1. Mas pondo-me do outro lado, repito - alguma coisa tem de proteger a imobiliária também... a dúvida é, até quando...

1. A "proteção" tem o nome de "exclusividade". Não havendo exclusividade, qualquer um é livre de efetuar o negócio. Por isso é que havendo "exclusividade" há uma atenção acrescida ao imóvel. O mesmo não acontece quando não há exclusividade. Depende da "vontade" de vender ou da facilidade de venda do produto... Também é por isso que uma ou outra imobiliária só trabalha com "exclusividade", algumas partilham a "exclusividade" entre parceiros, outras trabalham com e sem "exclusividade" e outras trabalham sem "exclusividade".

No caso em apreço, tendo sido referido que não há qualquer exclusividade com qualquer imobliária, não percebo o "problema" do proprietário poder ou não vender diretamente o imóvel ao potencial interessado... A única questão "moral" é a de avisar as imobiliárias que o bem já foi vendido para estas retirarem das suas listas/portais...

Se o proprietário não sabe o que fazer, em termos processuais, ai então já se levanta um problema que pode ser facilmente resolvido. Mas não me pareceu que fosse esse o objetivo do autor deste tópico!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Se é perfeitamente legítimo num caso destes duas imobiliárias mostratem a mesma casa, porque não um particular e uma imobiliária poderem fazer o mesmo.

Ou pondo isto de outra forma. Se visitamos uma casa com uma imobiliária nº1 e depois voltamos a ver a mesma casa pela imobiliária nº2 (mas que cobra menos comissões que a nº1), é repreensível optar pela nº2?

Como disse, eu passei por uma situação dessas e fiquei com a sensação que ia haver chatices com alguém se eu optasse pela segunda... mas lá está, como não levei o negócio adiante, não posso confirmar...
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Pelo que li acho que voçê está à vontade para fechar negócio! Então era só o que faltava agora eu ter de indeminizar uma imobiliária por ir vender um bem que é meu, se fiz exactamente aquilo que eles fazem, ou seja, usam plataformas online para promover um imóvel e agora que alguém o contactou através do anúncio online não posso vender porque falei com algumas imobiliárias!! Se não tem exclusividade avançe porque as coisas são suas não são da imobiliária! Então imagine se cada vez que fosse vender um carro ou uma moto tinha de indeminizar um qualquer stand era só o que faltava... Aliás as imobiliárias fazem-me lembrar os agentes da bola, só fazem negócio com o que é dos outros... Se a casa é sua e aceitar a oferta o que as imobiliárias vão fazer?! Olha aquele senhor vendeu o que era dele e eu queria um bocadinho para mim!! Por amor da santa! Quando a imobiliária lhe ligar diz que já vendeu já não precisa deles porque vendeu pelos seus meios... Eu á cerca de um mês estive a arrendar o meu apartamento ligaram me para cima de 20 angariadores a dizer que com eles era mais seguro porque tinham base de dados e sabiam quem não pagava, etc e tal e que eram "mais melhor bons" o sr ou sra tem é de calçar os sapatos de todos os intervenientes e ver o que é melhor para cada uma das partes, claro que sendo angariador quer é receber a comissão! Relativamente ao meu apartamento arrendei sozinho, sempre que me ligaram disse que se fosse preciso os contactava para fazerem a promoção do imóvel... Vender casa hoje em dia em Portugal é complicado e agora se tem interessado e está preocupado com as imobiliárias tá tramado... Avançe com isso o quanto antes que as imobiliárias arranjam mais passado um dia ou dois para ficarem com a comissão. Quando vender vendeu e o que é que eles podem fazer?! Olha vendeu sem me pagar comissão mesmo eu não tendo exclusividade... Mais uma vez lhe digo não se preocupe com os outros quando os bens são seus! Se a imobiliária tivesse alguma percentagem da casa ou algum banco aí é que tinha de dar satisfações sendo seu faz o que quiser do seu bem seja, casa, carro, moto, barco, etc É seu e não dos outros.

Boa sorte no negócio e não se preocupe que é seu!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Pelo que li acho que voçê está à vontade para fechar negócio! Então era só o que faltava agora eu ter de indeminizar uma imobiliária por ir vender um bem que é meu, se fiz exactamente aquilo que eles fazem, ou seja, usam plataformas online para promover um imóvel e agora que alguém o contactou através do anúncio online não posso vender porque falei com algumas imobiliárias!! Se não tem exclusividade avançe porque as coisas são suas não são da imobiliária! Então imagine se cada vez que fosse vender um carro ou uma moto tinha de indeminizar um qualquer stand era só o que faltava... Aliás as imobiliárias fazem-me lembrar os agentes da bola, só fazem negócio com o que é dos outros... Se a casa é sua e aceitar a oferta o que as imobiliárias vão fazer?! Olha aquele senhor vendeu o que era dele e eu queria um bocadinho para mim!! Por amor da santa! Quando a imobiliária lhe ligar diz que já vendeu já não precisa deles porque vendeu pelos seus meios... Eu á cerca de um mês estive a arrendar o meu apartamento ligaram me para cima de 20 angariadores a dizer que com eles era mais seguro porque tinham base de dados e sabiam quem não pagava, etc e tal e que eram "mais melhor bons" o sr ou sra tem é de calçar os sapatos de todos os intervenientes e ver o que é melhor para cada uma das partes, claro que sendo angariador quer é receber a comissão! Relativamente ao meu apartamento arrendei sozinho, sempre que me ligaram disse que se fosse preciso os contactava para fazerem a promoção do imóvel... Vender casa hoje em dia em Portugal é complicado e agora se tem interessado e está preocupado com as imobiliárias tá tramado... Avançe com isso o quanto antes que as imobiliárias arranjam mais passado um dia ou dois para ficarem com a comissão. Quando vender vendeu e o que é que eles podem fazer?! Olha vendeu sem me pagar comissão mesmo eu não tendo exclusividade... Mais uma vez lhe digo não se preocupe com os outros quando os bens são seus! Se a imobiliária tivesse alguma percentagem da casa ou algum banco aí é que tinha de dar satisfações sendo seu faz o que quiser do seu bem seja, casa, carro, moto, barco, etc É seu e não dos outros.

Boa sorte no negócio e não se preocupe que é seu!

No essencial é isso mesmo.

Contrato imobiliário com exclusividade, estes têm uma comissão sobre o valor da venda, independentemente de terem sido eles, ou não, a efetuarem o negócio da venda.

Contrato imobiliário sem exclusividade, estes só têm direito a comissão se o comprador decidir comprar o imóvel através da imobiliária!...

Não havendo exclusividade, o vendedor, proprietário do bem, é livre de efetuar o negócio!...

Mas, por uma questão de bom senso, deverá alertar as imobiliárias/intermediários quando já não precisar destes!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Eu estou numa situação semelhante à descrita. Tenho contrato com 5 imobiliárias, todas sem exclusividade, como é óbvio. Em 5 meses, a principal (de renome internacional), trouxe apenas 3 visitas, e o trabalho da mediadora é francamente fraco. Sou eu que tenho que fazer a apologia do imóvel, e se eu não disser nada, nada se diz, porque a mediadora entra muda e sai calada... Além disso, está sempre a pressionar para baixar o preço e a dizer que a casa precisa de muitas obras, o que é completamente falso. Como é evidente, quem compra pode querer fazer remodelações para por ao gosto. Isso é uma coisa. Outra coisa seria a casa estar em mau estado, que não está.

Tendo dito isto, uma destas visitas mostrou bastante interesse pelo imóvel durante a visita. A mediadora informou-nos que esta visita gostou da casa, mas que estava indecisa e pendia mais para outra que "precisa de menos obras", palavras suas.

Duas semanas depois, esta visita viu o meu anúncio na internet, e telefonou, perguntando se era o mesmo imóvel que tinha visto. Eu confirmei, e informei-a que o preço no meu anúncio é outro, mas que como vieram ver a casa pela imobiliária, não sei como se poderá processar o negócio.

Há, porém aqui um pormenor: O contrato de 6 meses termina em breve. Eu já tinha decidido denunciar o contrato e vou, mesmo que esta visita não avance com qualquer proposta concreta.

A minha dúvida é esta: Tendo eu cancelado o contrato dentro do prazo legal, e tendo este findado normalmente, não posso vender a casa a esta potencial compradora só porque eles não apresentaram uma proposta durante a vigência do contrato? Sou obrigado a pagar a comissão?

Obrigado pelos esclarecimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não me parece ser assim tão linear como fazem crer, sei de algumas situações desses genero que estão em tribunal, se quem visitou assinou a ficha de visita da imobiliaria, se a imobiliaria quiser podem vir a ter problemas.

Cumprimentos,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A 14/03/2016 at 19:34, tenhoduvidas disse:

Boa tarde,

Eu estou numa situação semelhante à descrita. Tenho contrato com 5 imobiliárias, todas sem exclusividade, como é óbvio. Em 5 meses, a principal (de renome internacional), trouxe apenas 3 visitas, e o trabalho da mediadora é francamente fraco. Sou eu que tenho que fazer a apologia do imóvel, e se eu não disser nada, nada se diz, porque a mediadora entra muda e sai calada...

Há, porém aqui um pormenor: O contrato de 6 meses termina em breve. Eu já tinha decidido denunciar o contrato e vou, mesmo que esta visita não avance com qualquer proposta concreta.

A minha dúvida é esta: Tendo eu cancelado o contrato dentro do prazo legal, e tendo este findado normalmente, não posso vender a casa a esta potencial compradora só porque eles não apresentaram uma proposta durante a vigência do contrato? Sou obrigado a pagar a comissão?

Obrigado pelos esclarecimentos

Se o contrato é de exclusividade, pode ter problemas. Se não é de exclusividade, ganha a "comissão" quem primeiro o vender. Ora, como é do seu interesse rescindir com o contrato que efetuou com a imobiliária (Verifique a data efetiva em que o deve fazer. Nuns contratos podem dizer que deverá fazê-lo por escrito, 10 dias antes do fim dos 6 meses...) deixará de se preocupar com a questão das comissões...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead