Lelinho

4 dias á experiencia sem assinar contrato

9 publicações neste tópico

Boa Tarde,

Na semana passada fui a uma entrevista de emprego, e como correu bem, fiquei a trabalhar quinta e sexta feira á experiência, na qual me foi dito que me pagavam 20 euros por cada dia de experiência. Pediram-me para trabalhar mais outros 2 dias, ou seja :

Trabalhei, quinta, sexta, sábado e domingo ( há experiência ). 4 dias, o que davam 80 euros.

Quiseram que eu ficasse a trabalhar na empresa, mas infelizmente, por motivos pessoais não consegui aceitar. O trabalho era nocturno, durante a experiência só fiz tarde, e então era-me impossível aceitar.

Informei no dia a seguir, que não iria aceitar a proposta de emprego, e que aguardava o pagamento dos 80 euros. Não obtive qualquer resposta no momento, e hoje recebi uma mensagem da empresa a dizer :

"boa tarde, como não avisou com a antecedência de 4 dias, que não iria trabalhar mais, tivemos de marcar faltas não injustificadas, e como até já tínhamos feito descontos, não tem direito a receber nada, e ainda podemos lhe pedir uma indemnização"

Como isto é possível ? Não assinei qualquer contrato de trabalho, apenas preenchi uma folha da empresa com os meus dados ( nif cc e essas coisas ). O que posso fazer nesta situação ? Tenho direito a receber?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Trabalhaste, naturalmente tens direito a receber.

Durante o período de experiência qualquer uma das partes pode resolver o contrato sem pré-aviso e sem ter de apresentar qualquer justificação. Tem direito a receber o tempo trabalhado.

Informaste quem devias?

(tens que rever a tua cronologia, há aí qualquer coisa que não bate certo - pelo teu discurso parece ter-se passado mais de uma semana, mas então não começaste a trabalhar na semana passada...).

Insiste no facto de que te alteraram as condições de trabalho, que estás dentro do período experimental, que informaste que não pretendias seguir o contrato e que não vês como te podem marcar faltas depois de teres avisado que não ias continuar a trabalhar lá.

Denuncia o caso à Autoridade para as Condições do Trabalho - pode tratar-se de uma burla para obter trabalho de graça e deves denunciar o caso antes que outros caiam no mesmo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Obrigado pela rápida resposta. Sim de facto, enganei-me nos dias, espero que tenham compreendido.

Tentei ligar ao gerente, duas vezes, sem qualquer resposta. Decidi então mandar mensagem, tal como ele me tinha feito, a explicar a situação. Sabem me dizer onde por exemplo, esta na lei, que ele me é obrigado a pagar e que não me pode pedir qualquer indemnização ou algo do género.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu sei que queres proteger a empresa em causa... Mas acho que depois de teres resolvido a situação, deves publicar o nome da empresa e alertar outras pessoas para que não aconteça o mesmo.

Infelizmente, existe milhares de situações como a tua...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Sabem me dizer onde por exemplo, esta na lei, que ele me é obrigado a pagar e que não me pode pedir qualquer indemnização ou algo do género.
Ora aí está algo que te informam na ACT - a sério, contacta com eles...
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite, obrigado a todos pelas respostas. Trago novidades.

Recebi uma sms do dona da loja, a dizer que já tem o recibo com o valor para me pagar, e que posso passar no estabelecimento para assinar e receber.

Apenas vou lá sexta. A minha pergunta é... Vou assinar que recebi ? Será que ele me fez descontos ? Está no direito ?..

É que é o primeiro emprego, e acho desnecessário perder este "primeiro emprego" por 4 dias de desconto..

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Apenas vou lá sexta. A minha pergunta é... Vou assinar que recebi ? Será que ele me fez descontos ? Está no direito ?..

É que é o primeiro emprego, e acho desnecessário perder este "primeiro emprego" por 4 dias de desconto..

É o dever dele.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas, obrigado pelas respostas. Infelizmente não tive tempo de vir aqui, pois por motivos de força maior tive de me ausentar do país. Não estou em Portugal, então enviei o meu CC a um primo meu, para ele se dirigir ao local de trabalho para levantar o meu dinheiro.

Por espanto, foi-lhe dito que não podiam haver intermediários, que teria de ser eu a assinar o recibo e a levantar o dinheiro. Como eu posso fazer para ser o meu primo a levantar ? É que eu não venho a Portugal por menos nos próximos 6meses. e preciso do dinheiro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguém ajuda pff ? Cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor