Cardoso24

Acções

159 publicações neste tópico

Boas a todos,

Temos neste fórum muitos tópicos sobre DP´s, FI´s, Obrigações e até ETF´s.

No entanto acho que tirando outros instrumentos financeiros complexos, seria interessante ter um tópico para falar sobre acções de qualquer mercado.

Com este tópico seria interessante discutir estratégias  ;)

Como a maior parte deve investir no PSI20 (ou 18 e daqui a uns tempos 17 com a saída da Semapa), estou neste momento à espera de uma correcção maior para poder voltar a entrar.

Para mim as melhores são: JMT, CTT, Altri/Pti e EDPR (calminha mas sempre cumpridora ;))

PS- Caso alguém pretenda criar um tópico para forex, estarei bastante interessado, principalmente no par Eur/Usd ;D

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom tópico.

Já tive acções em várias ocasiões, mas sempre sem saber minimamente o que estava a fazer.

Por sorte não correu mal (mas também não correu por ai além...).

Neste momento não tenho nada directamente, só em fundos, mas confesso que tenho o bichinho de ir "brincar" para o mercado e fazer algumas experiências, por exemplo com 500€, numa perspectiva de curto prazo e aproveitando os preçários da DeGiro.

Algumas sugestões?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como a maior parte deve investir no PSI20 (ou 18 e daqui a uns tempos 17 com a saída da Semapa), estou neste momento à espera de uma correcção maior para poder voltar a entrar.

Mas porque é que supõe que a maior parte investe no PSI20? Eu não negoceio ações individuais, mas a fazê-lo começaria numa outra bolsa que não a portuguesa, que esta não é boa para principiantes. Com tão poucas cotadas é quase uma bolsa de brincar, como já alguém disse algures.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Exacto! Comissao por comissao, vale mais ir para uma bolsa americana ou assim...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

e tendo nós o background financeiro que temos realmente não parece a melhor opção investir em portugal. aliás, com o colapso do bes alguém dizia que era o fim do mercado de acções em portugal e eu de facto concordo com isso.. para além de uma bolsa a fingir, somos antes de tudo um país de brincalhões...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas porque é que supõe que a maior parte investe no PSI20? Eu não negoceio ações individuais, mas a fazê-lo começaria numa outra bolsa que não a portuguesa, que esta não é boa para principiantes. Com tão poucas cotadas é quase uma bolsa de brincar, como já alguém disse algures.

RuiCarlov, basta pensares que a maior parte investe em DP´s e escolhe investimentos baseado em opiniões, seja de amigos ou de PFA´s, explica-me, sinceramente se achas que alguém aconselhará a investir noutros mercados (USA, DAX, IBEX,etc...). Acho que faz todo o sentido aquilo que disse até porque pela proximidade e por "conhecerem" as empresas as pessoas sentem-se mais confiantes nisso.

Eu frequento grupos em que é assustador ver a quantidade de pessoas que tem tanto dinheiro em Banif´s e BCP´s...

Eu dei uma sugestão quem quiser comentar acções do CAC por exemplo, por mim está à vontade.  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Exacto! Comissao por comissao, vale mais ir para uma bolsa americana ou assim...

Isso depende dos montantes...

Na GB-Pro o mínimo são 14 USD (ou 12 não me recordo agora). É claro que as comissões numa corretora americana são largamente inferiores.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

e tendo nós o background financeiro que temos realmente não parece a melhor opção investir em portugal. aliás, com o colapso do bes alguém dizia que era o fim do mercado de acções em portugal e eu de facto concordo com isso.. para além de uma bolsa a fingir, somos antes de tudo um país de brincalhões...

Que é que queres dizer por background financeiro? Nem que isto aqui entrasse em "Default" oportunidades existem sempre, aqui ou na china.

Mas já que o pessoal gosta de comparar o nosso país, que tal olharem para a subida brutal que teve o MERVAL? Vão me dizer que a Argentina depois dos defaults merecia sequer 1€? As bolsas não funcionam assim.

Por fim, acrescento que não é só do lado longo que se ganha, existe o lado curto (short). Portanto o colapso do BES foi excelente para muitos  ;D  basta estarmos do lado correcto. Vejam a PT, alguém com ideias de entrar longo? É de fugir dela. Short Short há muito tempo!  ;)

Seja isto um País a brincar, seja isto uma fantochada, ainda existem boas empresas. Não vamos por tudo no mesmo saco. Os outros também não são muito melhores.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom tópico.

Já tive acções em várias ocasiões, mas sempre sem saber minimamente o que estava a fazer.

Por sorte não correu mal (mas também não correu por ai além...).

Neste momento não tenho nada directamente, só em fundos, mas confesso que tenho o bichinho de ir "brincar" para o mercado e fazer algumas experiências, por exemplo com 500€, numa perspectiva de curto prazo e aproveitando os preçários da DeGiro.

Algumas sugestões?

Boas Jaymz,

Tinha ideia pela forma que comentavas no tópico "Fundos de Investimento" que não partias para um investimento "um bocado à toa" (desculpa a expressão  ;) ).

Cuidado com essa mentalidade, o problema é que quando acaba por correr bem nos esquecemos que basta 1 negócio ruinoso para acabar com muitos trades bons.

Eu gosto sempre de me lembrar de uma frase "Os Touros sobem de escadas, os Ursos vão de elevador". Nos mercados financeiros existem Bulls and Bears daí esta alusão  ;D

*Brincar nos mercados financeiros pode custar caro, ainda que me pareça que estejas a usar apenas uma parte muito reduzida do teu património, de qualquer forma, dinheiro é dinheiro.

Eu não queria fazer sugestões, nesta fase. Vou ver como corre a iteração. Preferia que o intuito fosse o de partilhar estratégias, aprender e depois posteriormente seguir-se para recomendações, sejam elas do lado Longo ou Curto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu frequento grupos em que é assustador ver a quantidade de pessoas que tem tanto dinheiro em Banif´s e BCP´s...

ha tempos tive um caso curioso, a falar com um reformado da banca, a dizer que tinha +100.000€ apenas no BCP e às tantas falei-lhe no bull market e ele pensou que isso significava que os mercados accionistas estavam em crise.

Eu, nem disse mais nada, ficou assim a conversa... Há uma ignorância generalizada mesmo em pessoas que trabalham na área que até assusta. O melhor é quando uma pessoa vai ao banco pedir sugestões, eliminar logo à partida o que lhe é oferecido.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ha tempos tive um caso curioso, a falar com um reformado da banca, a dizer que tinha +100.000€ apenas no BCP e às tantas falei-lhe no bull market e ele pensou que isso significava que os mercados accionistas estavam em crise.

Eu, nem disse mais nada, ficou assim a conversa... Há uma ignorância generalizada mesmo em pessoas que trabalham na área que até assusta. O melhor é quando uma pessoa vai ao banco pedir sugestões, eliminar logo à partida o que lhe é oferecido.

Daniel,

Pior é acreditarem em Banif a 0,02€ ou BCP a 0,20€ (por exemplo). Não consigo perceber como é que se "investe" e pior porque é se faz Preço Médio neste tipo de acções. Aliás até consigo perceber, empresas que estão super baratas (se pensarmos bem uma pastilha elástica é mais cara), segundo porque baixar a média é fixe  :P

Esse exemplo que dás é bem normal, o patrão de um amigo meu também está cheio de BCP e a aguardar. Mas já tem acções diria desde 2009, quantos AC´s já tivemos pelo meio, enfim...

Ir à chamada banca tradicional pedir sugestões é totalmente ridículo e assustador. Eu estive no Totta há pouquíssimo tempo e fiquei assustado com a explicação que ela fez....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

segundo porque baixar a média é fixe  :P

Isso é tipico, "Estou dentro, tenho de ir ao AC."

Quando se está entalado é sempre a baixar a média e aumentar o buraco, nunca assumir perdas com um rigoroso stop.

;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas Jaymz,

Tinha ideia pela forma que comentavas no tópico "Fundos de Investimento" que não partias para um investimento "um bocado à toa" (desculpa a expressão  ;) ).

Cuidado com essa mentalidade, o problema é que quando acaba por correr bem nos esquecemos que basta 1 negócio ruinoso para acabar com muitos trades bons.

Eu gosto sempre de me lembrar de uma frase "Os Touros sobem de escadas, os Ursos vão de elevador". Nos mercados financeiros existem Bulls and Bears daí esta alusão  ;D

*Brincar nos mercados financeiros pode custar caro, ainda que me pareça que estejas a usar apenas uma parte muito reduzida do teu património, de qualquer forma, dinheiro é dinheiro.

Eu não queria fazer sugestões, nesta fase. Vou ver como corre a iteração. Preferia que o intuito fosse o de partilhar estratégias, aprender e depois posteriormente seguir-se para recomendações, sejam elas do lado Longo ou Curto.

Por isso é que a ideia, a acontecer, seria entrar com pouco dinheiro num máximo de uns 500€.

Muito dificilmente me verão a investir grandes quantias directamente na bolsa, seja no PSI20 ou noutro qualquer.

Tenho perfeita noção do risco, muito mais do que tinha há 2 anos atras, e o objectivo da "brincadeira" não seria mais do que aprender umas coisas sobre essa vertente do investimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Posso estar totalmente errado. Admito isso e admito até vir a alterar a minha opinião. Mas creio que um verdadeiro investidor, daqueles que investe a longo prazo, e que investe numa ação individual, deveria perceber de análise fundamental.

Comprar ações não é adquirir um produto abstrato, etéreo, do mundo das ideias... Comprar uma ação significa tornar-se sócio de uma empresa. É fazer parte de um negócio.

Há muita malta que se lhe pedissem para ser sócios da mercearia do bairro - aquela mercearia que visitam regularmente, que conhecem os outros sócios, as pessoas que lá vão, o movimento, etc. - iriam colocar todos os entraves e mais algum. Iriam questionar tudo e desconfiar de tudo, verificar as contas todas desde há décadas e no fim o mais certo era recusarem (ou porque não dava lucro suficiente; e se desse, quando a esmola é demais o pobre desconfia...). E conhecem o negócio!

Mas depois entram de cabeça em bancos (tipo Banif...), sem nunca terem visto as contas, os prejuízos, o plano para o futuro, quem são os Administradores, etc. etc. etc...

Olham para um número - o da cotação - e como se fosse um sinal divino, sabem que aquela empresa está cara ou barata. Só pela cotação...

Fico perplexo com isto...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Posso estar totalmente errado. Admito isso e admito até vir a alterar a minha opinião. Mas creio que um verdadeiro investidor, daqueles que investe a longo prazo, e que investe numa ação individual, deveria perceber de análise fundamental.

Comprar ações não é adquirir um produto abstrato, etéreo, do mundo das ideias... Comprar uma ação significa tornar-se sócio de uma empresa. É fazer parte de um negócio.

Há muita malta que se lhe pedissem para ser sócios da mercearia do bairro - aquela mercearia que visitam regularmente, que conhecem os outros sócios, as pessoas que lá vão, o movimento, etc. - iriam colocar todos os entraves e mais algum. Iriam questionar tudo e desconfiar de tudo, verificar as contas todas desde há décadas e no fim o mais certo era recusarem (ou porque não dava lucro suficiente; e se desse, quando a esmola é demais o pobre desconfia...). E conhecem o negócio!

Mas depois entram de cabeça em bancos (tipo Banif...), sem nunca terem visto as contas, os prejuízos, o plano para o futuro, quem são os Administradores, etc. etc. etc...

Olham para um número - o da cotação - e como se fosse um sinal divino, sabem que aquela empresa está cara ou barata. Só pela cotação...

Partilho desta opinião. Aliás, é por isso que prefiro fundos a ações individuais. O risco não diversificável é demasiado elevado, sobretudo quando temos tão pouco por onde escolher em ações portuguesas. Oportunidades claro que existem, e é fácil falar delas depois de terem acontecido. Mas quantos de nós são assim tão bons a detectar oportunidades? Andam aqui tantos Buffett escondidos?

Como disse o Cardoso, basta um negócio ruinoso para anular os ganhos de vários negócios bons.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu a entrar no mundo da bolsa nos moldes explicados acima seria mais no papel de especulador do que investidor.

Se for para entrar como investidor digno desse nome concordo a 100% contigo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso é tipico, "Estou dentro, tenho de ir ao AC."

Quando se está entalado é sempre a baixar a média e aumentar o buraco, nunca assumir perdas com um rigoroso stop.

;D

Exactamente!

Eu até podia vir aqui com mais histórias, uma sobre a SONI, mas o que o rapaz na altura me disse foi, essa conversa (blabla) é muito bonito, mas eu não perco.

Eu tenho pena de não ter lido os conselhos que lhe dei na altura porque comecei sem ter qualquer ideia e deslumbrado com a ideia que seria rápido valorizar o capital. Aliás fiz um grande negócio logo com o BES eheh mas depois é que veio o problema.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por isso é que a ideia, a acontecer, seria entrar com pouco dinheiro num máximo de uns 500€.

Muito dificilmente me verão a investir grandes quantias directamente na bolsa, seja no PSI20 ou noutro qualquer.

Tenho perfeita noção do risco, muito mais do que tinha há 2 anos atras, e o objectivo da "brincadeira" não seria mais do que aprender umas coisas sobre essa vertente do investimento.

Então com 500€ tens de ter ideia que estás logo à partida a perder dinheiro. Se a comissão for 5€, estamos a falar de 2% só para pagar as comissões.

Não creio que valha a pena "especular" com este montante se tivermos em conta o tempo despendido/stress/etc..

Mas também concordo contigo, se é para aprender que seja com pouco dinheiro ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atlas como sabes gosto bastante de ler as tuas opiniões, revejo-me inteiramente nelas. ;)

Sem dúvida que um investidor de LP deve conhecer a empresa ao nível fundamental de forma a perceber se está cara ou barata e quais as perspectivas da mesma (incluindo o mercado onde se insere, dívida, etc...). No entanto existem diferenças entre investir para ficar com uma empresa durante longos anos ou investir a LP que pode ser por mais de 1 ano?! No entanto considero que a junção das duas análise (técnica e fundamental) devem estar presentes.

Dou o exemplo da JMT quando foi aos 18€. Nessa altura a AT demonstrava um enorme H&S Top, independentemente das casas de investimento subirem constantemente os price target. No entanto viu-se o que aconteceu à JMT desde essa altura...posteriormente começaram a sair notícias sobre a margem na Polónia (que era a galinha dos ovos de ouro) entre outras. Portanto a AT e AF a par demonstrariam que a JMT estava cara e tecnicamente estava com mau aspecto, as notícias que se seguiram foi uma consequência daquilo que os gráficos mostravam.

Tens toda a razão em relação ao resto! Isso deve ser retido por quem entra nos mercados financeiros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Partilho desta opinião. Aliás, é por isso que prefiro fundos a ações individuais. O risco não diversificável é demasiado elevado, sobretudo quando temos tão pouco por onde escolher em ações portuguesas. Oportunidades claro que existem, e é fácil falar delas depois de terem acontecido. Mas quantos de nós são assim tão bons a detectar oportunidades? Andam aqui tantos Buffett escondidos?

Como disse o Cardoso, basta um negócio ruinoso para anular os ganhos de vários negócios bons.

Existe uma acção (entre outras) em que não é preciso ser um Buffet. Apple  :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Existe uma acção (entre outras) em que não é preciso ser um Buffet. Apple  :P

Mas a questão principal é "será que vai continuar assim?" Que tem tido um retorno fantástico e que é uma querida de WallStreet não há dúvidas. Mas resultados passados não garantem resultados futuros. Foi uma boa oportunidade para quem a apanhou há uns tempos, tal como a Tesla foi para quem a apanhou mesmo no começo, por exemplo. Para para longo prazo não me vejo a ir para uma única ação.

Ou se sabe mesmo, mas mesmo bem do assunto, ou diversificar é a melhor estratégia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas a questão principal é "será que vai continuar assim?" Que tem tido um retorno fantástico e que é uma querida de WallStreet não há dúvidas. Mas resultados passados não garantem resultados futuros. Foi uma boa oportunidade para quem a apanhou há uns tempos, tal como a Tesla foi para quem a apanhou mesmo no começo, por exemplo. Para para longo prazo não me vejo a ir para uma única ação.

Ou se sabe mesmo, mas mesmo bem do assunto, ou diversificar é a melhor estratégia.

RuiCarlov será que vai continuar assim? Não percebo bem como é que alguém faz uma pergunta dessas. Ninguém pode garantir que uma empresa vai subir eternamente. No entanto o percurso da Apple é como um relógio suíço, mesmo com algumas falhas pelo meio acaba sempre por retomar o seu caminho ascendente.

Quem está/esteve atento não precisa de ter entrado há muitos anos, ainda este ano a Apple começou nos 109,33 USD, ou seja, quase 20% mesmo com quebras, as perspectivas da Apple mantém-se intactas quarter after quarter. No entanto existem mecanismos de protecção, no entanto é comprar nas correcções pois tem dado excelentes oportunidades de buy. Um indicador de alerta numa acção deste género é a performance dos seus resultados e o que faz com o cash que têm.

A Apple prevê ir para outras áreas portanto é uma empresa que se adapta à mudança. Se o mercado corrigir fortemente é provável que a Apple também desvalorize mas a isso nenhuma empresa está imune.

Eu desconfio mais de outras grandes empresas como a Tesla (num mercado extremamente competitivo) e a Amazon.

Resultados passados não são garantia de resultados futuros mas para isso é que existe um acompanhamento (não é preciso ser diário, nem semanal a determinados factores).

Eu também não aconselho ninguém a ir para uma única acção (existe a questão do money management).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Normalmente para se saber mesmo bem é preciso estar dentro. Bem dentro.

Nem mais! Já tinha visto essa notícia  ;D ~

Outro factor interessante é seguir as informações que saem sobre o inside sell or inside buy. Quando alguém dentro de uma empresa vende, na maioria das vezes é de estranhar, existem excepções.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para quem gosta de risco aproveite o sinal técnico de compra que a BioSearch deu ontem.

Reagiu bem ao toque da LTA vamos ver como fecha hoje.

Para já temos volume, sigaa  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead