mahs_27

retenção IRS / reembolso IVA

4 publicações neste tópico

Boa tarde, 

Tenho uma duvida em relação ao reembolso do IRS, foi-me dito que por muitas faturas que peça de restauração, saúde etc nunca irei receber de IRS mais do que o valor que reti na fonte. Está correcta esta informação?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não exatamente.

Essas despesas (ou pelo menos uma percentagem do IVA delas) são dedutíveis à coleta, ou seja, ao imposto total a pagar.

Alguns exemplos:

1. Não fez retenção na fonte mas tem um imposto apurado de 100€ (recebe rendas de um imóvel, por exemplo). Se tiver 70€ dedutíveis devido a essas faturas só tem de pagar 30€. Se tiver 140€ de faturas, não paga imposto (mas também não recebe os 40€ de dedução extra).

2. Fez retenção na fonte no valor de 100€ mas o imposto apurado foi de 30€. Se juntou despesas para atingir uma dedução de 10€ tem a receber 80€; se juntou despesas que lhe dão direito a uma dedução de 30€ ou mais, recebe sempre os 70€ de volta.

3. Imposto apurado de 5.000€ e fez retenção na fonte de 4.800€. Se conseguiu atingir com essas despesas uma dedução de 170€ tem de pagar 30€ de imposto; se, por outro lado, conseguiu reunir despesas para deduzir mais 250€ então tem a receber 50€ do Estado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta, só para ter q certeza que percebi vou exemplificar o meu caso.

No ano fiscal transacto reti na fonte 450€ e acabei por receber de IRS esse mesmo valor. Supondo que este ano fiscal isso se repete mas tenho também despesas a deduzir de mais 250€.

O que teria a receber de IRS neste caso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No ano fiscal transacto reti na fonte 450€ e acabei por receber de IRS esse mesmo valor. Supondo que este ano fiscal isso se repete mas tenho também despesas a deduzir de mais 250€.

O que teria a receber de IRS neste caso.

450€. Essas despesas são deduzidas à coleta. Se não há coleta (foi por isso que recebeste o dinheiro todo de volta) não há onde as deduzir...

Agora, pode-se dar o caso de o imposto apurado ter sido, por exemplo, de 50€ e de teres despesas dedutíveis em valor superior - aí o motivo pelo qual recebeste tudo de volta não foi por não haver imposto apurado mas sim porque esse era de valor inferior àquilo que ainda podias deduzir. Com os dados que dás não dá para ter a certeza absoluta... Seja como for, nunca podes receber mais de volta que aquilo que já pagaste...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead