Legacyprew

ETF's duvidas sobre impostos

13 publicações neste tópico

Boa Tarde, na minha procura para satisfazer duvidas sobre investimentos em ETF's deparei-me com este forum, increvi-me com esperança que alguém  me possa satisfazer as minhas duvidas.

a minha ideia seria investir em ETF como PPR, ou seja, para levantar (ou comecar a ir levantando) daqui a uns 40 anos.

Gostaria de investir diversificadamente, por exemplo em 5/6  ETF que abranjam diferentes areas, apenas com  ajustes e investimentos no intuito de equilibrar a exposiçao ao varios mercados, nao pretento tentar prever o mercado.

A minha questao trata-se com o pagamento de impostos.

imaginemos que tenho investido em 2 ETF's 5000 euros em cada, ao fim de 1 ano, um vale 7000 euros e o outro vale 3000 euros, se quiser levantar 2000 euros do mais valorizado e depositar no menos valorizado vou ter de pagar impostos sobre os 2000 euros? (na pratica nao tive rentabilidade).

Se souberem responder á questào agradecia, se tiverem informaçao (sites, etc...) que aborde esta area seria optimo.

Desde já obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, tem de pagar impostos sobre esses 2000€. No entanto, pode ser mais vantajoso vender também o ETF de 3000€ e comprá-lo logo a seguir com os 5000€. Perde-se uns trocos com as comissões da operação e com o spread do preço de compra/venda, mas deste modo a menos-valia anula a mais valia e não paga imposto sobre isso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ha, percebi, entao neste caso

vendia uma % de etf's equivalentes a 2000 euros, os quais me teriam custado cerca de 1500 euros, logo pagaria impostos apenas 500 euros?

precisaria então de vender apenas uma %1250 euros do ETF que perdeu para cobrir apenas os 500 euros de lucro?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas isso depois não vai levar a mais-valias mais tarde?

Ou o objectivo é adiar os impostos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Adiar os impostos é sempre bom. É por isso que a capitalização de dividendos é interessante. Vamos pagar os impostos no futuro, mas enquanto adiamos esse pagamento o dinheiro que teríamos de usar para pagar impostos vai gerando rendimento.

Mas isto não é sempre linear. Depende da situação fiscal da pessoa. Vamos imaginar que neste ano houve as tais mais-valias de 2000€ num etf e menos-valias noutro. Se a pessoa tiver tido um rendimento baixo que permita ter vantagens em englobar rendimentos, pode incluir apenas as mais-valias (não vendendo o etf perdedor). A taxa de impostos mais baixa e as deduções à colecta permitem absorver uma grande parte do imposto devido, ou até a totalidade.

Se essa pessoa não estiver à espera de poder englobar nos anos seguintes (e ter uma taxa de 28% sobre mais-valias), será melhor aproveitar este ano para pagar esse imposto, já que nos anos seguintes irá pagar mais caso tenha de rebalancear posições.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mais uma duvida, se eu escolher uma correctora, comprar ETF por essa correctora, se a corectora for a falencia como posso voltar a controlar os meus ETF's?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nunca passei por essa situação, e penso que nenhum dos outros membros do fórum tenha passado. Em princípio os ETFs podem ser transferidos para outra correctora. Se for alguma razão não for possível aceder a esses ETFs (por alguma razão valente como burla por parte da corretora, ou algo parecido) existe o sistema de indemenização aos investidores, que reembolsa até 25000€ por conta, por depositante.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O valor de 25.000€ é para Portugal.

Noutros países da UE é 20.000€. Por exemplo, para a Degiro, sediada na Holanda, o valor é de 20.000€.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mas eu nao percebo, os ETF's sao nossos ou da correctora? a correctora nao serve apenas como mediador?

num caso extremo nao deveriamos de poder conseguir contactar as entidades mae de cada ETF a fim de conseguirmos tranferir os mesmos para outra corretora?

o meu objectivo é a longo prazo em jeito de PPR, mas se é asim tao perigoso pelo simples facto da correctora ir a falencia ainda que os ETF's escolhidos estejam a dar bons frutos, acaba por ser um rendimento de muito risco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mas eu nao percebo, os ETF's sao nossos ou da correctora? a correctora nao serve apenas como mediador?

num caso extremo nao deveriamos de poder conseguir contactar as entidades mae de cada ETF a fim de conseguirmos tranferir os mesmos para outra corretora?

o meu objectivo é a longo prazo em jeito de PPR, mas se é asim tao perigoso pelo simples facto da correctora ir a falencia ainda que os ETF's escolhidos estejam a dar bons frutos, acaba por ser um rendimento de muito risco.

Os títulos são nossos, mas imagina que a correctora cometeu fraude: comprou os titulos com o teu dinheiro, dizia-te que eram teus mas na prática vendia-os a outra pessoa ou fingia a compra e usava o dinheiro para outra coisa qualquer.

Nesse caso não havia titulos em teu nome que pudessem ser transferidos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mas há maneira de nos salvaguardarmos desse tipo de fraude? documentaçao que possa ser solictada?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qualquer corretora europeia tem uma regulação apertada nesse sentido. Penso que o risco de uma fraude desse tipo é extremamente reduzido. A possibilidade de uma corretora (que não viva do forex) entrar em falência é bastante reduzida. Falir com fraudes desse tipo é ainda menos provável.

Logo o melhor a fazer é mesmo assegurar-se que a corretora com que trabalha é supervisionada por entidades oficiais, o que é bastante fácil de se ver.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor