Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Nady

Trabalho à Experiência!

5 publicações neste tópico

Boa Tarde,

Tenho uma dúvida que gostaria de tentar esclarecer.

Estive a trabalhar 1 mês à experiência numa loja, nunca assinei documento nenhum de ordenado e fui embora antes da experiência acabar. Foi em Dezembro, e depois disso fui trabalhar para uma empresa onde consideraram como primeiro emprego por nunca ter passado do período de experiência. Gostaria  de saber se tenho de preencher algum IRS relativo a 1 mês de experiência visto que não trabalhei mais esse ano e que nunca assinei nada.

Agradeço alguma resposta o mais rápido possível sff.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho uma vaga ideia que se os rendimentos foram inferiores a 14(?) vezes o salário mínimo não tinhas de fazer a declaração de IRS... mas acho que isso mudou.

Seja como for não perdes nada em fazê-la. O rendimento deve ser tão baixo que ficas com as contas certas (não tens nada a pagar e, como não fizeste retenção na fonte, também não tens nada a receber).

EDIT: reparei agora que não dizes se te fizeram retenção na fonte. Em caso afirmativo, deves sem dúvida meter a declaração de IRS para recuperar esse dinheiro...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O ordenado foi 290€, mas o que é exactamente retenção na fonte?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O ordenado foi 290€, mas o que é exactamente retenção na fonte?

Se não sabes é porque não ta fizeram :) (pelo menos com esse ordenado, não ta fizeram de certeza)

Existe o chamado salário bruto - aquilo que supostamente o teu patrão te paga. Mas o que efectivamente recebes, o salário líquido, é muito menos. Quando te pagam, fazem logo o desconto para a Segurança Social (11%) e a retenção na fonte para efeitos de IRS (taxa variável, calculada com base numas tabelas que são publicadas no início de cada ano).

Esta última destina-se a ir recolhendo o IRS à medida que vais recebendo. Se não existisse, quando chegasse ao ano seguinte e fosse apurado o imposto a pagar, cada um teria que desembolsar um balúrdio. Por exemplo, este ano, o meu IRS deve ficar pelos 5000€ / 6000€. Como, ao longo do ano, as retenções na fonte foram totalizando perto desse valor, tenho que pagar muito menos. Se deduzir algumas despesas, com um pouco de sorte, ainda terei a receber algum de volta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então parece que não fiz mesmo...  Obrigado pela ajuda, foi mesmo muito útil. :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0