pedrohsl

Opinião sobre a minha posição global de investimento.

6 publicações neste tópico

Boa tarde,

nos últimos anos de trabalho consegui reunir aproximadamente 15k que tenho investidos de acordo com o que se segue:

CT - 14,5%

CT PM - 51,5%

CA - 5%

DP - 29%

Claramente tenho um perfil conservador. Quando investi em acções lixei-me com o BES e decidi vender tudo o que tinha em carteira, pelo que, entre perdas e ganhos, mal deu para break even. Portanto acções não. Queria contudo diversificar dentro de um plano de salvaguarda do capital. Estou demasiado exposto à DP portuguesa mas ao mesmo tempo são os investimentos de onde tiro maior rentabilidade. Opiniões, sugestões?

Normalmente, consigo poupar anualmente cd 2,5 k.

Já agora, tinha cd 2k investidos em acções do BES. A coisa é mesmo para esquecer não acham? Aquela esperança de recuperarmos parte do capital depois da liquidação é uma utopia total certo? Vendo fora de bolsa o que tenho a um preço simbólico, conservo? O que é que acham?

Abraços!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na minha opinião (que vale o que vale) quando se investe em acções só numa empresa deve ser aproveitado o market timming, aproveitar as volatilidades e retirar as mais-valias deixar as acções lá acho que no contexto do PSI20 não compensa (basta analisar uns gráficos). Não sei que idade tens e o risco que estas disposto a correr, mas sinceramente devias analisar fundos de investimento existem milhentos sobre as mais variadas coisas e são dispersos, ou seja, não investem só numa empresa mas em várias; o que permite oferecer "maior segurança".

Reparei que investes em divida publica portuguesa, tens fundos de obrigações de vários países e ao comprares uma posição estaras exposto a varios países e não só a Portugal é uma opção a analisar.

Tens aqui imensas informações. Procura  :)  e indica o que gostavas de fazer, propõe uma opção e o pessoal depois ajuda a estruturares.

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta,

Os fundos na verdade já despertaram o meu interesse. Tenho 33 anos e conta aberta no Big que oferece uma variedade enorme de fundos. O meu objectivo é simples: procuro uma estrutura de investimento que me permitisse uma valorização (modesta) de 5% ao ano para o total do capital, numa lógica de dispersão. Ou seja, adicionar uma forma de investimento aos DP já constituídos e aos CT e CA. Não pretendo andar à procura de novos bancos só porque me dão 3%, nem interromper os DP que tenho neste momento que pretendo conservar até ao fim com rentabilidade que considero razoável. Sou conservador, a minha regra de ouro desde a aventura BES é a garantia do capital. Os fundos garantem o capital sempre? Quais os prazos normais da sua constituição? É possível o resgate antecipado do dinheiro ou a realização de reforços? Neste momento tenho 5k prontos a investir.

Gracias.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta,

Os fundos na verdade já despertaram o meu interesse. Tenho 33 anos e conta aberta no Big que oferece uma variedade enorme de fundos. O meu objectivo é simples: procuro uma estrutura de investimento que me permitisse uma valorização (modesta) de 5% ao ano para o total do capital, numa lógica de dispersão. Ou seja, adicionar uma forma de investimento aos DP já constituídos e aos CT e CA. Não pretendo andar à procura de novos bancos só porque me dão 3%, nem interromper os DP que tenho neste momento que pretendo conservar até ao fim com rentabilidade que considero razoável. Sou conservador, a minha regra de ouro desde a aventura BES é a garantia do capital. Os fundos garantem o capital sempre? Quais os prazos normais da sua constituição? É possível o resgate antecipado do dinheiro ou a realização de reforços? Neste momento tenho 5k prontos a investir.

Gracias.

Não.

Não existem prazos. Conheço fundos que existem desde a década de 90.

Sim.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os fundos são nada mais do que shares ou ups como as acções. Tu na realidade estás a comprar uma % do fundo que irá valorizar ou desvalorizar consoante a valorização do fundo. Para quem não tem capital ou tem pouco na minha opinião é solução ideal para estar exposto ao mercado accionista sem a volatibilidade de uma ou duas empresas no mesmo mercado mas a várias e espalhadas globalmente.

Procura algo como lazy portfolio (google ou no fórum) e tira umas ideias. Eu estou a construir o meu, e acho que a maior parte das pessoas que andam aqui têm investimentos em fundos ou ETFs (são fundos trocados em bolsa).

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead