altavoltagem

Amortização Parcial

13 publicações neste tópico

Boas,

Tenho um crédito de habitação (bonificado) há 10 anos por um periodo de 30 anos e devo neste momento 31.000 Eur aprox.

Uma vez que a revisão anual da taxa (Euribor a 6M) é dia 06/04/09, resolvi amortizar à dívida.

Primeiramente fui informado que se não exceder 20% do capital em dívida, não me cobrariam comissão.

Agora fui informado que segundo o meu contrato e sendo bonificado, que me iriam cobrar 1%, no entanto tenho lido na internet que não poderá ir acima dos 0,5%.

Fico assim num impasse, se me vão cobrar, talvez amortizarei 11.000 Eur, a minha dúvida é se que está em contrato prevalece sobre o máximo de 0,5% que tenho lido, se tiver que provar que 0,5% é o máximo, gostaria de ter algum documento/portaria de suporte, como minha defesa.

Fico a aguardar comentários.

Cumprimentos,

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

O banco não pode exceder os 0,5% para qualquer valor, mas se tinhas contratado antes que não pagas comissão até aos 20% isso mantém-se e a partir dos 20% pagas os tais 0,5% ou menos, mas nunca mais.

Podes ler o Decreto-Lei n.o 51/2007 de 7 de Março.

Passo aqui um excerto:

"Com as regras estabelecidas no presente diploma, a

comissão a cobrar pelas instituições de crédito nas situações

de reembolso parcial ou total não pode exceder

0,5% a aplicar sobre o capital a reembolsar, nos contratos

celebrados no regime de taxa variável, e 2% nos

contratos celebrados no regime de taxa fixa, quer para

os contratos de crédito à habitação que venham a ser

celebrados, quer para aqueles que se encontram em

execução à data da sua entrada em vigor, ressalvando, neste

último caso, os reembolsos já efectuados ou as situações

em que tenha sido contratada pelas partes uma comissão

de valor inferior à ora estabelecida ou que tenha havido

lugar a isenção da mesma."

Cumprimentos,

Pedro

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes de mais obrigado pela prontidão de resposta.

Já enviei à minha gestora de conta o artigo, que devo fazer se eles voltarem a insistir sobre ser regime bonificado e poderem cobrar 1%.

Como me pediram 15 dias antes do dia 06/04 para tratarem de tudo atempadamente, não quero deixar para cima da hora, como agir.

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se bem reparares no art.º 1.º "Objecto" não diferencia os créditos que abrange, logo é aplicável a todos.

Informa a gestora, por escrito que se não cumprirem o estipulado no D.L em causa vais dar conhecimento dessa situação ao Banco de Portugal e ficas a aguardar serenamente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora, devido a ter sido sempre um desconhecedor e também porque até agora as aplicações a prazo davam algum dinheiro, acham que é uma boa altura para amortizar, certo ? O dinheiro faz sempre falta, claro que fico com reservas, já li neste precioso fórum sobre o IRS e o valor máximo dedutível, etc.

Mas também passaria de 31.000 Eur aprox para uma dívida de 21.000 Eur aprox, o que diminuaria bastante a minha prestação mensal, se bem que a mesma, já vai diminuir com a taxa actual.

Quanto às minhas mensagens anteriores, referi primeiramente de não cobrarem nada se for até 20% da divida, mas isso não estava escrito e obviamente passou por estar errado, penso eu.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Era ontem o dia da revisão da taxa e no dia a seguir(hoje) debitam-me a mesma prestação dos últimos 6 meses. :-(

Andam a brincar comigo, estou doente com esta situação. E se calhar mesmo mostrando-lhe o decreto lei vão insistir em cobrar 1%.

Continuo desde ontem com um saldo de 12.000 Eur aprox. para amortização de 11.000 Eur.

O que devo fazer ? Já sei que estou em casa e vou ligar para o banco à 1ª. hora.

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Era ontem o dia da revisão da taxa e no dia a seguir(hoje) debitam-me a mesma prestação dos últimos 6 meses. :-(

Atenção que a prestação correspondente à taxa que foi revista agora é paga só no próximo mês.

Isto porque tipicamente as prestações são pagas no fim do período a que dizem respeito. Ou seja, a prestação cuja taxa é calculada em Abril só é paga em Maio...

Este foi o 6º mês que te debitaram a mesma prestação, certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora , faço uma perguntinha também

O meu CH na verdade são 2 emprestimos:Um da casa e o outro das obras , como se fazia antigamente.

A minha gestora disse-me ontem que se eu amortizar pago 0,5 % de comissão pela amortização para o emprestimo da casa e 3% para o das obras , mas que é na verdade também da casa.Ela tem razão no que está a dizer??

Abraço a todos ,

Speedbird

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu CH na verdade são 2 emprestimos:Um da casa e o outro das obras , como se fazia antigamente.

A minha gestora disse-me ontem que se eu amortizar pago 0,5 % de comissão pela amortização para o emprestimo da casa e 3% para o das obras , mas que é na verdade também da casa.Ela tem razão no que está a dizer??

So´ um deles e´ que e´ efectivamente CH. E so´ aos CH e´ que se aplica o maximo de 0,5% de comissao para amortizaçao antecipada. Os outros mantem as condiçoes do contrato.

Entretanto, se nao tiveres pressa na amortizaçao, pode ser que isso mude em breve - http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1246.0.html

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito Obrigado pela informação

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Foi precipitação minha, ou seja, vontade de pagar menos ... estava-me a fazer confusão ter muito $$$ à ordem e não o terem tirado.

Pedi logo para falar com o gerente lol lol ...

Ou seja, confirmo que é a 6ª prestação ainda alta, foi amortizado passado 2 dias o valor em dívida.

Agora espero uma boa redução em Maio, durante 6 meses ;-)

Espero que me cobrem apenas 0.5%, uma vez que inicialmente me disseram que ia ser 1%, porque dizia no contrato, o que é ilegal.

Obrigado. Adoro este forum.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

confirma na escritura se o 2º empréstimo refere que a finalidade é obras. Se sim, só podem cobrar os 0.5%.

Se não, podes sempre reclamar e (normalmente) estornam a diferença (sei de casos na CGD e no BCP).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead