Mikexyz

Fundos e Acções - Anexo G

12 publicações neste tópico

Boa tarde,

Nunca apresentei anexo G até ao presente ano e agora deparo-me com as seguintes dúvidas:

1) qual o código para do quadro 8 do anexo G relativo a fundos (04 - outros valoros mobiliários ?);

2) para aqueles fundos em que só tive subscrições e não resgates em 2014, também tenho que os declarar? Sendo tudo da caixagest tenho que introduzir uma linha na declaração de IRS para cada movimentação ou um somatório de todas as ordens de compra e todas as ordens de venda da totalidade global dos fundos detidos através da caixagest? E aqueles cuja subscrição foi em 2013 e resgate em 2014?

3) pensei que para fundos geridos por entidades portuguesas, como a caixagest, não seria necessário fazer nada no âmbito da declaração de IRS, mas parece que isto mudou entretanto, correto?

4) em caso afirmativo, só o trabalho que agora dá, mais valia estar quieto para os valores em causa.

Desde já, muito obrigado.

Cumps.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fundos apenas têm obrigatoriedade de declarar em 2016 ( rendimentos de 2015 ).

Se quiser os declarar, não é no anexo G mas sim no Anexo E, como rendimentos de capitais, para isso terá de declarar todos os rendimentos de capitais que obteve em 2014 ( certificados de aforro, depositos, etc. )

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fundos apenas têm obrigatoriedade de declarar em 2016 ( rendimentos de 2015 ).

Se quiser os declarar, não é no anexo G mas sim no Anexo E, como rendimentos de capitais, para isso terá de declarar todos os rendimentos de capitais que obteve em 2014 ( certificados de aforro, depositos, etc. )

2015.

Mas se uns são obrigatórios e outros não, como se coadunam os "dois"? Por outras palavras, se só há obrigatoriedade na declaração de fundos e não há nos outros rendimentos, será que não haverá opção só para esta hipótese?

É que tal como foi escrito na mensagem anterior, fica-se com a ideia que à custa da "boleia" de uns "rendimentos" é necessário declarar outros (que até nem são de declaração obrigatória)!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei se me fiz entender ou fui eu que não entendi ABCD.

Os rendimentos de fundos de investimento são tributados á taxa liberatória de 28%, sendo assim, a par de outros rendimentos que se tem com este tipo de taxa, são de opção de englobamento no IRS e é declarado no anexo E, rendimentos de Depósitos a Prazo, Certificados de Aforro, mas não existe opção de colocar uns ou outros, tem de se declarar todos os rendimentos desta categoria.

No próximo ano, 2016, os rendimentos que se tem em fundos de investimento já têm obrigatoriedade de serem declarados, porque deixaram de ser considerados rendimentos de capitais mas sim de menos/mais valias, a declarar no anexo G, onde serão tributados em 28% ( caso haja mais valia óbvio ) autonomamente, porque este ano sempre que se resgata um fundo o valor que é colocado á ordem do investidor é liquido, não é tributado á taxa liberatória.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado, David.

Obrigado, d@vid.

Então, todos os fundos que eu resgatei em 2014 da caixagest, não preciso declarar no IRS, correto?

No próximo ano, a fazer relativamente a 2015, terei que declarar os resgates de fundos da caixagest que fiz em 2015, correto?

Sendo assim, só me sobra um movimento de ações que tive menor-valias, e esse tenho entao que registar no anexo G?

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado, David.

Obrigado, d@vid.

Então, todos os fundos que eu resgatei em 2014 da caixagest, não preciso declarar no IRS, correto?

No próximo ano, a fazer relativamente a 2015, terei que declarar os resgates de fundos da caixagest que fiz em 2015, correto?

Sendo assim, só me sobra um movimento de ações que tive menor-valias, e esse tenho entao que registar no anexo G?

Obrigado.

Vamos tentar ainda ser mais específicos...

Até agora ainda não foi, pelo menos que tenha conhecimento, clarificado esse aspecto para fundos portugueses, se me diz que são fundos da Caixa devem ser todos domiciliados em Portugal, sei que até 30 de Junho esta lei não se aplica, a partir de Julho ainda se está por clarificar, mas se ficar igual aso fundos estrangeiros a resposta é sim, pelo menos a partir de Julho os fundos que resgatar terão de ser declarados no próximo ano.

Acções não há dúvidas, declara-se sempre.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok.

As acções não há dúvidas que é no Anexo G, correto?

Em relação aos fundos, quando entregar em 2016 relativamente a 2015, vejo como essa questão como ficou.

No presente ano, e relativamente aos movimentos de fundos caixagest em 2014, não faço então nada?

Obrigado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok.

As acções não há dúvidas que é no Anexo G, correto?

Em relação aos fundos, quando entregar em 2016 relativamente a 2015, vejo como essa questão como ficou.

No presente ano, e relativamente aos movimentos de fundos caixagest em 2014, não faço então nada?

Obrigado!

Correcto.

No entanto, a não ser que haja aqui alguém que seja de facto contabilista, eu recomendo sempre que mais vale pagar 25€ a um contabilista e as coisas ficarem bem do que depois pagar 150€ de multa, as recomendações aqui são quase todas vindas da experiença que se tem, não invalida que não se procure outras opiniãoes ou recorrer-se de profissionais na área.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Claro, D@vid, eu vou questionar duas pessoas da área.

No entanto, em momentos de transição estas matérias são sempre difusas e há opiniões para todos os gostos.

Assim, questiono se não seria (mesmo não sendo obrigatório) de declarar também os fundos no ANEXO E, além das ações no ANEXO G?

Para cada fundo tenho várias ordens de compra e venda...não sei muito bem como isso será preenchido no anexo E (tenho também venda em 2014 de unidades de participação compradas em 2013).

Obg.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Claro, D@vid, eu vou questionar duas pessoas da área.

No entanto, em momentos de transição estas matérias são sempre difusas e há opiniões para todos os gostos.

Assim, questiono se não seria (mesmo não sendo obrigatório) de declarar também os fundos no ANEXO E, além das ações no ANEXO G?

Para cada fundo tenho várias ordens de compra e venda...não sei muito bem como isso será preenchido no anexo E (tenho também venda em 2014 de unidades de participação compradas em 2013).

Obg.

Para declarar no Anexo E terá de pedir a respectiva declaração aos bancos, e recordo que também terá de incluir mesmo todos os rendimentos de capitais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Hum...isso pressupõe então que estaria a optar pelo englobamento de todos os rendimentos? Então já não quero!

Eu recebi uma comunicação do banco com as movimentações de fundos (só caixagest) e ações no ano de 2014.

Vou ter que ver melhor... de forma a ter a certeza absoluta que não preciso de declarar os fundos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Hum...isso pressupõe então que estaria a optar pelo englobamento de todos os rendimentos? Então já não quero!

Eu recebi uma comunicação do banco com as movimentações de fundos (só caixagest) e ações no ano de 2014.

Vou ter que ver melhor... de forma a ter a certeza absoluta que não preciso de declarar os fundos.

Os rendimentos iriam ficar todos englobados exactamente.

Os fundos não são de declarar, só em 2016 caso tenha feito resgates em 2015, só decalara se quiser e no tal anexo E.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead