SmallInvestor

ETFs em Portugal - dissipam-se umas dúvidas, surgem outras...

15 publicações neste tópico

Bom dia.

Há umas semanas inscrevi-me no fórum e depois de alguma leitura cheguei à conclusão que devo montar um lazy portfólio (modelo adiantado pela comunidade Bogleheads). Para isso devo dividir o meu investimento por obrigações e fundos indexados que cubram os EUA e mercados internacionais.

Depois de investigar um pouco, vi que o Banco Best e o Big servem de intermediários aos ETFs que pretendo adquirir (Vanguard Total Stock market e Vanguard S&P 500 - ainda não decidi as obrigações). Os fundos em questão são low cost (comissões da Vanguard muito baixas) e não faço intenções de os mobilizar durante muito tempo de forma a evitar custos. Apesar disso, surgiram algumas dúvidas que se prendem com custos locais:

1 - Existe alguma forma de os adquirir sem ter que pagar custos de aquisição e trimestrais (ou anuais) aos bancos portugueses? Pelo que vi, tanto o Big quanto o Best fazem-se pagar extremamente bem.

2- Na eventualidade de pagamento de dividendos, esse dinheiro é reinvestido automaticamente no fundo ou tenho que pagar imposto sobre ele? Nesta segunda hipótese, estarei sujeito a dupla tributação?

Como referi, quero apenas montar um portfólio simples, sem grandes preocupações e mobilizações (salvo os ajustes de balanço anuais recomendados). Para isso, preciso de evitar ao máximo este tipo de comissões que me parecem obrigatórias e que me deitam por terra a possibilidade de investimento.

Podem ajudar-me? Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Têm de ser esses bancos?

Da uma vista de olhos na corretora Degiro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Têm de ser esses bancos?

Da uma vista de olhos na corretora Degiro.

Não precisa de ser necessariamente nestes bancos. Estou mesmo à procura da solução com menos custos possível.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A DeGiro acho que é a corretora mais barata a funcionar em Portugal. Mas analisa, porque principalmente se tiveres pouco capital terás maior impacto nos ganhos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A Degiro é a corretora com os custos mais baixos que conheço.

Em relação à seleção de ETFs, a minha sugestão é que esqueça os da Vanguard. São bons em termos de custos de gestão, mas para um português é mais benéfico usar ETFs com capitalização de dividendos, coisa que não há nos ETFs da Vanguard.

Quando há distribuição de dividendos, é necessário pagar impostos sobre eles e a dupla tributação existe. Em muitas corretoras é complicado senão impossível minimizar isso. No Best Trading Pro não dá e acho que a DeGiro ainda não tem o formulário para ativar o acordo com os EUA. Mas mesmo que sejam aplicados acordos, a nível fiscal e de comissões é mais eficiente a capitalização. Não conheço nenhuma corretora que opere cá que reinvista automaticamente dividendos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A Degiro é a corretora com os custos mais baixos que conheço.

Em relação à seleção de ETFs, a minha sugestão é que esqueça os da Vanguard. São bons em termos de custos de gestão, mas para um português é mais benéfico usar ETFs com capitalização de dividendos, coisa que não há nos ETFs da Vanguard.

Quando há distribuição de dividendos, é necessário pagar impostos sobre eles e a dupla tributação existe. Em muitas corretoras é complicado senão impossível minimizar isso. No Best Trading Pro não dá e acho que a DeGiro ainda não tem o formulário para ativar o acordo com os EUA. Mas mesmo que sejam aplicados acordos, a nível fiscal e de comissões é mais eficiente a capitalização. Não conheço nenhuma corretora que opere cá que reinvista automaticamente dividendos.

Li num blog holandês como investir em Vanguard a partir da Europa mas esse problema da dupla tributação era real (excepto para residentes na Irlanda) e teríamos que pedir uma isenção qualquer para dar a volta a isso. Eu adorava mesmo poder trabalhar directamente com a Vangaurd mas sendo assim vou pesquisar alternativas. Recomendas algum que cubra o S&P 500 e tenha comissões baixas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece-me que a melhor opção é o iShares Core S&P 500 UCITS ETF, com um custo de 0.07%, de replicação física e com 10000 milhões sob gestão.

Embora a nível de estratégia prefira algo mais abrangente do que o S&P 500, ainda que o custo seja maior. É a velha regra do diversificar.

Pesquisa no justetf. Neste link está uma lista de ETFs sobre o mercado americano ordenados por custos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece-me que a melhor opção é o iShares Core S&P 500 UCITS ETF, com um custo de 0.07%, de replicação física e com 10000 milhões sob gestão.

Embora a nível de estratégia prefira algo mais abrangente do que o S&P 500, ainda que o custo seja maior. É a velha regra do diversificar.

Pesquisa no justetf. Neste link está uma lista de ETFs sobre o mercado americano ordenados por custos.

Obrigado. De facto, essa comissão é de sonho. No preçário da degiro, o tracking de ETFs custa €2+0.02% de comissão. Isto é ao ano?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ao ano?  ??? 

Os preçários de bolsa são à transação, ou seja, por cada operação de compra ou venda que se faz. Se num ano se fizer apenas uma compra ou uma venda, sim o único custo nesse ano são os 2€ + 0.02%. Se não se fizer nada não se paga nada  :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ao ano?  ??? 

Os preçários de bolsa são à transação, ou seja, por cada operação de compra ou venda que se faz. Se num ano se fizer apenas uma compra ou uma venda, sim o único custo nesse ano são os 2€ + 0.02%. Se não se fizer nada não se paga nada  :D

Ah, ok. Como os bancos que tinha mencionado (Big e Best) tinham comissões a cada 3 meses, pensei que estes 2€ seriam equivalentes. Na Degiro não existem estas comissões mensais ou anuais fixas? Não as vi no preçário.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No Best (sem ser trading pro) existem os 6€ trimestrais, mais as comissões de transação. Das 2ªs não se escapa. Das 1ªs sim, usando plataformas específicas (SaxoBank) ou escolhendo bancos que não as cobram (Invest, DeGiro).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No Best (sem ser trading pro) existem os 6€ trimestrais, mais as comissões de transação. Das 2ªs não se escapa. Das 1ªs sim, usando plataformas específicas (SaxoBank) ou escolhendo bancos que não as cobram (Invest, DeGiro).

As de transacção do Best também não eram nada baratas. Seria preciso muita sorte e ginástica para fazer algum dinheiro com custos tão elevados. Porque é que alguém optaria pelo Best em vez da Degiro+banco regular dada a discrepância de comissões?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Porque a DeGiro entrou há pouco tempo no mercado e ainda não há muito feedback para criar uma reputação da casa. Além disso não tem algumas funcionalidades mais avançadas que algumas pessoas querem nas suas plataformas. Não que elas sejam importante para a maioria dos investidores buy-and-hold.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead