Ramiro Costa

Escolher: Obrigações FC Porto ou Obrigações Sporting CP?

102 publicações neste tópico

Amigos, a minha PFA telefonou-me hoje propondo-me a aquisição de Obrigações de clubes de futebol. Disse-me que têm (ambos) as contas de rastos, mas como dificilmente irão à falência - por serem clubes de futebol que "despertam paixões" (não a mim...) - aconselhou a investir neste produto.

Só que, por haver forte rateio e devido aos custos bancários das operações, deu-me a opinião de:

1º - Eu escolher apenas 1 dos clubes ... (Porto? Sporting?...);

2º - "Pedir" uma verba muito alta (200K), precisamente para depois vir a receber 1/8 ou 1/10 das obrigações pedidas.

A ideia é ficar com as Obrigações durantes uns meses (1 ano), para depois vender no secundário.

Os amigos o que acham? Entre os 2 clubes, qual escolheriam?

Tenho que dar a resposta amanhã até às 9 h. da manhã. Parece que a rapidez (1º dia) é um dos critérios para conseguir mais obrigações...

Podem dar-me um conselho isento, por favor?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Venha o diabo e escolha , estão quase todos os clubes de futebol (grandes) totalmente falidos, mas  eu também acredito que a coisa ainda não vá descampar por aí abaixo , mas na verdade se não se fizer nada é impossível estes clubes e outros continuar a gastar o dinheiro que não têm e como o BCE não compra esta divida não sei quanto tempo este balão de oxigénio vai durar. Como dizia o Davide vale mais comprar o CLN da Arcilor em termos de risco

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Venha o diabo e escolha , estão quase todos os clubes de futebol (grandes) totalmente falidos, mas  eu também acredito que a coisa ainda não vá descampar por aí abaixo , mas na verdade se não se fizer nada é impossível estes clubes e outros continuar a gastar o dinheiro que não têm e como o BCE não compra esta divida não sei quanto tempo este balão de oxigénio vai durar. Como dizia o Davide vale mais comprar o CLN da Arcilor em termos de risco

A senhora do banco disse-me que seria para manter as obrigações apenas 8 meses a 1 ano e que depois venderia no mercado secundário. Pelo histórico de outras emissões, parece que existe uma boa probabilidade desta aplicação ser melhor remunerada que um DP ou mesmo um fundo de liquidez.

Será nessa perspectiva, de curto prazo, que eu estarei interessado em entrar neste tipo de obrigações. Mas como tenho de dar uma resposta até amanhã às 9h., aguardava (aguardo ainda) por um esclarecimento vosso, que é que percebe desta coisa da finança.

O clube do Porto parece-me que realiza mais dinheiro com a venda de jogadores, mas dizendo que o daqui de Alvalade tem as contas mais saneadas... Não sei... O que vos parece? Para um investimento de curto prazo, será arriscado?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fantástico, a senhora do banco é bruxa  :laugh: :laugh: :laugh: , as Obrigações do Porto que se vencem agora dia 21 de Maio o máximo a que chegaram foi aos 105% em 2013, é um tecto máximo a que as obrigações de clubes atingem, raramente passam disso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fantástico, a senhora do banco é bruxa  :laugh: :laugh: :laugh: , as Obrigações do Porto que se vencem agora dia 21 de Maio o máximo a que chegaram foi aos 105% em 2013, é um tecto máximo a que as obrigações de clubes atingem, raramente passam disso.

Então o David considera não ser este um bom investimento, mesmo para o curto prazo?

Como as taxas dos DP andam "pelas ruas da amargura", eu pensava que este tipo de aplicação até pudesse ser interessante. Para além do cupão (que tem uma taxa interessante), há a possibilidade de, daqui a uns meses/1 ano, estarem a cima do par e ainda se poder ganhar mais algum. Mas claro, estou consciente do risco.

A procura por este tipo de produto costuma ser enorme! Acha que o rateio irá ser de que ordem? 8 para 1? 10 para 1?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O clube do Porto parece-me que realiza mais dinheiro com a venda de jogadores, mas dizendo que o daqui de Alvalade tem as contas mais saneadas... Não sei... O que vos parece? Para um investimento de curto prazo, será arriscado?

Se forem como a do mangala que era garantia de um emprestimo do bes vale bem a pena esperar pela venda de activos para um cenário de falencia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradeço o feedback.

Acabei por dar ordem de compra às Obrigações do Porto. Embora a taxa seja mais baixa que a do Sporting, pelo que me disseram os entendidos da bola (não é o meu caso), o clube do norte tem bons jogadores que vão ser vendidos. Talvez esta questão dos activos de jogadores não tenha nada a ver com este assunto das Obrigações, mas foi a minha referência para tomar esta decisão.

Vamos lá ver quantas Obrigações me vão tocar após o rateio, já que, nestes casos, a procura costuma exceder em muito a oferta (em casos anteriores, pelo que me disseram no banco, atingiu 8 ou 10x).

Espero ter acertado nesta aplicação. :-)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não disse que era mau ou bom, depende da estratégia, se é para fazer e resgatar ao fim de 1 ano não sei se é bom, as obrigações estão cotadas em mercado e tanto pode lá ter 100% como 80% por exemplo, e como disse muito raramente as obrigações de clubes sobem alêm dos 105%.

Se for para fazer e deoxar estar os 3 anos acho bom, taxa de 5% ou 6,25%, no entanto vale o que vale, até agora nunca falharam pagamentos  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não disse que era mau ou bom, depende da estratégia, se é para fazer e resgatar ao fim de 1 ano não sei se é bom, as obrigações estão cotadas em mercado e tanto pode lá ter 100% como 80% por exemplo, e como disse muito raramente as obrigações de clubes sobem alêm dos 105%.

Se for para fazer e deoxar estar os 3 anos acho bom, taxa de 5% ou 6,25%, no entanto vale o que vale, até agora nunca falharam pagamentos  ;D

Obrigado, David, pela resposta.

Sabe, para um investidor senior como eu, começam a faltar alternativas à aplicação das poupanças. As taxas dos DP estão uma miséria; as taxas dos produtos do Estado também desceram bastante; as carteiras de Fundos de Investimento Internacionais também estão sujeitas a turbulências - ainda na semana passada tive de vender tudo "à pressa" porque a minha PFA "profetizou" (e parece que acertou) uma pesada "correção" nos mercados de ações - enfim... isto anda tão mau para quem quer aplicar as suas poupanças que... quaisquer Obrigações de um clubezeco de futebol são oportunidade de investimento.

Infelizmente, é esta a realidade do nosso país. À míngua de alternativas, tive de me socorrer desta emissão de Obrigações. A minha dúvida foi, entre os 2 clubes, qual escolher... fui para o norte (apesar da taxa ser mais baixa), apenas e só porque o Porto é mais internacional, tem melhores resultados e melhores jogadores para vender. De resto... tudo me é indiferente.

Vamos lá ver o nível de rateio e quantas Obrigações do Porto me vão tocar (o valor unitário é de 5€).

Obrigado, David e cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desculpe, David, mas esqueci-me de lhe dizer: o objetivo desta minha aplicação é o curto prazo e não levá-la até à maturidade. Será receber 1 ou 2 cupões e depois vendê-las no secundário. Mas, claro, tudo terá a ver com as alternativas que, no futuro, possam surgir. Mas a minha ideia, apoiada pelos técnicos do banco, é o curto prazo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou com alguma dificuldade em perceber.

Para o FCPorto uma compra de 1000€

No simulador do best a Taxa interna de rentabilidade (TIR) é de 0,30%  e no simulador do bcp é de 3,08%.

Isso quer dizer que no BCP durante os 3 anos recebe-se livre de impostos e comissões: 92,19€ e no BEST apenas 9€.

Não pode ser, será que percebi mal?

Simulador best: http://www.banco-best.pt/best_dmk/SimuladorFCP/

Simulador BCP:http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Particulares/Investimentos/Documents/OPS/FCP_SimuladorTIR_FCP-SAD_2015-2018.xlsx

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Altera no simulador do BCP onde pergunta se já paga comissão de custódia para não.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradeço o feedback.

Acabei por dar ordem de compra às Obrigações do Porto. Embora a taxa seja mais baixa que a do Sporting, pelo que me disseram os entendidos da bola (não é o meu caso), o clube do norte tem bons jogadores que vão ser vendidos. Talvez esta questão dos activos de jogadores não tenha nada a ver com este assunto das Obrigações, mas foi a minha referência para tomar esta decisão.

Vamos lá ver quantas Obrigações me vão tocar após o rateio, já que, nestes casos, a procura costuma exceder em muito a oferta (em casos anteriores, pelo que me disseram no banco, atingiu 8 ou 10x).

Espero ter acertado nesta aplicação. :-)

Boa sorte Ramiro

Tem consciência que se a procura fôr menor do que lhe falaram (por exemplo, por haver ao mesmo tempo a oferta do Sporting), terá que arranjar capital superior ao que planeou? Isto assumindo que fez um pedido bastante superior ao capital que pretende investir.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Histórico de procura em obrigações FC Porto

2009 (6,00%): 4,51x

2011 (8,00%): 9,59x

2012 (8,25%): 5,47x

2014 (6,75%): 12,98x

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há uma coisa que me faz confusão. Quem é que se meterá nestas do Porto a 5%, quando no mercado estão estas

http://www.bolsadelisboa.com.pt/pt-pt/products/bonds/PTFCPGOM0006-XLIS/quotes

a cotar a 104%, uma yield a rondar os 6.5%. Faz sentido?

Estou curioso de ver estas de 5% a entrar em mercado secundário. Quem as comprará, se tem as outras melhores?!

O único fator diferenciador que me ocorre é o do volume. Alguém que queira aplicar 20k por exemplo, pode não ter oferta no mercado, por a liquidez ser muito reduzida. Mas vendo o livro de ordens, ainda há algumas ofertas, que fazem a nova yield de 5% parecer baixa...

O que acham?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atenção se a Grecia sair do euro estas obr. começam a descampar por aí abaixo.......................

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

OFF Record telefone  :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quem quiser comprar estas obrigações do Porto no mercado secundario a 2 anos (PTFCPGOM0006) a 4,70% e se utilizar a nova corretora DE GIRO com uma comissão mais baixa faz melhor negocio que estar a preocupar-se quantas devem subscrever para depois aparecerem 100 que não dão para as comissões, e para aqueles que tentem a especulação a curto prazo tirem o cavalo da chuva porque a prova está aqui a 2 anos a 4,70% como é que irão cotar estas a 3 anos ? e ainda é se a Grécia não sair do Euro, porque se sair, vão  cotar de 7 a 8% , portanto meus amigos não percam tempo com isto .

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quem quiser comprar estas obrigações do Porto no mercado secundario a 2 anos (PTFCPGOM0006) a 4,70% e se utilizar a nova corretora DE GIRO com uma comissão mais baixa faz melhor negocio que estar a preocupar-se quantas devem subscrever para depois aparecerem 100 que não dão para as comissões, e para aqueles que tentem a especulação a curto prazo tirem o cavalo da chuva porque a prova está aqui a 2 anos a 4,70% como é que irão cotar estas a 3 anos ?

Mercado secundário as obrigações ficam mais caras, só se for nessa DeGiro não sei das quantas que seja mais barato :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não sei se ficam se calharem 50 ou 100 quero ver quanto é que sobra de lucro se forem vendidas antes da maturidade.................

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quem quiser comprar estas obrigações do Porto no mercado secundario a 2 anos (PTFCPGOM0006) a 4,70% e se utilizar a nova corretora DE GIRO com uma comissão mais baixa faz melhor negocio que estar a preocupar-se quantas devem subscrever para depois aparecerem 100 que não dão para as comissões, e para aqueles que tentem a especulação a curto prazo tirem o cavalo da chuva porque a prova está aqui a 2 anos a 4,70% como é que irão cotar estas a 3 anos ?

No caso do Best, a maior despesa é a guarda (única) de títulos: 5,00€/6,00€ + IVA por trimestre. Mas quem já tenha quaisquer outras obrigações (como essas PTFCPGOM0006) já a paga.

Ainda no Best, uma compra de até 25.000€ de PTFCPGOM0006 custa 0,75% do montante (minimo 125€) + IS, por exemplo para 10.000€ custaria 130€. A subscrição no mercado primário custa 5€ + IS.

O maior problema é de facto o rateio. Para controlar melhor isso, há que conhecer os resultados anteriores e arranjar um mecanismo de proteção com custo baixo em caso de ultrapassagem do montante disponível, como um crédito colateral que só seja ativado se necessário e com o montante mínimo necessário.

Não estou a aconselhar a adesão a estas ofertas. Apenas pretendo clarificar um pouco a diferença das compras em mercado primário e secundário.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No caso do Best, a maior despesa é a guarda (única) de títulos: 5,00€/6,00€ + IVA por trimestre. Mas quem já tenha quaisquer outras obrigações (como essas PTFCPGOM0006) já a paga.

Ainda no Best, uma compra de até 25.000€ de PTFCPGOM0006 custa 0,75% do montante (minimo 125€) + IS. A subscrição no mercado primário custa 5€ + IS.

O maior problema é de facto o rateio. Para controlar melhor isso, há que conhecer os resultados anteriores e arranjar um mecanismo de proteção com custo baixo em caso de ultrapassagem do montante disponível, como um crédito colateral.

Não estou a aconselhar a adesão a estas ofertas. Apenas pretendo clarificar um pouco a diferença das compras em mercado primário e secundário.

Para alêm que na venda também não se paga, e no mercado secundário paga-se.

Essa do Colateral poucos o fazem, até porque a palavra crédito faz as pessoas fugir ahah, mas é uma boa alternativa, até para investir, repara, Obrigações do Sporting com taxa de 6,25% spread do crédito de 1,50%...com as euribor actuais pagas praticamente só o spread, ficas com uma taxa diferencial de 4,75%...sem custos do crédito claro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

apesar de tudo do que foi dito há bancos que nem sequer cobram essa comissão de guarda de títulos eu tenho varias obrigações no Invest e nunca paguei nada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

apesar de tudo do que foi dito há bancos que nem sequer cobram essa comissão de guarda de títulos eu tenho varias obrigações no Invest e nunca paguei nada.

No BiG também não pagas se optares poelos títulos que eles têm no site, mas se fores a comparar o preço a que eles tos compram, vês que no Best consegues preços mais baixos (experiência própria).

Há muitas formas de cobrar ao cliente  ;)  ...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim é verdade, mas não se resume a isso e tem-se de fazer as continhas todas, neste caso em particular o Invest nem faz parte do sindicato, logo para comprares estas obrigações só mercado secundário com as comissões de compra e venda devidas, no Best pagas 5€ de compra e pronto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor