rita2015

Alojamento Local - IMI / CH

5 publicações neste tópico

Bom dia,

Preciso da vossa opinião.

Tenho um crédito a habitação para uma moradia que é actualmente a minha morada fiscal, (embora na realidade não viva lá).

Pensei em regista-la como Alojamento Local, para rentabilizar (pelo menos pagar o empréstimo), no entanto tenho algumas dúvidas:

- Pode alterar o crédito à habitação?

- Devo manter a morada fiscal, ou seja seria habitação e alojamento local em simultâneo? É possível?

- Pode haver actualização da caderneta predial e alterar o IMI?

- Actualmente trabalho por conta de outrem, mas se ficar desempregada e tiver AL tenho direito a subsidio de desemprego?

Sei que são muitas dúvidas, mas para transformar a casa em AL tenho que fazer algum investimento na mesma, pelo que tenho que saber onde me vou meter  :)

Muito obrigada

Rita

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
- Pode alterar o crédito à habitação?
Em teoria sim, embora nunca tenha ouvido falar de nenhum caso concreto. É dar uma vista de olhos ao contrato ou sondar o banco nesse sentido.
- Devo manter a morada fiscal, ou seja seria habitação e alojamento local em simultâneo? É possível?
É possível. Há quem só alugue quartos e não a casa toda...
- Pode haver actualização da caderneta predial e alterar o IMI?
Não creio que a caderneta predial seja alterada. Quanto ao IMI, se tens isenção por causa de ser habitação própria e permanente vais perdê-la porque o imóvel deixa de ser só para esse fim.
- Actualmente trabalho por conta de outrem, mas se ficar desempregada e tiver AL tenho direito a subsidio de desemprego?
Vais ter de abrir atividade por conta própria. Portanto, se tens atividade, não estás desempregada, logo não há subsídio de desemprego. Mas podes deixar o AL e fechar a atividade antes de ficares desempregada - aí já tens direito. E se, depois de ele te ser atribuído, voltares a abrir atividade, podes ter acesso ao subsídio de desemprego parcial (http://www4.seg-social.pt/subsidio-parcial-de-desemprego)
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pela rápida resposta :)

Tive isenção de IMI até 2014. Se alterar agora não tenho que restituir a isenção?

Tenho mesmo que abrir atividade por conta própria, não há outra forma? (o que poderei ganhar com o AL se der para pagar a renda já é muito bom!)

obrigada

Rita

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Tive isenção de IMI até 2014. Se alterar agora não tenho que restituir a isenção?
Não.
Tenho mesmo que abrir atividade por conta própria, não há outra forma? (o que poderei ganhar com o AL se der para pagar a renda já é muito bom!)
Já leste a lei do AL, suponho? (se não leste devias) Encontras alternativa ao art 6º nº2 e)?
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que a alternativa é entregar a actividade de exploração a uma empresa licenciada para o efeito, sendo eu apenas proprietário. Será?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor