helderrb.md

ajuda iniciação

5 publicações neste tópico

Boa noite,

Estando ligado mais à área de saúde, não me sinto confortável com a gestão financeira. Que pilares bibliográficos, aconselham para quem quer começar a rentabilizar o dinheiro parado.

muito obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho uma boa sugestão

http://www.forumfinancas.com/    ::)

Agora a sério, tudo depende do seu perfil de risco e daquilo onde está disposto a investir. Para os investidores de bolsa o que não falta são livros sobre o assunto. Mas assumindo que pretende começar por algo mais conservador, por depósitos a prazo e afins, creio que a melhor bibliografia seja a opinião e experiência de várias pessoas que encontra noutros tópicos deste fórum, porque a oferta de depósitos a prazo varia muito.

Se quer um artigo introdutório escrevi por exemplo este há uns tempos, embora os valores taxas de que falo já não se encontram nos dias de hoje: http://trocospormiudos.blogs.sapo.pt/752.html

Mas claro, DPs são apenas um veículo de poupança. Para conhecer um pouco de fundos de investimento dê um salto ao tópico fixo "TOP Fundos de Investimento". Para construir carteiras passivas de Fundos transacionados em bolsa veja o tópico "Super PPR". E há ainda outras opções como obrigações, CLNs..

O que recomendo é que veja quando tem para investir, como se sente em relação à possibilidade de haver uma desvalorização do seu capital e veja vários dos tópicos "Como investir x mil €" que foram abertos nos últimos tempos e veja se alguma das situações relatadas é semelhante à sua.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde já muito obrigado pela completa resposta.

Concretamente o que procuro são estratégias para maximizar a gestão financeira pessoal. 

Sou médico Dentista tenho 25 anos  e consigo poupar cerca de 1000 e poucos euros por mês. A ajuda que procuro é que % mensal devo colocar em aplicações de risco nulo ; risco médio ; risco elevado. o objectivo é aumentar as poupanças a longo prazo, ter algum dinheiro ( não sei que %) seguro e uma percentagem para aplicações de risco admitindo a perda parcial ou total desse investimento.

Os únicos livros que li foram ganhar em bolsa  do Fernando Braga de Matos e a bolsa para iniciados.

já põe aí li que sendo jovem. deveria colocar uma percentagem igual a minha idade em aplicações seguras. e o resto em aplicações de risco sendo visando o longo prazo como estratégia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não se deixe levar por essas histórias da idade e do risco. Todos somos diferentes e todos temos diferentes graus de tolerância ao risco. Se uma pessoa tiver 75% do património em alto risco, mas não tiver nervos para aguentar com perdas de 50% desse valor em períodos como 2008, de pouco serve essa regra, pois não só é bem possível que a pessoa não aguente manter a estratégia que delineou como também sofre mentalmente com isso.

Se quisermos falar em regras, eu estou mais de acordo com esta: Planear os investimentos de acordo com a nossa tolerância ao risco, tendo em atenção que quase sempre sobrestimamos a nossa capacidade de tolerar perdas avulatadas na nossa carteira

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado,

Vou começar a ler o básico e os post desde fórum ver se aprendo algo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead