voliveira

IRS - Arrendamento e empréstimo

8 publicações neste tópico

Boas pessoal,

Estou num caso bicudo. Um Tio meu que mora em França (mas está como residente em Portugal) tem cá em Portugal uma casa arrendada (anexo F) e está a pagar um empréstimo ao banco por causa dessa mesma casa (anexo H). Estas são as únicas a declarar, aliás a própria declaração foi praticamente toda pré-preenchida, sendo o valor das rendas a única coisa praticamente a preencher.

Agora o caso: há dois anos não pagou nada, o ano passado teve que pagar 200 e poucos €, este ano aparece que tem de pagar mais de 1000€. Alguém me sabe explicar se mudou alguma coisa em relação rendas/empréstimos? É que isto é um aumento muito grande e as declarações do IRS são iguais (apenas os valores se alteraram, mas também não são muito diferentes).

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não tenho grandes certezas do que vou dizer, mas penso que isso ainda são consequências do "brutal aumento de impostos". Não foi só nos salários, também os beneficios à colecta baixaram.

Nesse caso deve ser o reflexo da diminuição do beneficio fical para quem tem empréstimos para casas e do aumento a pagar para quem recebe rendas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não tenho a certeza se será disto, mas desde o ano passado que as rendas são taxadas a uma taxa fixa e não à taxa do escalão de IRS dos rendimentos englobados. Embora haja a opção pelo englobamento, creio que ela só se aplica a residentes (mas não fui confirmar).

mesmo assim é estranho haver grande diferença do ano passado para este ano... Estamos a falar de que valores na declaração?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas vossas respostas.

Não tenho problema nenhum em falar dos valores. Estamos a falar de cerca de 5000€ de rendas (quadro 4, anexo F) e cerca de 400€ de despesas, e 445€ de Juros (código 731 do quadro 7, anexo H).

Quando falam da opção de englobamento estão a falar do anexo F, quadro 5, Opta pelo englobamento dos rendimentos indicados no quadro 4 e quadro 6?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pessoal ninguém me pode ajudar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pessoal ninguém me pode ajudar?

Pelo que li, na diagonal, diria que o sistema das finanças contem um erro (no seu simulador). Já o ano passado aconteceu o mesmo e só lá para a segunda, ou terceira, semana este foi resolvido. Creio que deverá estar a acontecer o mesmo este ano!...

Experimente ir a uma repartição de finanças e questionar a razão para essa diferença tão acentuada de um ano para o outro!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo que li, na diagonal, diria que o sistema das finanças contem um erro (no seu simulador). Já o ano passado aconteceu o mesmo e só lá para a segunda, ou terceira, semana este foi resolvido. Creio que deverá estar a acontecer o mesmo este ano!...

Experimente ir a uma repartição de finanças e questionar a razão para essa diferença tão acentuada de um ano para o outro!...

Já verificou se o "simulador" já apresenta valores que considere corretos (face à sua previsão)?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Excelente, não reparei que a aplicação já tinha sido atualizada. Dos ~1400€ passou para ~170€! Ah e compensou mais globalizar, pois se não globalizar tinha a pagar 1200€.

Obrigado a todos pela ajuda, pelos vistos realmente o problema estava relacionado com o simulador.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor