hfsb

Recibos verdes - algumas dúvidas

9 publicações neste tópico

Boa tarde.

Aceitei um trabalho a part-time, em regime de recibos verdes, com um valor mensal de 600€. No entanto, e uma vez que nunca fui trabalhador independente, tenho algumas dúvidas. Fiz alguma pesquisa pela Internet, mas já me deparei com informações contraditórias - o que me causa alguma confusão -, e até informação desatualizada. Desta forma, gostaria que esclarecessem, por favor, algumas dúvidas que tenho:

1. Onde me devo deslocar primeiro para me inscrever como trabalhador independente? Às finanças, ou à SS?

2. Tendo em conta a remuneração mensal (600€), o que tenho que pagar/descontar mensalmente para a SS? E para as finanças?

3. É necessário ter algum seguro pessoal?

Agradeço, desde já, a vossa disponibilidade.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Aceitei um trabalho a part-time, em regime de recibos verdes, com um valor mensal de 600€. No entanto, e uma vez que nunca fui trabalhador independente, tenho algumas dúvidas. Fiz alguma pesquisa pela Internet, mas já me deparei com informações contraditórias - o que me causa alguma confusão -, e até informação desatualizada. Desta forma, gostaria que esclarecessem, por favor, algumas dúvidas que tenho:

1. Onde me devo deslocar primeiro para me inscrever como trabalhador independente? Às finanças, ou à SS?

2. Tendo em conta a remuneração mensal (600€), o que tenho que pagar/descontar mensalmente para a SS? E para as finanças?

3. É necessário ter algum seguro pessoal?

Agradeço, desde já, a vossa disponibilidade.

De um RV veterano:

1- finanças. A comunicação com a SS. é feita automaticamente por parte das finanças.

2- SS. Descontos: primeiro ano de actividade aberta- isento de contribuir. Finanças: apenas deverás reter IRS (25%) quando no final de um ano fiscal atingires os 10000,00 de remuneração. Aí também terás de cobrar IVA (23%). Seja como for podes, se quiseres, fazer retenções e contribuições voluntárias.

3 - depende da actividade. Eu trabalho como professor e guia de turismo e tenho um seguro de acidentes profissionais. No meu caso, obrigatório.

Espero ter sido útil. Boa sorte!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E onde podemos ver se a nossa actividade requer seguros obrigatorios pedro?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De um RV veterano:

1- finanças. A comunicação com a SS. é feita automaticamente por parte das finanças.

2- SS. Descontos: primeiro ano de actividade aberta- isento de contribuir. Finanças: apenas deverás reter IRS (25%) quando no final de um ano fiscal atingires os 10000,00 de remuneração. Aí também terás de cobrar IVA (23%). Seja como for podes, se quiseres, fazer retenções e contribuições voluntárias.

3 - depende da actividade. Eu trabalho como professor e guia de turismo e tenho um seguro de acidentes profissionais. No meu caso, obrigatório.

Espero ter sido útil. Boa sorte!

Muito obrigado pela ajuda!

Fiquei apenas com uma dúvida no IRS. Como no final do ano fiscal recebo 7200€ (600€*12), fico também isento de pagar IRS?

Em relação ao seguro, a minha atividade também está ligada ao turismo, mas neste caso, na gestão de um site e redes sociais, criação de conteúdos e informações turísticas, e criação e planeamento de eventos. Será necessário haver seguro?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

que conta é essa?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

que conta é essa?

Peço desculpa, mas não compreendi. Refere-se aos 7200€? Se sim, é o que receberei em 12 meses de trabalho.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

IRS pagamos sempre... O que acontece é que não atingindo 10000,00 num ano fiscal não somos obrigados a fazer retenção na fonte de IRS quando passamos recibo. Ou seja, 7200,00 não te obrigam a fazer retenção.

Quanto aos seguros, estive a investigar e todos os trabalhadores independentes deverão ter um seguro de acidentes pessoais, independentemente da actividade que exerçam..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

opinando da minha experiencia pessoal HFSB

eu acho que pagas irs provavelmente

tens mais despesas que possas deduzir???

eu tenho rendimentos por esses valores, nao tenho despesas a nao ser pouca coisa de saude (alguns benurons e afins) e a coisa é sempre a pagar pá

eu pergunto me é... entao um gajo sozinho que viva com 600€ e poucos euros, ainda paga IRS? Têm assim uma vida tão à larga que permita-se dar ao luxo de ir pagar montantes elevados de IRS?

Ja estou a ir em Off topic, mas nao resisti já que o topico fala de IRS :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, também não te sei responder a isso, sou novo nestas andanças :P

Em relação a despesas para deduzir, não deverei ter muitas. Vivo com os meus pais, e geralmente as despesas ficam no NIF deles.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead