frdsilva

declaração de rendas - FINANÇAS

6 publicações neste tópico

Boa tarde,

Sabem-me explicar a diferença entre as duas hipóteses que surgem no portal para declarar rendas:

"dispensa de retenção - art 101 . 1º B CiRS" OU

"sem retenção -art 101. nº1 do CIRS"

Parece-me a mesma coisa...

Recebo rendas com um valor inferior a 10 000.

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda ninguém passou por esta situação?

É exasperante lidar com as Finanças!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não vejo em que é que pareçam a mesma coisa...

O art 101º fala sobre a retenção na fonte para entidades com contabilidade organizada. Se o inquilino não tem contabilidade organizada eu diria que se deve indicar a opção sem retenção.

O art 101º-B fala sobre a dispensa de retenção na fonte quando o senhorio recebe menos de 10.000€. Eu diria que esta deve ser a opção assinalada quando há obrigação de retenção na fonte, pelas regras do 101º mas as condições do senhorio o dsipensam da retenção. Ou quando o senhorio cumpre esse requisito mas nem sequer quer saber se o inquilino tem contabilidade organizada ou não (embora eu ache que neste último caso deva assinalar a ausência de retenção por causa do 101º).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, obg por esta informaçao.

eu tive a mesma duvida sobre estes artigos todavia depois de ensair alguns rascunhos do contrato de arrendamento online vim a reparar que esse campo "Sem Retençao" NAO É OBRIGATORIO. Se deixarem em branco o contrato é aceita na mesma....como nos antingos contratos nada se menionava sobre a situaçao da retençao será assim que farei com estes. cpts

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Sabem-me dizer se a escolha entre estas duas opções influencia a contabilização automática das rendas pagas no total de despesas dedutíveis em IRS?

Cumprimentos,

Paulo Portela

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que não.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor