Apedeuta

Plano Investimento duplo objectivo (2/3 anos & 15 +)

6 publicações neste tópico

Bons Dias, 

tenho um Dp que está a acabar e vou ficar com aproximadamente 9.5k "parados" na CGD...

Depois de vasculhar o fórum fui juntando ideias pelo que estou a tentar criar um plano de investimento/poupança  com uma condicionante: perspectiva de casar nos próximos 4 anos (e a possibilidade de precisar de resgatar algumas verbas).

Estava a pensar no seguinte esquema: 60% num portefólio de ETFs

35% num Dp com possibilidade de resgatar (talvez até aproveitar as campanhas a novos clientes)

5% em cash para alguma situação.

Estou a prever poupar cerca de 200€ por mês que iriam reforçar o Portefólio (numa fase inicial reforçar tb a reserva cash).

Além da perspectiva de casar eventualmente precisar de resgatar queria nos próximos 5 anos criar uma base que me possibilite amealhar uns trocos...

Fico a aguardar alguma contribuição!

Abraço

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece-me bem. Mas esses 60% que vai aplicar em ETFs são sobre os 9.5k?

Nesse caso é importante usar poucos ETFs e uma corretora bem barata, tipo a DeGiro, para as comissões não pesarem muito na carteira. Sobretudo se quer reforçar com frequência. Já tem alguma ideia de como quer distribuir geograficamente e por activos o seu portfolio? Pode ver o tópico dos ETFs para ter algumas ideias e ver o que se adequa mais ao seu perfil de risco.

Em relação ao DP, eu dir-lhe-ia que o melhor banco neste momento é o Invest, mas infelizmente são necessários 5k para abrir conta. A menos que também constitua a carteira de ETFs neste banco, não dá para abrir conta só com 35% de 9.5k.

E o que quer dizer com 5% Cash? Na gíria financeira DPs são cash. Que dizer dinheiro parado à ordem? Nesse caso recomendo antes um depósito a prazo com possibilidade de mobilização sem penalização de juros. Mais uma vez o banco invest é o mais indicado para isso, com o Money Box, mas lá está a questão do montante mínimo de abertura de conta.

É claro que se uma pessoa abrir conta com 5k e depois por alguma razão precisar de tirar de lá uns 1.5k para uma qualquer situação, não creio que ninguém diga nada  ;) ;) ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Em relação ao DP, eu dir-lhe-ia que o melhor banco neste momento é o Invest, mas infelizmente são necessários 5k para abrir conta. A menos que também constitua a carteira de ETFs neste banco, não dá para abrir conta só com 35% de 9.5k.
Pode abrir com 5000€ e depois transferir o que não quiser para outro lado. Nada obriga a ficar com 5000€ no banco ou sim? (não fui consultar o preçário, é só uma sugestão)
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por acaso foi o que tentei sugerir de forma subtil com os  ;)

No preçário não indica nenhuma proibição de fazer isso, mas eles não devem achar muita piada, por isso decidi ser mais discreto. :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei porquê, não tinha lido a tua última linha... obviamente estive a repetir o que já tinhas dito :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado desde já pelas respostas,

Sim, os 60% seriam sobre os 9.5 (5.7k). A utilização da DeGiro já era quase um dado adquirido tendo em conta o que vi aqui pelo forum.

Ainda não estive a selecionar nenhum ETF uma vez que ainda preciso de reler umas páginas do TOP ETFs mas se quiserem deixar alguma sugestão estejam á vontade. (Relativamente ao perfil de risco, seria qualquer coisa entre "seguro" e "moderado".. 30/35% de risco)

O termo "cash" era realmente dinheiro parado, mas essa solução do Investe parece jeitosa. (alterei as % para aprox 60/40)

Relativamente a essa situação penso que não deverá existir problemas em levantar depois 1,5 para constituir o Portefólio. Depois quando fizer os reforços posso ir corrigindo a distribuição entre ETFs e DP.

Vou tentar dar uma vista de olhos já hoje no tópico dos ETFs!

Se tiverem alguma sugestão que seja diferente do que referi digam... Estamos sempre a aprender, e só quero fazer o melhor possivel com os meus €s.

Nota: Se daqui a um ano tiver 500% do investimento pago uma jantarada a este pessoal todo hehe

Obrigado,

Abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor