Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
dreamcity

Rendas

10 publicações neste tópico

Bom dia,

Gostaria de saber se as rendas que se pagam aos senhorios podem ser declaradas no IRS?

Obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se tiveres recibo penso que sim.. mas aguarda por uma confirmação de quem realmente sabe do assunto :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes deduzir 30% até um limite (que acho que anda pelos 600€). Declaras o valor total das rendas e as Finanças fazem as contas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tenho um caso identico...

um amigo meu arrendou um quarto, sem contrato, mas o senhorio disse que passava recibo. Na altura de passar o recibo disse que já não passava.

O meu amigo teve acesso ao NIF dele e qd fez o IRS colocou lá os valores, pois afinal foram pagos...

Penso nao estar incorrecto...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

um amigo meu arrendou um quarto, sem contrato, mas o senhorio disse que passava recibo. Na altura de passar o recibo disse que já não passava.

O meu amigo teve acesso ao NIF dele e qd fez o IRS colocou lá os valores, pois afinal foram pagos...

Se as rendas foram pagas por cheque ou transferência bancária, por exemplo, ainda vai dar para provar que os valores foram pagos. Agora, quando o pagamento é feito em dinheiro vivo é mais complicado provar.

Numa situação dessas é provável que as Finanças, ao fazer o cruzamento dos dados, vão averiguar o que se passa caso o senhorio não tenha declarado os rendimentos com as rendas. E se não houver vestígio da transacção, a coisa fica mais complicada para o lado do inquilino. Caso contrário, quem fica com as Finanças à perna é o senhorio (que ainda por cima não passa recibo)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes deduzir 30% até um limite (que acho que anda pelos 600€). Declaras o valor total das rendas e as Finanças fazem as contas...

Acho que o limite é de 586 €, no entanto, tenho dúvidas se são todas as rendas. Se não me engano havia rendas que não eram dedutíveis no  IRS, tinha a ver com o ano do arrendamento (anteriores a 1990?).

Se alguém souber e queira disponibilizar a informação.... :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Em relação às rendas a pagar ao senhorio será no anexo H, no campo com o código 732?

obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Em relação às rendas a pagar ao senhorio será no anexo H, no campo com o código 732?

obrigado

Exacto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As rendas pagas são dedutiveis aos IRS. Mas, como qualquer despesa, tem de ser justificada através de recibo.

Se, no cruzamento de dados feito pela Administração Fiscal, houver uma parte de declara outra que não declara irão surgir problemas..

Já agora, existe contrato de arrendamento?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As rendas pagas são dedutiveis aos IRS. Mas, como qualquer despesa, tem de ser justificada através de recibo.

Se, no cruzamento de dados feito pela Administração Fiscal, houver uma parte de declara outra que não declara irão surgir problemas..

Já agora, existe contrato de arrendamento?

Sim existe contrato de arrendamento

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0