Kargavibe

Que documentos é necessário apresentar na Segurança Social para obter Subs. Des?

12 publicações neste tópico

Viva!

Para se ter direito ao subsidio de desemprego pelo que sei primeiro é necessário estar inscrito como desempregado num centro do IEFP e depois ir à Segurança Social fazer a requisição. Eu tenho um contrato de estágio profissional de um ano que termina hoje e que não vai ser renovado e um comprovativo de estágio de um ano com a classificação. Apenas preciso de apresentar o contrato de um ano ou é preciso mais algum documento? Também deve ser preciso mostrar o Cartão de Cidadão obviamente. Alguém me sabe dizer que documentação é necessária? Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva!

Para se ter direito ao subsidio de desemprego pelo que sei primeiro é necessário estar inscrito como desempregado num centro do IEFP e depois ir à Segurança Social fazer a requisição. Eu tenho um contrato de estágio profissional de um ano que termina hoje e que não vai ser renovado e um comprovativo de estágio de um ano com a classificação. Apenas preciso de apresentar o contrato de um ano ou é preciso mais algum documento? Também deve ser preciso mostrar o Cartão de Cidadão obviamente. Alguém me sabe dizer que documentação é necessária? Obrigado.

olha eu fiquei muito recentemente na mesma situação que tu. Tens que pedir a Declaração de Situação de Desemprego à entidade patronal ( a entidade patronal é obrigada a passar).

Depois apresentas essa declaração ao IEFP e eles muito rapidamente tratam de tudo. É definido um dia para te apresentares na seg. social (15 em 15 dias).

Depois disso vais receber uma carta da Seg. Social com o montante e o tempo que vais receber sub. desemprego (Eu ainda não recebi a carta)

Eu também fiz um estágio de um ano que acabou a alguns dias. Boa sorte.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A Minha Entidade Patronal é a minha empresa que eu acabei contrato certo?

Mas eu não pretendo ficar com o subsidio de desemprego muito tempo, é só mesmo até arranjar emprego.

Não há nenhum e-mail deles que se possa pedir para cancelar o subsidio de desemprego mal se arranje emprego?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A Minha Entidade Patronal é a minha empresa que eu acabei contrato certo?

Mas eu não pretendo ficar com o subsidio de desemprego muito tempo, é só mesmo até arranjar emprego.

Não há nenhum e-mail deles que se possa pedir para cancelar o subsidio de desemprego mal se arranje emprego?

Sim é a empresa onde estavas a trabalhar.

Não te preocupes, só deves ter direito a subsidio de desemprego uns 4 ou 5 meses. Assim que arranjares emprego é automaticamente suspenso o subsidio de desemprego, não tens que fazer nada, eles próprios suspendem o subsidio.

Já agora durante o subsidio de desemprego tens que ter um comprovativo por semana de como estás à procura de emprego, mas não te preocupes que eles depois explicam tudo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado vivamaissempre mas o meu objectivo não é ficar muito mais que um mês desempregado. Se se ficar menos de um mês eles pagam os dias da transição entre empregos ou tem de se ficar pelo menos um mês?

Obrigado pelos esclarecimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que ninguém que está a receber sub. desemprego é por opção. Todos nós queremos encontrar alguma coisa o mais rápido possível.

A não ser que já tenhas sitio para onde ir trabalhar, eu acho melhor pedir o subsidio de desemprego (até porque tens direito). Nunca se sabe quando é que vai aparecer a próxima oportunidade, que pode demorar dias, meses ou anos.

Não perdes nada em pedir sub. desemprego, mesmo que não o chegas a usar tens sempre essa segurança.

De qualquer forma, desde o momento que fiques desempregado tens 90 dias para pedir o sub. desemprego, por isso, podes optar por só pedir o sub daqui a um mês (caso não encontres trabalho). Mas eu não vejo qual a vantagem disso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva, fui logo no dia seguinte a estar desempregado ao IEFP, dia 28 de Abril. Já recebi carta da segurança social a dizer quanto tenho direito e a quanto tempo. Já defini no site da segurança social directa o meu NIB mas o que é certo é que hoje é dia 3 de Junho e ainda não chegou nada. Alguém sabe dizer o dia a que a Segurança Social costuma pagar? Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva, fui logo no dia seguinte a estar desempregado ao IEFP, dia 28 de Abril. Já recebi carta da segurança social a dizer quanto tenho direito e a quanto tempo. Já defini no site da segurança social directa o meu NIB mas o que é certo é que hoje é dia 3 de Junho e ainda não chegou nada. Alguém sabe dizer o dia a que a Segurança Social costuma pagar? Obrigado.

http://economiafinancas.com/2015/datas-de-pagamento-das-prestacoes-sociais-junho-de-2015/
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pauloaguia. :-)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva!

Eu comecei a trabalhar a dia 16 de Setembro mas vou finalizar em dia 31 de Outubro.

Estava a receber subsidio de desemprego antes de começar a trabalhar. Ainda me faltava receber mais ou menos 2 meses de subsidio quando comecei. Vou agora inscrever-me novamente no Centro de Emprego. Será que ainda tenho direito ao remanescente, ou já não tenho direito a subsídio de desemprego por ter começado a trabalhar?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estava a receber subsidio de desemprego antes de começar a trabalhar. Ainda me faltava receber mais ou menos 2 meses de subsidio quando comecei. Vou agora inscrever-me novamente no Centro de Emprego. Será que ainda tenho direito ao remanescente, ou já não tenho direito a subsídio de desemprego por ter começado a trabalhar?

Se a nova situação de desemprego é involuntária, sim, a suspensão pode ser levantada. Dá uma vista de olhos ao site da SS para mais detalhes: http://www4.seg-social.pt/subsidio-de-desemprego

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead