SmallInvestor

Vanguard 500 index fund em Portugal?

7 publicações neste tópico

Bom dia.

Tenho cerca de 7.000€ parados e quero começar um lazy portfolio. O index fund Vanguard 500 (500 empresas do S&P) é o ETF ideal para o meu perfil mas a Vanguard não tem representação oficial em Portugal. Podem indicar-me se existe alguma forma de investir este fundo a partir de Portugal?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar penso que estejas a fazer confusao entre ETF e Fundo indexado.

Ambos produzem resultados semelhantes, mas sao produtos financeiros diferentes.

O que referes é um fundo indexado (que nao é mais do que um fundo como os outros com uma gestao passiva com o intuito de replicar um indice) e infelizmente nao conheco em portugal quem negocei os fundos indexados da Vanguard. Eu tenho alguns mas numa conta no UK em £, pelo que nao deve ser interessante para ti...

Com 7000 euros poderá fazer sentido meteres-te em ETFs, mas procura aqui pelo forum pelo topico sobre ETF onde podes perceber como estes funcionam e quais os custos associados.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tens razão, quis dizer fundo indexado. Para já, esses não me interessam. Se comprar posição em algum será apenas depois de ter uma posição solidificada em index funds dado o risco que os ETFs parecem comportar.

Esses que negociaste do UK, foi directamente com a Vanguard? E a partir do UK?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O problema é que a oferta de fundos indexados em Portugal (Best, Invest...) é muito limitada, e os da vanguard que penso serem os melhores, nao conheco quem os disponibilize. Podes sempre tentar perguntar no Best ou Invest se podem disponibiliza-los...

Os que tenho no UK é através da AXA Self Investors, mas penso que seja apenas para residentes e neste momento de certeza que ao quererás cambiar €/£.

Nao percebo a tua afirmacao de ETFs comportarem maior risco. O risco de um ETF deverá ser muito semelhante a um fundo indexado (para nao dizer exactamente o mesmo).

A grande diferenca é que ETFs implicam comissoes de cada vez que compras/vendes, mas em contra partida oferecem custos de gestao inferiores.

Já os fundos indexados, apesar de terem custos de gestao muito inferiores aos outros fundos (normais, dinamicos, como lhes queiras chamar) penso continuarem ligeriamente acima dos ETFs. Tem como vantagem nao terem custos de transaccao, dai poderes comprar/vender, rebalancear as vezes que queiras.

De qualquer forma visto apenas quereres um ou dois fundos/ETF, talvez os ETF possa ser a melhor solucao para ti. E isto claro se pretendes um investimento a longo prazo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A grande diferenca é que ETFs implicam comissoes de cada vez que compras/vendes, mas em contra partida oferecem custos de gestao inferiores.

Depende. Já existem vários fundos indice com taxa global de custos na casa dos 0.30% e 0.40%. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depende. Já existem vários fundos indice com taxa global de custos na casa dos 0.30% e 0.40%.

Já agora seria interessante comparar com os ETFs que seguem os mesmos índices que esses fundos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora seria interessante comparar com os ETFs que seguem os mesmos índices que esses fundos.

db x-trackers MSCI World Index UCITS ETF (DR) 1C (EUR) (acc) Physical

IE00BJ0KDQ92 - 0.19%

YTD - 18.12%

iShares Core MSCI World UCITS ETF (IWDA) (acc) Physical

IE00B4L5Y983 - 0.20%

YTD - 18.35%

DB X-Trackers MSCI World ETF (acc) Synthetic

LU0274208692 - 0.45%

YTD - 18.29% 

Amundi Funds Index Equity World AE-C Class (acc) - Physical

LU0996182563 - 0.30%

YTD - 18,06%

O da amundi é um fundo, os restantes são ETFs e estão todos indexados ao MSCI World

Se alguem quiser faça a mesma brincadeira para outros.  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor