maria sousa

IRS Emigração e casados de fresco

3 publicações neste tópico

Boa noite,

Antes de mais gostaria de expor a minha situação, no sentido de conseguir entregar a declaração de IRS de forma correta.

Sendo assim, casei em Agosto de 2014, no entanto o meu marido antes de Agosto encontrava-se a trabalhar na França, veio para Portugal para o casamento e entretanto trabalhou 4 meses, sendo que a entidade na qual está a trabalhar declarou o seu rendimento. Eu trabalho por conta de outrém.

Como preencho a declaração, separados de facto? casados? ou apenas eu preencho a declaração de IRS e ele não?

Sei que provavelmente está confuso, mas se possível, gostaria que alguém me pudesse elucidar.

Cumprimentos,

Maria Sousa

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Talvez seja melhor ler o art. 16º do CIRS para confirmar em que situação exata se encontram: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs16.htm

Admitindo que ele passou mais de metade do ano fora de Portugal, podem meter duas declarações como separados de facto. A Maria como residente (declarando todos os seus rendimentos) e ele como não residente (declarando só os rendimentos que obteve cá em Portugal). Ele deve estar preparado para apresentar a declaração de rendimentos dele lá de França. Foi isso que me disseram que servia como prova da "inexistência de ligação entre a maior parte das suas atividades económicas e o território português" quando passei pela mesma situação no ano passado - a minha mulher não teve qualquer rendimento cá até ao fim do ano (e também me disseram que só precisava de apresentar prova caso fosse chamado e não antes, como a lei parece subentender...)

Se ele passou mais de metade do ano em Portugal então têm de meter uma declaração como casados e precisam de declarar os rendimentos que ele obteve no estrangeiro também.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Agradeço imenso a resposta Pauloaguia  ! :)

Cumprimentos,

Maria Sousa

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor